v. 10 n. 1 (2013): Anais do X Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UFRJ

Rio de Janeiro, RJ, BR

setembro 10, 2013 – setembro 13, 2013

Publicado: 2020-05-05

Artigos

  • Emerson C. Arantes, Leuda E. de Oliveira, Meire J. A. Pereira
    18

    Resumo

    Este artigo procura dentro de um contexto econômico solidário pesquisar e diagnosticar o que vem sendo desenvolvido e praticado, principalmente, no Brasil e em Roraima, pela Incubadora Social para apoiar os núcleos de economia solidária. Eles são denominados de unidades produtivas que geram renda. Desde de 2006 recebem apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidárias da Universidade Federal de Roraima - ITCPES/UFRR. Nesta perspectiva a Universidade constrói dialogicamente tecnologia social por meio da formação, da qualificação, do assessoramento, do mapeamento e do acompanhamento aos empreendimentos solidários incubados. A metodologia utilizada neste trabalho está baseada na abordagem qualitativa e tem como fontes: questionários e entrevistas semi estruturadas que serão mensuradas com base na análise de conteúdo. Nesta perceptiva propõe-se transferir tecnologia social por meio da formação, da qualificação e do acompanhamento dos empreendimentos incubados, para o aproveitamento das oportunidades de trabalho e renda a partir do desenvolvimento solidário. A ITCPES/UFRR incuba atualmente 5(cinco) Núcleos de Economia solidária na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima, são eles: CPC – Santa Tereza, Mulheres do Cauamé, Mulheres Aliança, Associação Feras da Amazônia e CPC – Jóquei Clube, constituídos basicamente por mulheres migrantes, com nível de escolaridade baixa e média, faixa etária acima dos 20 anos, que encontram dificuldades de inserção no mercado de trabalho formal. Esta pesquisa tem finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável; vale ressaltar: a Economia Solidária não se confunde com o chamado "Terceiro Setor" que substitui o Estado nas suas obrigações legais e inibe a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores, enquanto sujeitos protagonistas de direitos. A Economia Solidária reafirma, assim, a emergência de atores sociais, ou seja, a emancipação desses sujeitos históricos.

  • Maria G. C. Miranda, Jean Carlos M. Alves
    13

    Resumo

    A maioria das organizações ligadas ao terceiro setor não possui acesso ao processo de tratamento da informação e de sua transformação em conhecimento. Na raiz deste problema está a falta de cultura da informação devida a diversas circunstâncias, dificuldades e questões que as envolvem, além da alta rotatividade de pessoas, pois a maioria são voluntários dificultando a retenção e desenvolvimento do conhecimento no terceiro setor. A gestão do conhecimento norteia e valida amplamente atividades e temas de grande importância como gestão do capital intelectual, aprendizagem organizacional, criação e transferência de conhecimento, gestão da inovação e gestão tecnológica, comunidade de prática e inteligência competitiva, entre outros. Assim, o presente artigo objetiva identificar a importância da gestão do conhecimento para organizações do terceiro setor, através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Observou-se o alinhamento entre a gestão do conhecimento e a gestão estratégica da organização e a importância da utilização da gestão do conhecimento nas organizações do terceiro setor. A gestão do conhecimento está sempre à prova. Os processos e a estrutura precisam ser desenvolvidos continuamente para fazer frente às necessidades da organização, que estão sempre em mudança para melhorar as informações de que a administração precisa

  • Karoline G. F. C. Alves, Laura C. Almeida, Lívia M. Arêdes, Lorena M. A. Tolentino, Mônica C. Gonlçalves
    9

    Resumo

    Sem uma estação de tratamento de esgoto, o Rio Doce é a principal vítima da poluição provocada pelo óleo de cozinha que, ao ser jogado na água, sem nenhum tratamento prévio, polui e provoca desequilíbrio ecológico. Além disso, sua decomposição produz o gás metano, que contribui para o efeito estufa. A partir desse intuito de preservação, foi criada a Associação Rio Limpo, um empreendimento econômico solidário coletivo, localizada em Governador Valadares (MG), que busca reduzir o impacto ambiental do óleo que é jogado diretamente no Rio Doce. Para isso, o produto usado é recolhido e a matéria prima é reaproveitada para a confecção de sabões em pó e barra. Foi feito um acompanhamento da organização através de visitas à fábrica de sabão e entrevistas com os membros, que relataram os ideais da instituição, as principais dificuldades encontradas desde o surgimento da proposta e a importância da conservação e preocupação com o meio ambiente. A atuação da logística reversa apresenta-se como o fator principal do próprio surgimento da causa social e pode ser claramente observada no início do processo de produção.

  • Augusto G. Rego, Ananda C. F. Alves, Fábio P. da Silva
    15

    Resumo

    A relação entre os recursos hídricos, a sociedade humana e o meio ambiente atualmente depende do planejamento e da gestão desses recursos, já que estes se relacionam intrinsecamente com a qualidade de vida e desenvolvimento social da comunidade. Desta maneira, o estudo foi realizado visando avaliar a qualidade da água dos rios Ararandeua e Pebas – que banham a cidade de Rondon do Pará – identificando, primeiramente, os principais pontos poluidores ao longo dos rios e, posteriormente, relacionar os dados obtidos com impactos sociais e ambientais na cidade. Foram realizadas análises em amostras de água dos rios em diferentes pontos e períodos (chuva e estiagem), a fim de obtermos dados mais específicos. A qualidade das águas foi calculada pelo índice de qualidade da água, IQA, que utiliza parâmetros físicos, químicos e biológicos. Com o estudo foi possível concluir que, devido aos crescentes impactos ambientais decorrentes do crescimento econômico da cidade, o desenvolvimento social é prejudicado, pois a população local depende diretamente dos rios para atividades importantes como pesca, transporte e lazer.

  • Thiago Nogueira, Sandra Rufino, Flávio Chedid
    14

    Resumo

    O presente trabalho tem como finalidade caracterizar e analisar os processos produtivos em Empresas Recuperadas por Trabalhadores (ERTs) no Brasil, a partir dos resultados concebidos pelo esforço coletivo de pesquisadores de dez universidades brasileiras, que buscaram conhecer a totalidade dos casos de ERTs no país. A pesquisa buscou dar novos passos para a compreensão desse fenômeno, permitindo uma visão sobre a sua abrangência e diversidade no território brasileiro. Este trabalho objetiva-se a apresentar um referencial conceitual e teórico, os dados gerais, as bases metodológicas pesquisadas/implementadas, e elementos detalhados sobre os eixos: Produção e Tecnologia; Relações de Trabalho e Educação; e Perfil Organizacional, dos 67 empreendimentos ativos, diagnosticados a partir de contatos telefônicos, visitas e entrevistas realizadas in loco, ao longo de 7 meses. Buscou-se durante a pesquisa valorizar as experiências existentes, sabendo que a autogestão é um processo de construção permanente. Compreende-se que, este artigo possui informações atualizadas sobre a realidade das ERTs brasileiras, suas fragilidades e inovações empreendidas, que são subsídios para as entidades governamentais da economia solidária construírem políticas públicas efetivas para este setor no Brasil.

  • Guilherme P. Alquati , Guilherme Franceschini
    14

    Resumo

    Tendo em vista a grande quantidade de resíduos sólidos recicláveis e de rejeitos que chegam diariamente na cooperativa de catadores do município de Bauru-SP, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica cujo objetivo foi caracterizar os diferentes tipos de resíduos recicláveis que chegam a esta cooperativa e a quantificação destes, e, com isto, identificar a quantidade e o tipo de rejeitos que chegam. Além da revisão bibliográfica referente às cooperativas de catadores, dos diferentes tipos de resíduos recicláveis, da gestão dos resíduos sólidos urbanos, o foi realizado um estudo quantitativo, com técnicas de coleta de dados por amostragem, caracterização e pesagem dos resíduos, que subsidiou a realização da análise crítica da coleta seletiva de Bauru. O resultado da pesquisa demonstrou que a maior massa de resíduo coletado é a de rejeito (30,2%), segundo o papelão (1 2,4%), terceiro o jornal (9,8%), quarto as embalagens Tetra Pak (5,5%) e quinto as sucatas de aço (5,3%). No gráfico de categorias observam-se papéis (41 ,9%), seguido de rejeitos (30,2%), plásticos (1 5,5%), metais (5,6%), vidros (5,1%) e óleo de cozinha (1 ,6%). Tais resultados são subsídios para campanhas de educação ambiental sobre a separação dos resíduos na fonte geradora e sobre a coleta seletiva no município.

  • Antonio C. S. do Nascimento, Tayrine K. Silveira, Márcio C. A. da Silva, Paulo S. L. Souza
    12

    Resumo

    Ao observar a “grade” curricular dos cursos técnicos, os temas transversais como meio ambiente, patrimônio, cidadania, dentre outros, fundamentais para formação humanística, perdem seu carácter transversal, muitas vezes restritos a uma disciplina, que aborda ou de forma teórica ou simplesmente, encontrassem ausentes, sendo que são temas e dialéticas essenciais ao fomento da visão crítica para com a realidade e função social da profissão, contribuindo para qualidade e preservação do meio ambiente e para que a atuação profissional seja pautada em prol do desenvolvimento social. Fugido a esse cenário, este trabalho narra uma busca por dinamizar o ensino da disciplina Construção Civil em um projeto de Educação Profissionalizante, e a partir das aulas teóricas e práticas abordar temáticas correlatas à disciplina e a realidade profissional de atuação de acordo com os paradigmas da sustentabilidade, numa tentativa de forma profissionais mais engajados com o desenvolvimento social.

  • 9

    Resumo

    O Laboratório de Informática para Educação (LIpE), situado no Centro de Tecnologia da UFRJ, iniciou suas atividades em 1 994 tendo como objetivo apoiar o ensino, pesquisa e extensão em Informática para a Educação. Para este fim, o LIpE conta com três laboratórios de computadores dedicados a diversas atividades, baseadas sempre na metodologia participativa.
    Utilizando-se desta metodologia, o LIpE promove várias oficinas e cursos destinados à comunidade. O público alvo destas são alunos e professores de escolas públicas, trabalhadores da UFRJ, principalmente os funcionários terceirizados que atuam na limpeza e em serviços gerais, além de moradores da Vila Residencial da UFRJ, sendo estes adultos e crianças.
    Neste relato apresentaremos algumas experiências que foram adquiridas ao longo deste período, descrevendo o impacto positivo que participar deste tipo de atividade de extensão nos proporciona em nossa formação como profissionais da área de ciências exatas, mais precisamente a engenharia e daremos enfoque especial em como essas atividades afetam a formação do engenheiro, avaliando a relação dos conhecimentos acadêmicos com aqueles necessários no trabalho diário.

  • Dimas O. Estevam, Giovana I . J. Salvaro I . J. Salvaro, Liara D. Ronçani, Carla S. Busarello
    18

    Resumo

    Este artigo é resultado de um Projeto de Extensão em andamento, realizado pelo GIDAFEC/UNESC/CNPq (Grupo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar e Educação do Campo). O Gidafec desenvolve atividades de extensão e pesquisa em torno da temática da agricultura familiar, organizações coletivas, redes e cadeias produtivas solidárias, consumo consciente, e outros temas vinculados ao campo da Economia Solidária. O objetivo do artigo é estudar os mercados alternativos das cooperativas virtuais da agricultura familiar de cinco municípios da Região Sul catarinense. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas fontes bibliográficas e documentais (arquivos das cooperativas e relatórios de atividades do Gidafec). Esta forma de organização coletiva de produção e comercialização (cooperativas virtuais) tem possibilitado aos/as agricultores/as familiares legalizar suas atividades produtivas, diversificar a produção e, ao mesmo tempo, revitalizar outras abandonadas ao longo do tempo devido ao alto custo de produção e legalização. Organizados em pequenas cooperativas obtiveram redução no custo de produção e comercialização, conquistaram novos espaços de mercados, como a venda de produtos nas Feiras de Economia Solidária, Programas Institucionais, entre outros.

  • Artur A. M. Sarlo, Gabriel A. Souza, João V. F. Duarte , Thársus A. Proux
    6

    Resumo

    O Laboratório de Informática para Educação do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da UFRJ – LIpE desenvolve práticas educacionais na área de informática para crianças, adolescentes e adultos. Possui como objetivo incentivar o uso dos programas computacionais e reforçar os conteúdos do ensino fundamental, utilizando o computador como ferramenta no processo de ensinoaprendizagem, visando uma metodologia participativa entre alunos, monitores e professores.
    No final do semestre passado (201 2.2), através do diálogo com participantes de oficinas anteriores, foi levantada a possibilidade de oferecermos um curso de “criação de jogos eletrônicos”. A partir desta proposta, e incentivados pelo interesse dos alunos em um trabalho deste gênero, criamos uma oficina cujo público alvo eram adolescentes com faixa etária entre 1 2 e 1 5 anos, na qual poderiam aprender os básicos da lógica de programação, necessários para criar seus próprios jogos, simulações, desenhos ou programas para fazer contas no computador. Esse curso foi ministrado dentro da Associação de Amigos e Moradores da Vila Residencial da UFRJ - AMAVILA, no laboratório Jair Duarte, revitalizado em 201 2 pelo LIpE.
    No decorrer deste artigo, apresentaremos um relato da experiência vivenciada por nós nesses meses de atividade buscando enfatizar a metodologia utilizada, o conhecimento adquirido pelos participantes desse curso, sejam alunos ou instrutores, bem como as consequências do trabalho desenvolvido.

  • Iris M. Guardatti Souza, Roberto S. Bartholo Júnior, Maria Tavares Cavalcanti
    12

    Resumo

    O Clube da Esquina é uma iniciativa socialmente inovadora na inclusão social de pessoas com transtornos mentais na luta por uma sociedade sem manicômios, fundado em 1 996 com o propósito de prestar serviços de lazer assistido, no sentido de auxiliar a construção da cidadania em detrimento do estigma de doente mental. Proporciona resultados relevantes quanto à sua proposta de inclusão social, contudo, enfrenta dificuldades quanto à fragilidade do seu funcionamento. O presente artigo apresenta uma proposta de trabalho que contribua para o fortalecimento do Clube como uma organização autônoma e solidária. Tem como base os conceitos de inovação social e de engenharia solidária pautados na cooperação, respeito, liberdade e ética. O processo metodológico de abordagem qualitativa é dividido em três ações: registro histórico baseado na metodologia da história oral, observação participante e análise organizacional ancorada no método do estudo de caso. Objetiva registrar a memória da trajetória do Clube da Esquina, identificar gargalos e potencialidades e desenhar possibilidades às problemáticas apresentadas. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a melhoria da realidade do Clube da Esquina, na perspectiva de auxiliar o desenvolvimento de colaborações entre diferentes áreas de conhecimento, o que favoreceria a consolidação de inovações sociais no contexto universitário.

  • Thaiz T. Luzardo, Marcelo G. Araujo, Antonio Oscar P. Vieira
    7

    Resumo

    Atualmente, a preocupação com a reciclagem e reutilização de materiais descartados como forma de minimizar impactos ambientais vem crescendo constantemente. No contexto das instituições públicas de ensino, há a preocupação de adequação a Lei nº 1 2.305/1 0, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com instrumentos importantes para permitir o avanço necessário neste campo. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) envida esforços para implantar o sistema de coleta seletiva denominado "Recicla UFRJ" em toda a extensão do Campus, em cumprimento também ao Decreto nº 5.940, de 25/1 0/2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Sendo assim, a Rede de Informação e Pesquisa em Resíduos (RIPeR), projeto de extensão do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC-UFRJ), busca, através desse trabalho, contribuir para que a sociedade enfrente o desafio da adequada destinação dos seus resíduos. Na UFRJ, essa atividade acontece na forma de estudos e propostas ("Diagnóstico UFRJ"), que visam à melhoria do gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos no Campus Ilha do Fundão, sugerindo o uso de tecnologias adequadas (Recicladados).

  • 8

    Resumo

    Os atuais bolsistas do projeto de extensão do Núcleo de Solidariedade Técnica – SOLTEC-UFRJ fazem parte de uma geração que desenvolveu com a tecnologia uma relação mais intensa que as gerações anteriores. Entretanto, a área de computação é marcada por contínuas modificações e conhecimentos específicos que não são acompanhados de igual modo pelos grupos que não tem formação em informática, gerando assim, uma demanda de aprendizagem e treinamento contínuo. Outro fator relevante para esse estudo é a baixa adesão e a falta de interesse em optar pelo uso de softwares livres, mesmo em ambientes que apoiam e defendem o seu uso. Por isso, os autores desse artigo, membros da equipe de TI do SOLTEC, propõem a adaptação do método de Dojo nas oficinas de treinamento para o uso de softwares livres para toda equipe do projeto de extensão em questão.

  • 17

    Resumo

    Diante da falência das empresas em que estão empregados, trabalhadores decidem manter a atividade produtiva que garante o seu sustento e o de sua família. Tendo ou não acordo com os proprietários e com o Estado, recuperam a produção que havia sido condenada, passando a planejar – e não apenas executar – tarefas e a decidir por conta própria, coletivamente, os rumos a serem tomados pela organização.
    Este trabalho apresenta, em sua parte introdutória, um breve panorama da recorrente situação mundial de crise do capitalismo e de suas consequências aviltantes para os trabalhadores, além de uma sucinta revisão em torno do tema da autogestão. Na sequência, é feita uma análise comparativa das experiências de recuperação de empresas que vêm ocorrendo no Brasil e na Argentina, observando seus limites e avanços. Para isso, foram analisados os dados mais recentes acerca desse fenômeno, oriundos das pesquisas de abrangência nacional realizadas por Ruggeri et al. (2010), estudando os casos argentinos, e por Henriques et al.(2013), investigando a totalidade de casos brasileiros em uma pesquisa inédita que envolveu diversas universidades.

  • 15

    Resumo

    O presente artigo visa revelar o processo de formação de educadores e educadoras em Economia Solidária em Roraima a partir da implementação do projeto Centro de Formação em Economia Solidária – CFES/Norte, experiência em Povos Indígenas da Amazônia. A trajetória da ITCPES/UFRR na condução do projeto em parceria com o Fórum Roraimense de Economia Solidária, a Rede de Educação Cidadã, a Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Superintendência da Pesca e a ITCPES/UFPA, gestora regional de 2009 a 2012. Um dos principais resultados conquistados ao final do projeto foi à constituição e o fomento às atividades do coletivo de educação da Economia Solidária em Roraima, inserido no Fórum Roraimense de Economia Solidária. Durante a realização das atividades do Centro foi-se desenhando o verdadeiro ambiente da formação de formadores nesta parte da Amazônia. As ações do CFES foram sistematizadas neste trabalho no Centro Macunaíma na Terra Indígena do Alto São Marcos, que compreende 24 comunidades, com as etnias Macuxi, Wapchana e Taurepang, no município de Pacaraima, Estado de Roraima, sendo o projeto CFES uma ferramenta de auxilio e fomento às práticas do trabalho coletivo na Amazônia. Sendo marcada pela seriedade e o compromisso do movimento da Economia Solidária nas comunidades indígenas.

  • 7

    Resumo

    Este trabalho apresenta as experiências na projeção e construção de um protótipo de luva eletrônica que utiliza sensores resistivos flexíveis dispostos estrategicamente nos dedos, para fazer aquisição dos sinais da mão na forma da linguagem datilológica (abecedário de símbolos) e converter estes sinais para sinais elétricos equivalentes, os quais, após calibração, são enviados a um computador que possui um aplicativo que traduz estes sinais às letras correspondentes no abecedário castelhano. Procura-se fornecer uma ferramenta de ajuda na aprendizagem em pessoas que não têm a capacidade de fala (geralmente associado a um problema de audição - surdos), facilitando o ensino ao professor e ao aluno o aprendizado dos dois abecedários, dentro das escolas especializadas neste publico. Provas foram testadas no IESA (Instituto Especial de Invidentes e Surdos do Azuay - Equador) para avaliar a aplicação do protótipo.

  • Bruno Soares Costa, Antonio C. Estender, Maria C. G. Pita, Angelica R. C. Silva
    11

    Resumo

    Realizado um estudo de campo na Associação Mata Ciliar, observou-se que muitos dos funcionários não sabem conter ou como se dá o manejo adequado de diversos tipos de animais. Como se fazer e por que é importante uma contenção e manejo adequados nos animais da Associação? Deve ser levado em conta que muitos animais são causadores de doenças aos seres humanos e vice-versa. O manejo deve ser adequado para cada animal, levando em conta seus hábitos e habitat. Para tanto foi elaborado um manual para os todos os funcionários do local, reforçando a ideia destes fatores para se lidar com a vida selvagem e para que não ocorram acidentes nos animais e próprios funcionários. O manual foi realizado com base em revisão de literaturas e visitações na própria associação. Viu-se que muitas vezes a contenção dos animais não basta ser apenas física e mecânica, sendo necessária a utilização de fármacos responsáveis pela anestesia ou sedação destes animais, ressaltou-se, portanto a importância dos equipamentos de emergência em terapia animal. O uso de equipamentos de proteção individual também é de extrema importância ao se manusear um animal ou realizar a limpeza de seus recintos.

  • Fernando Pinto Batista, Antonio C. Estender
    9

    Resumo

    A região de São Paulo apresenta grande quantidade de pesqueiros espalhados pelo seu território, a grande maioria não sabe como lidar com problemas relacionado a qualidade da água nos tanques destinados à pesca, tendo em vista o potencial de expansão dessas atividades. Tendo em vista o potencial dessa atividade, como melhorar a qualidade da água nos tanques destinados à pesca em pesqueiros?O presente trabalho visa a criação de ações preventivas no controle da qualidade da água. Foi realizada uma revisão de literatura sistemática e observações se deram ao longo dos meses de fevereiro a abril, tendo como foco principal analisar as estruturas físicas do pesqueiro, hábitos dos pescadores e funcionários como também o comportamento dos animais e a qualidade da água como transparência e desenvolvimento de alguns bioindicadores. Em cima dos dados e precariedades vistas no lago, através de levantamentos bibliográficos e experimentos já realizados por outros autores foram criadas medidas de controle e prevenção de doenças. Falta conhecimento técnico aos proprietários, tendo alguns fatores que contribuem para a poluição, e prejuizoa ao proprietario, com esse intuito fica notável a criação de um protocolo de boas praticas de manejo de acordo com a problemática do pesqueiro. Nesse sentido ficam criadas algumas práticas no controle da qualidade da água nos pesqueiros do município de Mairiporã.

  • Caio Lucas M. L. Sant’anna, Daniel F. Kazay, Erika M. O’Reilly, Heloísa T. Firmo , Lara A. Oliveira, Lucas Chiabi, Lynna T. Fuly, Michel Balassiano, Tomé de A. e Lima
    11

    Resumo

    Este artigo discorre sobre a utilização de tecnologias sociais na gestão de resíduos e na agricultura urbana, com base nas atividades do Projeto Mutirão de Agroecologia - MUDA. Diante do aumento da degradação ambiental e da demanda crescente por alimentos frescos e saudáveis, dentre os principais objetivos do Projeto MUDA há a pesquisa, o desenvolvimento e a difusão de tecnologias de fácil replicação para promover a ciclagem de resíduos orgânicos, reaproveitamento de resíduos sólidos secos e produção local de alimentos, para fechar os ciclos recurso-resíduo. Objetiva-se o desenvolvimento social a partir de uma gestão eficiente de resíduos e da segurança alimentar das comunidades, gerando oportunidade de ocupação, fonte de renda, aproximação dos processos naturais e redução do impacto ambiental das cidades. Para isso são realizados grupos de estudo, experimentos, apresentações, mutirões, oficinas temáticas e cursos de capacitação. As metodologias são baseadas nos princípios da Permacultura e da Agroecologia, que abarcam técnicas de compostagem, bioconstrução, captação de água da chuva, aproveitamento de energia solar e diversas técnicas de plantio (sucessional biodiverso, biointensivo, hortas suspensas, verticais, mandalas, espirais e freáticas).

  • Rafael V. Marques, Marcelo B. Rocha
    11

    Resumo

    Esse trabalho apresenta resultados referentes a um projeto desenvolvido no CEFET/RJ que mapeou e disponibilizou uma variedade de textos de divulgação científica que tratam de temáticas ambientais em jornais e revistas de grande circulação. Sendo assim, contribuiu para a socialização de saberes de maneira solidária junto ao público em geral. As mídias impressas utilizadas foram os jornais O Globo e o Estadão e as revistas Veja e Scientific American Brasil. Foi elaborada uma metodologia específica para identificar e classificar a questão ambiental. Para isso, foram estabelecidas 1 4 temáticas e definidas 10 informações a serem extraídas de cada mídia que facilitassem a busca do material pelo leitor. Os textos estão em banco de dados hospedado no sítio http://divcientifica.wordpress.com. O espaço amostral foi do dia 1 de junho de 2011 até 31 de dezembro de 2012. Foram identificadas e catalogadas 1068 reportagens. Cada mídia analisada apresentou um tipo de temática diferente como a mais expressiva. Este projeto apresentou vários desdobramentos, dentre eles destacam-se as investigações acerca do uso desses textos em atividades de educação ambiental por professores da Educação Básica. Nesse sentido, pode-se concluir que esse projeto se configura como uma ferramenta para o desenvolvimento social integrado à formação crítica dos indivíduos.

  • Gil T. S. Brito, Juliana F. O. de Melo, Joaquim A. O. Neto
    13

    Resumo

    O presente texto propõe discutir uma iniciativa que compõe modos alternativos de trocas ou intercâmbios econômicos em contraposição àqueles praticados segundo a lógica mercantil, situando-se no âmbito das trocas solidárias que fazem uso de moedas sociais para efetuação dos câmbios. Foi com esse objetivo, que se buscou realizar um estudo sobre as percepções da moeda social “Grão” do Brechó Eco-Solidário, avaliadas durante a VII edição do evento que ocorreu em outubro de 2012, na capital baiana, Salvador. Para tanto, elaborou-se uma entrevista semiestruturada a ser confrontada com o referencial teórico da literatura existente sobre moedas sociais e clubes de troca. Com a análise das entrevistas, via estatística descritiva, se buscou percepções tanto dos participantes visitantes do evento quanto dos participantes dos Empreendimentos de Economia Solidária. A análise dos resultados da pesquisa buscou observar principalmente o nível de interesse dos participantes em eventos de trocas solidárias, o entendimento sobre moeda social e as diferentes percepções acerca das funções de uma moeda social. Alguns dos caminhos identificados para propagar a amplitude do conceito de moeda social no evento consistem em fornecer mais informações e dar maior destaque a moeda “Grão”.

  • Maressa T. Santos, Augusto Namitala, Celso A. S. de Alvear
    7

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da construção da segunda versão do Portal Comunitário da Cidade de Deus (www.cidadededeus.org.br) usando o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC ou CMS em inglês) Drupal, desde os processos que antecederam o início do projeto até a capacitação dos representantes das instituições para gerir o novo Portal Comunitário. O Portal foi lançado em 2009 e desde então, com as mudanças ocorridas na internet e devido as demandas por um portal mais interativo e integrado às redes sociais, houve a necessidade de sua reformulação. Foi identificado que o CMS utilizado não atendia mais as necessidades das instituições, o que demandou uma pesquisa e análise de outro sistema. Sendo assim, o desafio da construção da nova versão do portal constituiu-se no fato de aprendermos uma outra ferramenta, usá-la para a construção da segunda versão do Portal e capacitar as instituições a fim de que estas sejam capazes de utilizá-la para gerir o Portal.

  • 12

    Resumo

    Este trabalho tem como objetivo principal caracterizar as práticas de gestão da produção empregadas nos empreendimentos de reciclagem de resíduos sólidos incubados pela Incubadora tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Para alcance deste objetivo recorreuse à metodologia descritiva-exploratória, utilizando-se de buscas de referenciais bibliográficos, visitas periódicas aos dois empreendimentos estudados e entrevistas com os gestores, por meio da aplicação de um questionário previamente elaborado, com questões pertinentes ao tema estudado. Os resultados obtidos foram apresentados conforme os objetivos específicos da pesquisa e relativos às questões referentes às formas de controle da produção dos dois empreendimentos incubados, ao controle da produtividade dos empreendimentos, ao controle de vendas dos materiais produzidos nos respectivos processos produtivos, à participação dos associados e suas respectivas funcões na gestão, entre outros itens de interesse que caracterizam a gestão nestes empreendimentos. Constatouse que ambos os empreendimentos ainda possuem incipiência em suas práticas de gestão da produção quanto aos itens verificados, embora os mesmos possuam diferentes níveis de estágio de adoção de práticas científicas para este fim.

  • Bianca P. Cambiaghi , João Luiz Passador
    12

    Resumo

    Este artigo apresenta as principais ações desenvolvidas no município de São Carlos-SP por uma rede de atores envolvidos com a economia solidária. Desde 2001 , o município desenvolve o Programa de fomento à economia solidária e para sua formulação e implementação vem contando com a participação de atores de diferentes segmentos. Os resultados contidos no artigo são parte da pesquisa de mestrado defendida em 2012, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, que teve como coleta de dados entrevistas semiestruturadas junto aos líderes de dez organizações participantes da rede. Em geral, percebe-se que a rede de atores de São Carlos configurou-se como um importante elemento para a construção e potencialização da economia solidária no município, tendo a maior parte dos seus atores envolvida nas principais ações desenvolvidas no município, em particular na construção da política pública municipal. Tal envolvimento permitiu a construção de espaços democráticos de discussão, o compartilhamento de recursos e informações, o estímulo à participação popular nas decisões municipais e a consolidação dos empreendimentos locais. Além disso, a configuração em rede é uma forma bastante inovadora de tratar as questões sociais atuais, em específico a economia solidária, que é um fenômeno complexo e com diversos desafios.

  • Mehdi Agrebi , Miguel B. F. Nazareth
    16

    Resumo

    No contexto das recentes manifestações que ocorrem no Brasil, o presente artigo procura levantar as seguintes questões para debate: Quais foram as principais motivações para o início da insatisfação presente nos movimentos populares? Como as manifestações exigem a satisfação do Direito à Cidade? De onde surgiram as políticas urbanas vigentes e que projeto de cidade elas propõe? Em que contexto surgiram os conceitos de arquitetura e urbanismo participativos e como eles pretendem a adequação das políticas urbanas ao contexto local? Em que lugares estes novos conceitos podem ser usados para aumentar o bem-estar urbano e aumentar a participação dos cidadãos em seu ambiente próximo?
    O objetivo deste artigo é relacionar a crescente insatisfação popular com as políticas urbanas globalizadas que tratam a dimensão socioambiental como secundária, o habitat como produto e a cidade como empresa, e apresentar novas visões que promovem a quebra deste paradigma vigente. Finalmente, propõe-se a utilização dos métodos e ferramentas em arquitetura e urbanismo participativos para o ecodesenvolvimento local de assentamentos populares.

  • Gustavo H. L. Villar, Daniela M. Cunha
    10

    Resumo

    O presente artigo visa analisar a vasta literatura acerca da modernização agrícola introduzida na região do Seridó potiguar fazendo vistas a ocupação territorial e a produção de algodão que marcou o desenvolvimento econômico e cultural dos espaços agrícolas ali inseridos. Essa modernização nos territórios rurais conhecida mundialmente como ‘Revolução Verde’, também é apresentada na forma de seus conflitos que foram gerados nos territórios ocupados por povos tradicionais sertanejos. Foram abarcadas informações passadas e contemporâneas sobre projetos e programas governamentais de desenvolvimento técnico cotonicultor (melhoramento genético, combate a pragas, agroquímicos), assim como de reduzir os efeitos das intemperes climáticas que castigam essas pequenas lavouras sertanistas.

  • Eduardo R. de Araujo
    17

    Resumo

    Esta pesquisa objetiva analisar como a questão socioambiental é tratada no curso de Engenharia Ambiental de instituição situada na cidade do Rio de Janeiro, enfatizando as concepções de desenvolvimento sustentável, problema ambiental, meio ambiente e educação ambiental e, para tanto, destacamos cinco disciplinas que exploram as relações entre Engenharia Ambiental e questões sociais. Desenvolveram-se os seguintes procedimentos metodológicos: (a) análise documental (Projeto Político Pedagógico), (b) questionário semiaberto aplicado a 47 alunos dos períodos iniciais e finais do curso, (c) entrevistas realizadas com quatro professores das disciplinas que tratam da temática socioambiental, e com o coordenador do curso. Constatamos significantes contradições nas concepções dos alunos acerca das questões socioambientais e o decréscimo das preocupações com essas questões no decorrer de sua formação, que refletem o entendimento dos professores entrevistados. Conclui-se que a formação do engenheiro ambiental nesta instituição está voltada principalmente para atender ao mercado de trabalho e marcada pela desarticulação entre questões ambientais e sociais.

  • Sandra Rufino, Wagner Ragi Curi Filho, Fernanda Cristina dos Santos , Paulo Vitor Gomes, Fernanda Santos Araujo
    14

    Resumo

    A engenharia é uma ciência aplicada no uso dos conhecimentos científicos, técnicos e empíricos para a criação, aperfeiçoamento e implementação de soluções para a sociedade considerando a economia, a técnica e a natureza. Ao longo dos anos, veio se modelando e remodelando na história, tornando-se mais compromissada com o poder financeiro, assumindo grande participação no desenvolvimento ou expansão tecnológica, e apresentando-se mais voltada para os interesses das empresas e menos para com a população em geral. Nesse cenário, a formação dos engenheiros tem papel de suma importância. A maioria das universidades brasileiras ainda está limitada ao paradigma cartesiano-newtoniano, cujo método de ensino centra-se unicamente na transmissão de conhecimentos do professor para o aluno. Sendo assim, tem-se o objetivo de apresentar as estratégias de alguns professores da Universidade Federal de Ouro Preto a fim de contribuir para a reversão desse quadro, na busca de uma formação mais integral e crítica dos graduandos em engenharia. Foram relatadas atividades em cada um dos três pilares da universidade, ensino-pesquisa-extensão, planejadas como estratégias para uma formação de engenheiros com paradigma sustentável, assim como propõe as diretrizes do MEC e da UNESCO com o documento a Década das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável 2005-201 4; valorizando a extensão, fomentada pelo fórum mencionado, FORPROEX, e passando pela abordagem sociotécnica, sendo aqui tratadas segundo as visões de Paulo Freire e Bartholo. Faz-se necessário que a educação do engenheiro trabalhe a conscientização de que o mesmo deve atuar efetivamente para o desenvolvimento social.

  • Antônio D. M. Junior, José M. F. da Costa, Kaio M. Ramos, Katerine da S. Moreira, Juan C. A. Alcócer
    14

    Resumo

    Devido a grande incidência de municípios em todo o país que ainda não dispõem de uma rede de coleta e tratamento de esgoto, o presente projeto foi desenvolvido para que se apresente uma forma eficiente para o tratamento de esgotos domésticos. Pretende-se mostrar com este estudo, que o Tanque de Evapotranspiração (TEvap) é uma alternativa viável para tratamento de esgotos domiciliares, e que foi escolhido por melhor se enquadrar às condições econômicas e sociais do município que será abordado. Do mesmo modo, poderá ser utilizado nas regiões rurais próximas que por sua vez possuem uma precariedade ainda maior no setor. Isso trará vastas melhorias para toda a população, acompanhado de uma solução para toda esta problemática. A utilização deste sistema gera uma diminuição da pressão sobre as estações de tratamento de esgoto e a carga de poluentes que é lançada para os córregos d'água. Sendo que quando bem dimensionado, o TEvap não apresenta nenhum resíduo líquido, que deva ser destinado a rede coletora ou a corpos d'água. Isso o torna uma solução viável ecologicamente.