v. 11 n. 1 (2014): Anais do XI Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UFPA

Castanhal, PA, BR

setembro 24, 2014 – setembro 26, 2014

Publicado: 2020-05-05

Artigos

  • Alessandra Carla Guimarães Sobrinho, Alexandre Carlos Guimarães Sobrinho

    Resumo

    Inúmeros estudos sobre o consumo de energia vêm sendo realizados nos últimos anos e estes por sua vez têm apontado às implicações e impactos socioambientais deste consumo. As fontes renováveis de energia são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação à qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com a redução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia logo avaliação deste tipo de energia pode ser economicamente sustentável. Inicialmente, o artigo descreve a evolução do aproveitamento da energia eólica, incluindo dados e informação sobre a situação atual do uso desse recurso para geração de energia elétrica. Estudos mostram que o Brasil possui ventos que fazem desta fonte uma opção complementar para a geração com reduzido impacto ambiental. Com o aumento da potência eólica instalada, torna-se necessário o desenvolvimento de procedimentos de previsão da quantidade de energia eólica gerada. O presente artigo apresenta pesquisas realizadas no Brasil acerca do potencial de produção de energia eólica, localização das estações de coleta de dados eólicos e a relevância da utilização desse recurso para geração de energia elétrica.

  • Resumo

    As tecnologias digitais atuais como internet, redes sociais, sites de notícias, que antes eram usadas apenas em computadores de mesa estão convergindo aos smartphone. Hoje é possível encontrá-los com ampla quantidade de recursos de conectividade como: wireless, multimídia, Apps, etc. E porque não usá-lo também para controlar equipamentos eletro-eletrônicos de sua casa? É com tal proposta que esse trabalho foi desenvolvido, trazendo a discussão de uma tecnologia Automação de Residências, conhecida como Domótica, usada para melhorar a vida em ambientes domésticos.

  • Julio Rezende

    Resumo

    Este artigo relata o processo de construção sustentável realizado em uma propriedade rural no semiárido nordestino. Foram selecionados 36 aspectos para avaliar o processo de construção sustentável relacionados às seguintes cinco macro-dimensões: 1. Avaliação do Processo Construtivo de modo geral; 2. Aspectos Arquitetônicos e Paisagísticos; 3. Aspectos ambientais observados no processo construtivo; 4. Aspectos sociais relacionados ao processo construtivo; e 5. Aspectos relacionados à sustentabilidade econômica. Um resultado significativo observado na modalidade de construção realizada foi ter não apenas proporcionado o uso de todos os resíduos provenientes do processo da construção civil, como ter feito uuso de resíduos como garrafas PET, material proveniente de demolição e corpos de prova. No âmbito da dimensão da sustentabilidade social, foram transferidos conhecimentos para a comunidade e outros conhecimentos do processo construtivos foram desenvolvidos coletivamente. Também foi construída uma relação junto às instituições de ensino, pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisa acadêmicos. A partir de 2014 o projeto começou a ser pesquisado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um destaque relacionado à sustentabilidade econômica foi o custo alcançado por metro quadrado correspondente a 40% do valor do custo nacional, elemento esse motivador para que outros projetos sejam empreendidos.

  • Bruna Baia, Wilson Antônio, Aurea Santos, Roberta Soares

    Resumo

    A demanda por arroz vem crescendo devido ao contínuo aumento da população e a água está cada vez mais escassa em nível mundial, por isso é necessário produzir mais arroz com um gasto mínimo de água. Analisando esse cenário o estudo focou no consumo de água no sistema de irrigação do arroz, buscando a eficiência do uso da água utilizada na irrigação de uma pequena plantação. Apresenta uma proposta metodológica de coletas de dados a partir de uma experiência que observa o comportamento da planta de arroz (Oryza sativa L) em relação ao processo de irrigação, para isso, sementes foram irrigadas três vezes ao dia pelo período da manhã, tarde e noite com 20 ml de água a cada irrigação. Através dessa experiência foi adotado um consumo mínimo de água necessário para o desenvolvimento saudável da planta que foi posteriormente implantado para a plantação direta em solo.

  • Ingrid K. R. de Oliveira, Marcelo J. R. Souza

    Resumo

    Uma análise preliminar sobre a questão ambiental nas obras civis nos garante que medidas simples em uma construção sustentável acarretam grandes mudanças positivas, tanto na fase de pré ocupação (canteiro de obras) quanto na etapa de pós ocupação (habitação) desses estabelecimentos, melhorando seu desempenho em vários segmentos. Através da união entre as técnicas da construção civil e os princípios do desenvolvimento sustentável, será apresentado um modelo habitacional com paredes de garrafa PET, totalmente viável do ponto de vista estrutural, adaptado ao clima de Belém do Pará e com investimento econômico menor do que os atuais valores de mercado.

  • Samara A. de S. França, Aline A. Andrade, Ana Carolina S. Conceição, Dayana C. Rodrigues, Lilian P. A. de Sousa

    Resumo

    O conceito de desenvolvimento sustentável contemplou a “construção sustentável”, representada na engenharia civil pelos ecoedíficios, construções que visam restaurar e manter a harmonia entre o ambiente natural e o artificial, reduzindo impactos ambientais e garantindo qualidade de vida aos seres humanos. Nesse sentido, o artigo apresentará alternativas ecologicamente corretas e materiais sustentáveis empregados nas ecoconstruções, e como exemplo o prédio do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), da Universidade Federal do Pará. Com dados secundários retirados de livros, sites e artigos científicos, constatou-se que estas edificações podem contar com painéis fotovoltaicos, sistemas para captação de águas pluviais, terraços verdes e coleta seletiva. Além disso, utilizam-se materiais mais sustentáveis e econômicos: o tijolo sustentável, blocos de concreto com raspas de pneus usados, telhas recicladas e lã de Pet ISOSOFT. Embora os custos empregados na ecoedificação sejam superiores aos da construção tradicional, esta torna-se ambientalmente correta e mais barata em termos de custos de energia, água e outros recursos. Portanto, comportam-se como uma das vias para a criação de novas soluções que resgatem a harmonia entre o meio ambiente natural e urbano e alertem para a necessidade de conservar os recursos, permitindo que estes sejam usados pelas gerações futuras.

  • Mateus M. Mousinho, Elizane A. A. Araújo

    Resumo

    O estudo presente nesse artigo aborda a questão do empreendedorismo feminino de modo sustentável a partir do projeto Organolate, que visa à produção de um achocolatado em pó totalmente orgânico. Este é uma iniciativa de estudantes universitários do Núcleo Integrado de Empreendedores Juniores do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), juntamente com alunos voluntários da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA) tem seu foco no desenvolvimento socioambiental de comunidades ribeirinhas de ilhas pertencentes aos municípios de Barcarena e Mojú no Estado do Pará. Através das atividades desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Engenharia Florestal e de Produção que participam do projeto, buscou-se trabalhar o conceito de empreendedorismo social e sustentabilidade, dando enfoque na força feminina. O artigo foi desenvolvido a partir de revisões bibliográficas a cerca do tema. E foi possível verificar que o projeto tem seus pilares pautados no desenvolvimento econômico, social e ambiental da comunidade atendida.

  • Heloisa Helena A. B. Q. Gonçalves, Iasmin F. da C. Godinho, Isabella G. Rocha, Márcia Verena F. de Paula, Wanessa Rangel

    Resumo

    O objetivo do trabalho é apresentar resultados parciais do plano de ação do programa de extensão, ensino, pesquisa e gestão universitária denominado Redes Colaborativas Solidárias (RECOSOL), criado para promover a elaboração da política compartilhada de sustentabilidade socioambiental em IFES, operacionalizar ações com inclusão de catadores de materiais recicláveis nos campi da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia participativa foi imbricada com diretrizes da educação ambiental (Lei 9795/99), aspectos da abordagem do ator rede (Latour, 2000), fundamentos da economia de comunhão na liberdade (Bruni, 1999), princípios da economia solidária (Singer, 2000 a). Os gargalos identificados nos micro e macro processos de implementação de eixos socioambientais da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3p) sinalizaram recalcitrâncias e que há um longo caminho de atuação para pesquisadores, estudantes de IFES se debruçarem na execução de projetos transdisciplinares de melhorias contínuas nos próprios campi na área temática meio ambiente. A síntese do trabalho é “In love we trash”.

  • Resumo

    A formação superior em engenharia costuma ocupar-se basicamente de disciplinas do corpo técnico, desconsiderando, ou não assumindo de forma orgânica e integrada, uma formação que poderia ser chamada de cidadã. Tal opção parece se fundamentar em um duplo equívoco: de que a atuação profissional do engenheiro não demanda sensibilidade ou atenção aos valores sociais em que ela se dá; e de que uma formação para o compromisso e a responsabilidade sociais não lhe concerne. Contudo, se assumirmos que toda implementação tecnológica incorpora necessariamente em si os valores sociais que conseguiram se impor no processo de seu desenvolvimento, e que o nosso status quo é o de uma gestão cada vez mais tecnocrático-capitalista de todos os âmbitos da vida social, então, tomar a engenharia como uma atividade exclusivamente técnica, neutra (em relação a valores sociais), é trabalhar para o aprofundamento dessa ordem. Urge, assim, incorporar uma sensibilização para a democratização na formação do engenheiro. Tal coisa, ademais, não é um desvio da formação superior em engenharia, mas a realização mais adequada do ideal universitário que se pretende com ela. Partindo disso, apresentaremos preliminarmente uma proposta que complementa a formação técnica que temos, de modo a preparar não apenas engenheiros, mas engenheiros-cidadãos.

  • Ewerton C. L. de Oliveira, Michelle P. Farias, Vitor O. G. Barbosa, Danielle L. Guedes, Orlando F. Silva

    Resumo

    Este artigo objetiva descrever as experiências desenvolvidas com os alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará por meio de minicurso sobre a utilização do microcontrolador Arduino como ferramenta no aprendizado dos graduandos em técnicas de linguagens de programação aplicadas a sistemas de controle. Assim como, visa explanar a metodologia utilizada para o ensino destes conteúdos por meio da descrição das aulas teóricas e experimentos práticos em laboratório utilizando o Arduino e diversos componentes eletrônicos para a construção dos circuitos. Também são abordados os resultados da avaliação dos alunos por meio de dados estatísticos retirados de questionários, os quais se referem aos impactos gerados pelo ensino deste microcontrolador no aprendizado de programação e na formação do engenheiro em graduação.

  • Alexandre Trennephol

    Resumo

    O curso de engenharia mecânica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) teve oficialmente sua última reforma curricular implementada em 2006, visando adequar-se às diretrizes curriculares propostas pela resolução CES/CNE – 11/02. Entretanto, ainda que diversos problemas sejam encontrados dentro da formação tradicionalmente recebida nos cursos de engenharia, pouco humana e muito técnica, tanto a resolução quanto o projeto pedagógico propõem medidas muito tímidas nos campos humanísticos e sociais, reduzindo estes aspectos da formação a poucas disciplinas que tratam do tema de maneira isolada, pela competência do docente, e pelas experiências atreladas ao convívio entre alunos e professores. A questão acaba tornando-se muito mais complexa quando nos inteiramos dos aspectos históricos, concepções e paradigmas que fazem parte dos cursos de engenharia e do ensino de ciências, e passamos a considerar aspectos que estão além do conteúdo oficial, o currículo oculto.

  • Ana L. P. R. Monteiro, Everton L. S. Amaral

    Resumo

    O presente trabalho científico tem por objetivo analisar o interesse e desempenho dos graduandos em função dos altos índices de evasão destes nos cursos de engenharia, no Estado do Pará. A Engenharia surgiu em meio à necessidade do homem à praticidade de exercer e concretizar atividades e desenvolver ferramentas para seu bem estar. Para a realização deste estudo, aplicou-se um questionário fechado, com nove (9) perguntas, destinado a duzentos e quarenta (240) graduandos de diversas Engenharias. Através deste obteve-se como resultados: 68% tem o curso como primeira opção; 59% motivou-se para seguir a profissão por sua abrangência; 71% tem dificuldades nas matérias básicas de Engenharia; 68% possui um bom desempenho nessas disciplinas; 60% não reprovou nas mesmas; 28% não teve uma boa base dessas disciplinas no ensino médio; 37% tem uma boa relação ensino-aprendizagem; 80% gosta do curso; e 63% já pensou em largar o curso.

  • Rodrigo E. Oliveira, Jullia Turrini

    Resumo

    O presente artigo pretende ser um relato de experiência no Programa de Formação e Qualificação para o Trabalho que ocorre no Programa de Institutos Politécnicos da UFRJ, em Cabo Frio, Região dos Lagos e suas possíveis contribuições acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão que possam ser trabalhadas em conjunto aos grupos acadêmicos, em particular aos grupos associados ao Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social – NIDES, recente Órgão Suplementar aprovado no Centro de Tecnologia da UFRJ. Espera-se também com esta experiência alguma contribuição para o ensino tecnológico em Engenharia e demais áreas. O Instituto Politécnico, unidade Cabo Frio, tem como bases a formação educacional pelo e para o trabalho, a formação acadêmica de jovens pesquisadores e a pedagogia por projetos de modo tutorial.

  • Aurea Milene T.B dos Santos

    Resumo

    O estudo teve como objetivo incentivar alunos do ensino médio de escolas publicas e particulares a cursarem engenharia realizando um projeto chamado SCADA – Sistema de Coleta e Armazenamento de Dados Ambientais do Forma Engenharia, tem intuito multidisciplinar e didático, afim estabelecer contato direto entre diversas ciências dentro das engenharias, desmistificando a imagem negativa que a área carrega.

  • Resumo

    O presente trabalho visa ser uma reflexão sobre a formação do Engenheiro agrônomo e sua atuação na extensão rural, na nova realidade das chamadas públicas para atendimento aos assentamentos do INCRA. Entretanto, não se pretende que esta seja uma análise somente no trabalho do engenheiro agrônomo, mas estender-se a todas as profissões que fazem parte do universo da extensão rural atual. Para alcançar tal objetivo se buscará fazer, a partir da análise de clássicos como Chayanov e Paulo Freire, uma aproximação sobre a atuação do Engenheiro agrônomo extensionista, uma leitura do que é a formação na atualidade, e do que na realidade deveria ser esta formação para atendimento ao público denominado assentado de reforma agrária. E por fim, realizar um relato de experiência da atuação da ATER e INCRA e o descompasso nas ações para atendimentos aos beneficiários de reforma agrária. Foi uma pesquisa participante, na qual as pesquisadoras se lançam no entendimento da percepção dos técnicos que irão participar pela primeira vez de uma chamada pública, embora já sejam atuantes na extensão rural, anotando e analisando as impressões desses técnicos e a postura do INCRA frente as demandas por eles levantadas nos encontros, reuniões e treinamentos.

  • Resumo

    A educação da metrologia está presente nas grades curriculares dos cursos de engenharia, contextualizando assim como é evidente a importância desta ciência na formação de engenheiros de produção. Propomos aqui apresentar um trabalho que aborda como a metrologia está sendo ensinada no IFMG-GV (Instituto Federal Minas Gerais - Campus Governador Valadares).

  • Ligia P. C. do Rosario, Hieglis de S. C. Freitas, Carla da S. Matos, Rozenir Marques, Adebaro A. dos Reis

    Resumo

    O presente trabalho pondera sobre a importância do estágio de vivência supervisionado no meio rural e/ou agrário, para a formação profissional e humana do Engenheiro Agrônomo, relacionado a teoria e às práticas de atuação no campo, para que o mesmo possa contribuir com os seus saberes aos sujeitos que se reproduzem na comunidade ao qual foi inserido, buscando ao mesmo tempo dirimir e aprofundar as relações técnicas com os saberes humanos encontrados e produzidos a partir das experiências culturais dos sujeitos do campo. Desta forma, é que destacamos a valorização do exercício do estágio de vivência realizado pelos discentes do curso de engenharia agronômica. Foi utilizado um questionário semiestruturado que continham perguntas relacionadas sobre quanto tempo eles residiam na propriedade, como adquiriu o lote, quais os sistemas produtivos existentes no local. Para análise das informações, a partir da caminhada transversal e a observação participante como técnicas de pesquisa e registros fotográficos. Demonstrar se ainda os arranjos culturais dos agricultores familiares na construção e socialização do conhecimento, além da perspectiva de organização dos sistemas de produção com base numa visão integradora da sociedade e a natureza.

  • Alciene O. Felizardo, Amanda Rayana da S. Santos, Wagner Luiz N. do Nascimento, Adebaro A. dos Reis

    Resumo

    O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o processo de construção de conhecimento por meio das ações de incubação de empreendimentos econômicos solidários, além de expor sua importância no contexto do desenvolvimento rural das comunidades assistidas pelo programa: Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (INCUBITEC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal (IFPA – Campus Castanhal). Utilizou-se como base metodológica, as ações realizadas pela INCUBITEC na incubação de EES, construídas na relação intercultural estabelecida entre a academia, os empreendimentos solidários incubados e a instituições parceiras, tendo em vista a troca de informação, experiências e socialização de saberes sob o desenvolvimento de ações integradas, na perspectiva da geração de trabalho e renda. O trabalho desenvolvido pela INCUBITEC (IFPA – Campus Castanhal) vem garantindo autogestão aos empreendimentos, respeitando suas formas de organização e o conhecimento tácito, o qual se torna elemento essencial de reflexão e de operacionalização dos exercícios práticos no planejamento das atividades de ensino, de pesquisa e nos procedimentos práticos.

  • Tatiane dos Santos Medeiros

    Resumo

    Este artigo possui por finalidade relatar a minha experiência de extensão no Núcleo de Solidariedade (SOLTEC), no qual apresentarei também algumas reflexões sobre a gestão do Núcleo, e as implicações que advindas do ingresso de alunos do curso de graduação de Serviço Social. E diante disso, expor as possíveis identificações entre as dimensões da profissão do Serviço Social e as ações desenvolvidas no Núcleo.

  • Rita de C. A. Fajardo, Paulo E. G. Bento

    Resumo

    A partir do final dos nos de 1990 a economia solidária passou a fazer parte de iniciativas de governos municipais para geração de trabalho e renda. O objetivo desse estudo foi apresentar a visão trabalhadores/as de empreendimentos econômicos solidários, identificando aspectos positivos e obstáculos na vivência da autogestão, buscando formas de melhorias na prática cotidiana da gestão e na relação com as políticas públicas municipais. Inicialmente é apresentada uma contextualização do tema, uma caracterização da economia solidária e da política pública de economia solidária no município de São Carlos/SP. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a Metodologia Comunicativa Crítica que coloca o diálogo, a interação, as interpretações e a validação dos resultados de forma coletiva, num processo comunicativo de produção de conhecimento. Para a realização do artigo foi composto um grupo com membros de empreendimentos econômicos solidários participantes da política pública da cidade de São Carlos. Os dados coletados apontam onze obstáculos a serem transpostos e sete aspectos positivos da relação entre a autogestão dos empreendimentos e políticas públicas. O artigo conclui com uma reflexão sobre a investigação, apontando que a Engenharia de Produção pode dar importantes contribuições para que a gestão em economia solidária seja aprimorada.

  • Henry D. Alves, Thaís C. S. Oliveira, Ana C. F. C. França

    Resumo

    Este artigo apresenta uma breve reflexão da primeira fase do Programa de Pesquisa-Ação em Participação Popular e Desenvolvimento Local na Cidade de Deus, desenvolvido pelo Núcleo de Solidariedade técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SOLTEC/UFRJ) e aprovado pelo Programa de Extensão Universitária de 2014 do MEC. O programa tem como objetivo diagnosticar as principais demandas ainda pendentes com base no Plano de Desenvolvimento Local da Cidade de Deus, com o intuito de auxiliar a elaboração e execução de propostas que solucionem essas carências. Para atingir esses objetivos o programa usa como ferramentas teóricas e metodológicas os conceitos de Desenvolvimento Local, Democracia Participativa e a Pesquisa-Ação. Com base nesses conceitos, descreveremos, neste artigo as principais ações desenvolvidas no território até o momento.

  • Kríssia A. C. Costa, Amanda C. L. Lisboa, Lorena M. A. Tolentino, Débora R. do Nascimento

    Resumo

    O Ponto de Cultura de Artesanato é uma iniciativa da entidade civil União Operária que consolidou-se através do Programa Cultura Viva do Governo Federal. Tem como propósito a validação do trabalho artesão a partir da apropriação da cultura local visando geração de renda e crescimento socioeconômico dos envolvidos. É um projeto que pretende alcançar artesãos da região e a comunidade externa, proporciona aprendizado através de cursos e oficinas, comercializa produtos e busca praticar a Economia Solidária nas atividades que desenvolve. O processo metodológico deste trabalho é pautado na revisão de literatura com abordagem qualitativa, ancorada no método de estudo de caso. Objetiva identificar como a gestão do projeto ajuda na criação de autonomia dos artesãos, de forma a propiciar a continuidade do projeto com a liderança dos próprios artesãos. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a construção da história do Ponto de Cultura e auxiliem a formação de liderança para a continuidade do projeto.

  • Aline R. da Silva, Jemima Q. da Cunha, Joana M. P. Felipe, Lina C. S. Jacinto

    Resumo

    O presente artigo tem por objetivo contribuir com o debate sobre economia solidária como outra forma de organização do trabalho a partir de uma perspectiva contrária à ideologia capitalista de exploração e degradação das relações sociais. Essa alternativa ao modo de produção capitalista se dá em vários espaços da sociedade. Pode-se dizer que as universidades são solos férteis nesse processo, tendo em vista o tripé ensino-pesquisa-extensão como dinâmicas metodológicas que possibilitam a interação entre os saberes acadêmicos e das comunidades. Na extensão universitária observa-se que é através das incubadoras de empreendimentos solidários pelos quais se abrem o diálogo sobre economia solidária durante o processo de assessoramento e acompanhamento nas comunidades, cujos princípios fundamentam-se na democracia participativa, no cooperativismo, na autogestão, entre outros princípios solidários. Nessa dinâmica, vale destacar as experiências da Incubadora de Iniciativas Empreendimentos Econômicos Solidários (INICIES) da UFRN como instrumento de diálogo da economia solidária na sociedade civil, cujos resultados qualitativos e quantitativos podem ser observados na geração de trabalho e renda nas comunidades acompanhadas, além da participação dos sujeitos nos espaços de decisões políticas.

  • Diego C. Souza, Luiz F. A. Santos, Carolina M. Castro, Sidney Lianza

    Resumo

    O objetivo central do Programa “Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar no Litoral Fluminense (PAPESCA-UFRJ)" é orientar e elaborar respostas para a sustentabilidade no âmbito da sociedade e do meio ambiente às ações institucionais e produtivas das organizações sobre o setor da pesca artesanal e aquicultura familiar, fortalecendo elos da economia social e solidária, promovendo o assessoramento dialógico entre as populações tradicionais e atores intervenientes, sem desprezar a política de gênero e a participação equitativa entre técnico e atores comunitários.
    Com origem em 2004, no município de Macaé-RJ, o Programa vem desenvolvendo ações em várias regiões do litoral fluminense: Macaé, Cabo Frio, Búzios, Baía de Guanabara, Itaipu, Ilha Grande, Angra dos Reis e Paraty, articulando-se também em projetos nacionais, no Alto e Médio São Francisco, Alto e Baixo Amazonas. Desde seu início, a PAPESCA-UFRJ, ampliou atividades interdisciplinares e nas dimensões de extensão, pesquisa e ensino, desenvolvendo conhecimento e políticas públicas que envolvem atores das populações tradicionais de maneira dialógica; em parceria com diversas instituições (universidades, institutos de pesquisas, escolas técnicas, ONGs, entidades de classe, movimentos sociais e governos na esfera municipal, estadual e federal). Os projetos gerados na PAPESCA/UFRJ apoiam-se no campo da Pesquisa-ação.

  • Wagner Luiz N. do Nascimento, Alciene O. Felizardo, Amanda R. da S. Santos, Adebaro A. dos Reis

    Resumo

    O presente trabalho foi realizado no município de Igarapé Miri, região do Baixo Tocantins, estado do Pará, com o objetivo de apresentar a experiência de agricultores e agricultoras familiares que se articularam a partir do Projeto MUTIRÃO, o qual é viabilizado pela Associação Mutirão de Igarapé Miri (Associação MUTIRÃO). Esses atores sociais se organizam a fim de garantir as populações ribeirinhas melhor qualidade de vida, geração de emprego e renda, além do acesso a bens fundamentais como saúde, educação, formações, Assistência Técnica na produção agrícola, em especial no cultivo e manejo de açaí (Euterpe oleracea Mart.) nativo. Conclue- se que, além de estabelecer relações com outras entidades de assistência técnica, de pesquisa e de ensino, a Associação MUTIRÃO conseguiu articular- se de tal modo que viabilizou o surgimento de novas formas organizacionais no município, a saber: a Cooperativa Agrícola dos Empreendimentos Populares de Igarapé Miri - CAEPIM, Cooperativa de Desenvolvimento do Município de Igarapé Miri - CODEMI e a Associação de Mulheres de Igarapé Miri – ASMIM. Essa proximidade existente entre os EES possibilitou o surgimento de uma rede solidária, no município de Igarapé Miri.

  • Resumo

    O Projeto de Inclusão Digital (ID) é uma iniciativa elaborada e aplicada pelo grupo do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica (PETEE) da UFPA, voltado para o aprendizado de ferramentas computacionais básicas por pessoas da terceira idade, visando a introdução deste público aos diversos mecanismos da informática, bem como o atendimento da demanda obrigatória de carga horária em atividade de extensão pelos alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) conforme o novo Projeto Pedagógico do Curso. As aulas são ministradas por alunos do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, os quais recebem treinamento adequado, sob a supervisão do grupo PETEE que também é responsável pelo desenvolvimento do material didático, em parceria com o Programa Universidade da Terceira Idade (UNITERCI) da UFPA, responsável por direcionar o publico alvo interessado para a atividade e com a FEE, responsável pela infraestrutura e equipamentos. Durante as aulas tem-se a presença de alunos da graduação como ministrantes. A avaliação dos alunos do projeto é feita através de provas práticas e teóricas, elaboradas pelos ministrantes. Os resultados do projeto se mostram muito satisfatórios, apresentando um aproveitamento em média de 75 % de alunos que concluem o curso, evidenciando uma boa aceitação do projeto.

  • Gilmara do S. da C. Rodrigues, Susan H. B. da Luz, Maria da Penha de A. Abi Harb

    Resumo

    Este artigo pretende relatar a experiência de uma oficina sobre Linux Educacional 4.0, a fim de apresentar aos alunos do curso técnico em informática a importância de se utilizar um software livre e os benefícios de seus aplicativos. A oficina foi realizada com uma metodologia teórica e prática, onde foi exposto o conteúdo sobre os conceitos dos recursos do Linux Educacional 4.0, bem como as funções dos aplicativos BrOffice Writer e BrOffice Impress e realizada uma atividade prática no final, organizando os alunos em equipes, assim formaram-se 4 equipes para desenvolver a seguinte atividade: Pesquisar sobre um Software Livre (Histórico, Características, Vantagens e Desvantagens, Interface e Conclusão), onde os Softwares Livres utilizados no período matutino foram: Kurumin, Ubuntu, Debian e Mandriva. No período vespertino os Softwares Livres utilizados foram: Satux, Fedora, Open Suse e Pandorga GNU/Linux, e no final houve uma exposição dessa pesquisa. A oficina teve um papel estimulador para que os alunos busquem mais conhecimento e possibilidades de troca de informações, sendo essencial para o desenvolvimento educacional e profissional deles. Visto que a metodologia utilizada proporcionou troca de ideias e cooperação entre os membros das equipes formadas na atividade prática desenvolvida.

  • Resumo

    Este artigo apresenta a necessidade de inclusão digital através do software livre para os Empreendimentos Econômicos Solidários no município de Rorainópolis, Sul de Roraima. Assim pesquisas de campo foram realizadas com participantes diretos do projeto Educação Sustentável Sinérgica e Social em projetos de Assentamento no Estado de Roraima - EDU3S, executado pela Universidade Federal de Roraima – UFRR e patrocinado pela PETROBRÁS, através do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, no período de 2011 a 2012. Este trabalho objetivou a inclusão digital através do software livre dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) no município de Rorainópolis-RR, instruindo participantes deste projeto na utilização das principais ferramentas do pacote de softwares BrOffice para melhoria dos aspecto gerencial e administrativo dos empreendimentos. Também buscou criar um efeito multiplicador dentre os integrantes da oficina, visando solidificar a inclusão digital neste campo. Concluímos a pesquisa analisando os relatos e alguns impactos observados pelos participantes dessa formação e ressaltando a importância do emprego do software livre em seu aspecto ideológico e instrumental na organização dos empreendimentos que contribuem para esta consolidação da Economia Solidária em Roraima.

  • Alan Freihof Tygel, Leonardo Gonçalves, Mayara Santos, Gabriel Marques , Maria Luiza Machado Campos

    Resumo

    Em 2008, o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, posto que mantém ainda em 2014. O uso de mais de 1 bilhão de litros de venenos por ano têm causado grande impacto na saúde e no meio ambiente. Entretanto, a falta de dados confiáveis sobre os vários aspectos do uso de agrotóxicos e seus efeitos dificulta a ação do poder público e dos movimentos sociais na denúncia das intoxicações e anúncio das alternativas. Neste sentido, o Observatório de Atenção Permanente ao Uso de Agrotóxicos foi desenvolvido com objetivo de ser um portal de dados abertos que possa subsidiar ações contra o uso de venenos e em defesa da vida.
    Neste projeto, foi implantado o sistema de gestão de conteúdo DKAN, que permite a disponibilização e visualização de conjuntos de dados através de um portal na Internet. Ferramentas que permitem processos interativos de diálogo sobre os dados estão sendo utilizadas, entendendo que a simples disponibilização dos dados não gera mobilização por si só. Neste sentido, o desafio do Portal é ser um sistema útil para os movimentos sociais que atuam neste campo.

  • Débora Rosa Nascimento, Daniel Profeta Moreira Santos, Kathleenn Lopes Melendez, Jucian de Souza Sena, Marília Aparecida Nogueira Chichorro

    Resumo

    Um dos graves problemas da educação brasileira refere-se à evasão dos estudantes do curso de origem. Embora seja difícil quantificar, é evidente que a evasão escolar causa prejuízos aos cofres públicos e aos cidadãos, seja pelo não aproveitamento efetivo de todas as vagas ofertadas pelas instituições de ensino ou pelo mau direcionamento do dinheiro público. Os primeiros resultados dos estudos da evasão no Instituto Federal Minas Gerais campus Governador Valadares - IFMG-GV mostram elevados índices de evasão em todos os cursos ofertados pela instituição. Fenômeno este que ocorre por vários fatores. Para efeitos dessa pesquisa entende-se como evasão o índice de saída definitiva do estudante do seu curso de origem sem concluí-lo. O objetivo do projeto é realizar um estudo aprofundado do perfil dos estudantes do IFMG-GV, através de análise estatística e determinar as principais causas da evasão escolar e do baixo desempenho acadêmico.

  • Alcione A. N. de Lima, Zaqueu R. da Poça, Fabricio N. L. da Silva, Adebaro A. dos Reis

    Resumo

    Este artigo faz uma discussão acerca do estudo de caso de um estabelecimento rural situado na região das ilhas no município de Abaetetuba - Pará, que por meio de um conjunto de técnicas e ferramentas de observação sistêmica, nos auxiliaram a traçar a realidade vivida pela família, bem como a verdadeira realidade do sistema de produção local e toda a dinâmica envolvida, proporcionando-nos assim uma nova perspectiva da relação homem e natureza, norteadora do modo de vida do ribeirinho paraense.

  • Marden Cerqueira, Rodrigo Aponte Mazza, Wagner R. Curi Filho, Machado Alves

    Resumo

    O artigo faz uma reflexão sobre as relações de trabalho em ambientes autogestionários, direcionada para as reuniões. Para tal são abordados os conceitos de economia solidária, autogestão e as relações de poder nas organizações para discutir as interfaces destes três temas em empreendimentos de economia solidária. Este trabalho está baseado no estudo de caso sobre duas associações que adotaram a autogestão não só como metodologia de administração, mas como uma alternativa política, social e econômica. As associações estudadas apresentam dificuldades para a real implementação da autogestão, podendo ser observado através dos dados colhidos, tendo como problema principal o desinteresse por parte dos associados nas tomadas de decisões juntamente com desmistificação do paradigma que dita a necessidade de toda organização deve ser pautada na hierarquia dos cargos para obter sucesso. Assim o presente trabalho verifica a lacuna existente entre autogestão conceitual proposta na literatura comparada com a autogestão real e suas relações de poder nas associações analisadas.

  • Fernanda Araujo, Vicente Nepomuceno, Denise Alvarez, Marcelo Figueiredo

    Resumo

    A recuperação de empresas é uma prática desenvolvida por trabalhadores que assumem a gestão de empresas falidas. Nossa pesquisa, em andamento, pretende investigar as mudanças organizacionais ocorridas a partir da recuperação. Na primeira fase da pesquisa identificamos algumas dessas mudanças, a partir de um mapeamento nacional de abordagem quantitativa. No entanto, essa abordagem não foi suficiente para esclarecer outros aspectos das transformações organizacionais oriundas do processo de recuperação. Logo, a questão que se coloca é: Que metodologia deve ser utilizada para entender as mudanças organizacionais nas Empresas Recuperadas por trabalhadores no Brasil?Ao final do artigo propomos uma estratégia de pesquisa ancorada na ergonomia da atividade e na perspectiva ergológica. E apresentamos os primeiros resultados alcançados com o uso dessa metodologia na COOPERMINAS.

  • Janayna G. Araújo, Naiara Pontes

    Resumo

    Este trabalho busca conhecer a importância da capacitação em tecnologia do pescado como instrumento de inclusão sócioprodutiva para os produtores rurais do no município de São Miguel do Guamá, além de contribuir com a qualificação dos indivíduos visando propor melhorias nas condições de vida e trabalho, apresentando técnicas de beneficiamento utilizadas para agregar valor aos produtos e dinamizar a comercialização de pescado. A inclusão socioprodutiva têm como objetivo a inserção social e capacitação técnica dos produtores para dinamização do mercado de trabalho, bem como o fortalecimento das atividades produtivas desenvolvidas na região. Os resultados desse trabalho fazem parte do acompanhamento do curso de tecnologia do pescado realizado com 18 participantes na sede comunitária do município. Através da aplicação de um questionário semiestruturado foi possível realizar um levantamento socioeconômico dos alunos e conhecer a perspectiva profissional dos participantes. Os resultados demonstraram que existe a necessidade de acompanhar os produtores rurais com capacitação técnica visando de fato a inclusão sócioprodutiva, pois percebe-se entre os entrevistados a ausência de politicas que promovam a inclusão e valorização profissional desses indivíduos, resultando em incertezas e uma baixa perspectivas profissional para a promoção de melhorias na produção de pescado na região.

  • Resumo

    Este artigo tem como finalidade apresentar o modo como o SOLTEC – Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ se organiza, de modo a destacar as diferenças entre o modelo de organização estrutural de uma instituição autogestionária em relação as instiuições heterogestionárias (ou tradicionais). Tivemos como base de nossa análise o SOLTEC, que define como sua identidade ser um “programa interdisciplinar de extensão, pesquisa e formação, que desenvolve projetos em rede com abordagem territorial e participativa, nos campos da Tecnologia Social e da Economia Solidária, visando à construção de políticas públicas para a equidade social e o equilíbrio ambiental” Assim, para que pudéssemos conhecer e esclarecer os pontos em que nos aproximamos da proposta de autogestão, assim como os pontos nos quais nos distanciamos. Ao longo do documento destrinchamos o funcionamento da organização, bem como a forma como o núcleo se organiza e atua, comparando o que acontece no nosso dia-a-dia com o que seria esperado em instituições convencionais (não-autogestionárias).

  • Valtércio M. da Silva, Gicélio Cassiano de Figueiredo, Isaías da Silva Araújo

    Resumo

    A pesquisa foi realizada com o objetivo de trazer às claras as transformações que a Política Pública de acesso à água, o Programa um Milhão de Cisternas (P1MC) do Governo Federal, tem trazido para modificar e melhorar a vida da população do semiárido na sua relação e convivência, suas possibilidades, potencialidades, também suas limitações e perspectivas. Para desenvolvimento desse trabalho de estudo da realidade, nossa proposta se encaminhou pelos princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo. Desse modo, a metodologia dessa pesquisa se desenvolveu a partir da elaboração de uma entrevista para ser realizada com as pessoas beneficiadas pelo programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) do Governo Federal. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas gravadas por meios de visitas e conversas informais com pessoas beneficiadas pelo programa P1MC. Tivemos como lócus de pesquisa, as seguintes cidades do Rio Grande do Norte: Bom Jesus, São Miguel do Gostoso e Patu. A pesquisa pôde constatar a importância das cisternas para a população que é atendida por essa Política Pública. Houve mudanças e transformações na vida delas, a principal delas é o acesso à água para consumo.

  • Rosina Pérez Menafra

    Resumo

    O trabalho aborda a experiência de duas cooperativas de catadores de Maceió, a COOPVILA e a COOPREL, para refletir sobre os desafios que enfrenta a constituição de empreendimentos de gestão coletiva em segmentos de trabalhadores sem experiência anterior de participação e associação. Nos últimos anos, as cooperativas de catadores foram estimuladas e fomentadas através de políticas públicas variadas, e de uma legislação favorável que promoveu avanços significativos no setor da reciclagem. As cooperativas são visualizadas como ferramentas de inserção social que oferecem melhores condições de trabalho e aumento de renda a trabalhadores que exercem uma atividade fundamental do ponto de vista do meio ambiente, mas que paradoxalmente trabalham em condições extremamente precárias e de risco para sua saúde e integridade física e social, numa cadeia produtiva injusta que os segrega da maior parte dos lucros obtidos. Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa empírica sobre as transformações no contexto de atuação dos catadores e seu impacto na experiência de trabalho em cooperativas, levando em consideração a forma em que os trabalhadores vivenciam essas transformações.

  • Carla da S. Matos, Rozenir M. dos Santos, Ligia P. C. do Rosário, Adebaro A. dos Reis

    Resumo

    O presente trabalho aborda as principais técnicas de manejo de açaizais nativos, tendo por objetivo compreender a importância da tecnologia social de trabalho manejo de açaizais nativos para a elevação da produtividade de açaí (Euterpe Oleraceae Mart.) durante a safra e no período de entressafra nas comunidades ribeirinhas em Igarapé-Miri, estado do Pará, nessa região inicialmente a exploração dos açaizais nativos era realizada de forma intensiva e sem nenhum trato cultural, resultando em baixa produção no período de safra e pouca ou nenhuma produção no período de entressafra. A partir da década de 90, ribeirinhos inovadores dessa região por meio de observações cotidianas em suas unidades produtivas passaram a criar tecnologias sociais de trabalho para o cultivo do açaí. Desde então, a adoção manejo de açaizais nativos para o aumento da produção de frutos tornou-se uma pratica amplamente difundida entre os produtores e os agricultores familiares pioneiros a aderirem a inovação em suas unidades produtivas, tornaram-se posteriormente multiplicadores de suas experiências buscando aperfeiçoar as técnicas e incentivar outras famílias a adotarem e difundirem a tecnologia de manejo nos açaizais nativos para elevação da produção de frutos na safra e garantir produção no período de entressafra.

  • Alvaro Moura, Sueline S. Souza, Alessandra B. Azevedo

    Resumo

    A questão da saúde e segurança no trabalho é uma temática que tem recebido relevante destaque no Brasil, devido aos altos índices de doenças e acidentes ocorridos e gerados no ambiente laboral. No cooperativismo a temática ainda está aquém do esperado, tanto nas questões da prevenção como no levantamento de dados quantitativos e qualitativos que mostrem a realidade desse grupo de trabalhadores que trabalham sob a perspectiva da autogestão. Como realidade preponderante no mundo cooperativo destaca-se como um grande desafio para as cooperativas à implantação de programas e ferramentas de Saúde e Segurança do Trabalho. Este artigo tem como objetivo discutir a saúde e segurança no trabalho apresentando a importância e como se dá o gerenciamento dos diversos riscos existentes na Coopamido. E para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema e um estudo de caso na Coopamido, buscando entender a importância da temática e quais são os programas e ferramentas de prevenção à saúde física e emocional que a cooperativa desenvolve para os trabalhadores.