v. 12 n. 1 (2015): Anais do XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UFBA

Salvador, BA, BR

agosto 12, 2015 – agosto 15, 2015

Publicado: 2020-05-05

Artigos

  • Lourdes Brazil, Larissa Simões de Mattos

    Resumo

    O presente artigo foi elaborado com base nos resultados parciais de uma pesquisa, cujo objetivo é construir estratégias que contribuam para aproximar a Engenharia Civil e seus ´profissionais do processo de construção de cidades sustentáveis. A experiencia vem sendo desenvolvida desde 2012 junto aos alunos da disciplina metodologia cientifica aplicada à engenharia do curso de engenharia civil da Universidade Federal Fluminense- UFF A estratégia de aproximação é constituída por uma abordagem que enfoca a cidade, os projetos urbanos no contexto das cidades globais, as insustentabilidades decorrentes desses projetos, as formas de enfrentamento das mesmas e a participação dos engenheiros .A estratégia vem sendo implementada através de palestras, workshops e atividades no grupo de pesquisa Engenharia, Cidades e Sustentabilidade. Os resultados mostram que está havendo uma aproximação dos estudantes com a construção da sustentabilidade urbana de forma ampliada e progressiva. Um aspecto importante é que os estudantes que anteriormente admitiam tão somente contribuições técnicas nas apreas ambientais, atualmente consideram que pode haver contribuições para as areas sociais, culturais, etnicas e outras mais

  • Fábio Brito, Juliana Oliveira, Lúcia Almeida, Liana Figueira

    Resumo

    Diante da importância da educação na sociedade global e do conhecimento científico gerado nas universidades brasileiras, bem como a transformação da cidadania para o desenvolvimento sustentável nos órgaõs públicos federais, a Universidade Federal do Pará (UFPA), vem adotando um novo modelo de gestão dos resíduos, aliado a educação ambiental. Tal modelo constitui uma forma concreta de contribuir para promoção da dignidade, cidadania e inclusão social, dentro de um processo de ampliação da consciência socioambiental da comunidade universitária com relação à coleta seletiva dos resíduos na fonte geradora, com destinação aos catadores de materiais recicláveis. O presente trabalho tem por objetivo inserir os comerciantes de alimentos e ambulantes dos quatro setores da cidade universitária Prof. José da Silveira Netto, no processo educativo da Coleta Seletiva Solidária. Os procedimentos da pesquisa compreenderam: levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, com avaliação quantitativa e qualitativa do processo educativo. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante a comemoração ao Dia do Meio Ambiente de 2014, em uma ação educativa abordando as principais necessidades reveladas pelos questionários, sendo elas: palestras de boas práticas para manipulador de alimentos, direitos e deveres na ocupação do espaço na cidade universitária e a responsabilidade socioambiental da Coleta Seletiva Solidária da UFPA.

  • Ueriton C. F. Filho, Clara L. B. S. Rezende, Sidney Soueiro, Eliene C. Figueiredo, Acimarney C. S. Freitas

    Resumo

    O respeito e a preservação ao meio ambiente devem ser elementos decisivos no desenvolvimento das atividades econômicas. Contudo, o impasse reside ainda nos interesses econômicos de alguns em detrimento à preservação do meio ambiente, apesar da mudança de cenário em função da crescente pressão mundial em direção à adoção de medidas e de empresas sustentáveis ou “verdes” por meio do licenciamento ambiental e seus condicionantes atribuídos. A necessidade por tecnologias mais eficientes e da quebra de paradigmas dentro da sistemática atual, redefinindo conceitos tradicionais ou também os adequando àquela nova ordem mundial deve ser continuo, de maneira que seja minimizada e coibida a agressão ao meio ambiente com avaliação do profissional da engenharia ambiental. Tais impactos ocorrem devido à contribuição por seus derivados que vêm ocorrendo ultimamente, causando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente. O presente trabalho faz reflexão acerca do profissional ligado as ciências ambientais e seu papel, com o auxilio de estudantes de outras universidades.

  • Alciene O. Felizardo, Amanda Rayana da S. Santos, Wagner Luiz N. do Nascimento, Adebaro A. dos Reis, Acacio Tarciso M. de Melo

    Resumo

    O presente trabalho tem por objetivo analisar por meio da abordagem sistêmica, o sistema família-estabelecimento em ecossistema de várzea, a partir da imersão no meio rural, possibilitando a interação entre o conhecimento empírico (comunidade) e o conhecimento científico (universidade). Recorreu-se a algumas ferramentas de coleta de dados como questionário semiestruturado, técnica de entrevista semiestruturada, a caminhada transversal e o método da observação participante. A família consegue assegurar a sua reprodução social, por meio da constante evolução qualitativa e quantitativa da base de recursos, a partir da inclusão de outras culturas perenes e da melhoria do manejo, respectivamente. Assim, a imersão no meio rural por meio do estágio supervisionado do IFPA- Campus Castanhal tem representado um importante espaço de reflexão, comunicação e elaboração crítica entre a realidade do campo e a teoria fornecida nas disciplinas ministradas, proporcionando espaços de formação que permitem a adoção da abordagem sistêmica. O que reflete valorização o diálogo com a sociedade e faz com os futuros profissionais repensem as condições de intervenção sobre a realidade, garantindo ao estudante a oportunidade de ampliar seu compromisso social dentro de um processo educativo e participativo com a sociedade.

  • Djalma A. Rangel, José de F. Júnior, Kelly C. Figueiredo

    Resumo

    Devido aos grandes volumes de lixo produzidos diariamente em todo mundo, reciclar tornou-se algo essencial para a continuidade dos ciclos de vida na terra. Em face disso percebe-se a importância de pesquisas para o aperfeiçoamento dos processos de reciclagem. No Brasil alguns autores abordam problemas sobre os processos de triagem de material reciclável e apresentam algumas técnicas e metodologias. Sabendo da dificuldade na fase de escolhas das melhores técnicas ou metodologias, este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento e análise, em trabalhos acadêmicos, sobre os tipos de problemas encontrados nos processos de triagem de resíduos sólidos e relacioná-los às técnicas e metodologias utilizadas. Para isso, é feita uma breve comparação através de uma tabela e posteriormente uma descrição das técnicas/metodologias citadas. Verificou-se que não há muita singularidade entre as questões e os métodos de abordagem escolhidos pelos autores. Ao final indicou-se as mais relevantes técnicas e metodologias de melhoria para servir de apoio nas escolhas dos futuros trabalhos acadêmicos.

  • Fabiane C. da Cunha

    Resumo

    Atualmente os resíduos sólidos têm ganhado cada vez mais a preocupação em relação aos impactos provocados ao meio ambiente. Alguns empreendimentos da Economia Solidária como as cooperativas e associações de catadores que reciclam os resíduos, são uma das alternativas para minimização dos danos provocados ao ambiente. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo verificar como ocorre o gerenciamento dos resíduos sólidos em uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis situada no município de Cruz das Almas. A metodologia utilizada contou com uma pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta, uma pesquisa documental para levantamento de informações sobre a Associação e a pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas realizada com os membros. Além disso, foram feitas observações na rotina, organização e condições de trabalho no interior do galpão de triagem. No levantamento de dados foi possível perceber que desde o ano de 2010 a Associação vem sendo acompanhada pela Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e conta com a participação do poder público municipal, onde foi possível garantir o espaço físico (galpão) para as atividades e apoio logístico na coleta e comercialização dos materiais.

  • Kelliany Medeiros Costa, José Leandro da Silva Duarte

    Resumo

    A discussão sobre a importância da preservação ambiental propõe que o conceito de permacultura seja inserido em uma mudança de hábito saudável e consciente, principalmente ao tratar do uso constante de materiais e tecnologias convencionais. Esses materiais apresentam um elevado índice de consumo no setor da indústria da construção civil, elevando o custo dos serviços, como também agredindo ao meio ambiente. Assim, para amenizar os danos à natureza e visando a economia, tentou-se criar algo que reaproveitasse os materiais descartados na indústria da construção civil. Com isso, surgiram às tecnologias dos materiais não convencionais, no qual possuem vantagens para a sociedade, seja de forma direta ou indireta. De modo geral, tornou-se necessário o investimento em políticas públicas para aplicar a tecnologias de forma correta. Nesse panorama, procura-se beneficiar a população carente, que tem como fonte principal de renda os materiais recicláveis. Assim, esclare-se que se deve utilizar a forma ecológica, atendendo os requisitos do reaproveitamento dos resíduos. Busca-se, portanto, a redução de desperdícios de materiais por meio de conscientização no destino final do lixo. Desse modo, tem-se a metodolgia baseando-se em análise critíca da literatura referente à tecnologia dos materiais não convencionais.

  • Felipe L. A. Vieira, Silvio C. A. de Almeida

    Resumo

    Veículos elétricos são aqueles que utilizam pelo menos um motor elétrico para acionamento das rodas, caracterizando-se pelo baixo nível de ruído e de emissões. Desde a década de 1960, quando as questões ambientais vieram à tona, diversas montadoras voltaram-se para o desenvolvimento desses veículos. No Brasil, destacam-se os esforços da Itaipu Binacional, que comercializa o Palio Weekend Elétrico desde 2006. Esse estudo visa simular o desempenho hipotético de um veículo modelo Fiat Palio Weekend Elétrico e de outro novo veículo, o Tesla Modelo S, alimentados por diferentes tipos de baterias: Panasonic 18650, original do Modelo S, lítio-íon e a bateria Zebra, original do Palio Elétrico. Foi utilizada a ferramenta PAMVEC para simular o desempenho de veículos elétricos. Essa ferramenta é baseada na plataforma Excel e nos permite alterar as especificações das baterias e das plataformas veiculares de modo a analisar a influência desses parâmetros no consumo energético, nas emissões e autonomia de um veículo. Assim, são analisadas as vantagens de cada banco de bateria em cada configuração veicular e a viabilidade da inserção desses veículos na malha rodoviária.

  • Ives Romero Tavares do Nascimento, Estêvão Lima Arrais, Jayne Brazil Xenofonte, Francisco Alexsandro Souza Canuto

    Resumo

    Este ensaio apresenta algumas elocubrações acerca de novos modelos de desenvolvimento pautados na sustentabilidade e ressignificação dos territórios brasileiros. Nesse ponto, as políticas públicas de expansão da educação superior surgem como a possibilidade concreta de viabilização da melhoria da qualidade de vida em todo o país, especialmente no Semiárido brasileiro. É neste espaço que surge a Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição pública de ensino superior criada no seio das recentes discussões sobre o real papel das universidades como forças-motrizes do desenvolvimento territorial. As discussões aqui apresentadas demonstram as possibilidades que a UFCA apontam para o restante do Brasil quando adota a educação contextualizada como a resposta mais plausível no atendimento das demandas sociais por ações concretas de desenvolvimento por meio de cursos de graduação e pós-graduação e projetos de pesquisa, ensino, extensão universitária e cultura atentos às especificidades locais. Por fim, se estabele um conjunto lições que podem ser aprendidas com a UFCA em sua breve história.

  • Mateus Contim Ramos, Valcimar Silva Andrade

    Resumo

    O presente trabalho apresenta os resultados do desenvolvimento de instrumentação que possibilita a medição suficientemente precisa dos consumos de energia e de água de uma instalação de pequeno porte. Os protótipos propostos permitem a medida da potência elétrica consumida da rede e da vazão de água drenada do sistema de abastecimento como funções do tempo. Através das curvas temporais de potência e vazão é possível a obtenção, via cálculo numérico (integração), do consumo de energia e de água. Dado o problema social gerado pela crise energética e hídrica, um dos objetivos do trabalho é atender uma carência de medidas físicas que permitam, com baixo custo, o melhor gerenciamento de ações de conservação de energia e água. Em razão do contorno de baixo custo e opção por um sistema open source, foi utilizado o microcontrolador Arduino. Além disso, objetiva-se a utilização futura do instrumental e os respectivos conhecimentos adquiridos, como objeto de ensino em engenharia, permitindo o uso acessível de sistema de medição em atividades de modelagem que abarquem conhecimentos abordados na formação de um engenheiro de produção (programação, administração, cálculo numérico, eletrônica, automação, física). São apresentadas no corpo do trabalho as etapas de desenvolvimento, detalhes da construção e métodos de calibração de ambos os sensores. Os resultados obtidos no decorrer da calibração dos sensores indicam uma precisão compatível com as necessidades de medição e objetivos propostos.

  • Wallace S. Carvalho

    Resumo

    Este trabalho mostrou a implantação de tecnologias as quais auxiliaram na economia de água, e consequentemente na redução do desperdício. Com utilização de pontos situados em um imóvel predial, composto por sete apartamentos localizado no Bairro de Bento Ribeiro, na cidade do Rio de Janeiro. Assim verificou-se o consumo periódico de água, logo após a instalação do equipamento capaz de medir de fluxo de água.

  • Amanda R. da S. Santos , Alciene O. Felizardo, Regiara C. Modesto, Wagner L. N. do Nascimento, Aldrin M. Benjamin

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos agricultores familiares às mudanças climáticas e as interferências na agricultura da comunidade do Arapepó, Salinópolis/Pa. Metodologicamente utilizou-se as ferramentas de DRP como entrevista semiestruturada, contendo questões sobre as características gerais das propriedades agrícolas informações socioeconômicas dos agricultores e sua percepção frente às mudanças do clima, além da observação direta e caminhadas transversais. Verificou-se que a maior parte dos Agricultores entrevistados tem conhecimento a respeito das discussões sobre mudanças no clima global. Além disso, a percepção é mais elevada quando se trata de alterações da temperatura. Os agricultores têm respondido a tais mudanças notadamente por meio de alterações em datas de plantio e colheita, uso de irrigação ou cultivando culturas rusticas. Contudo, a adoção de estratégias adaptativas ainda é muito baixa. Essa é uma tendência de diversos países em desenvolvimento, muitas vezes explicada pelo baixo acesso a crédito, informações, assistência técnica, entre outras dificuldades que comprometem a adaptação. A não adoção de sistemas adaptados pode comprometer sobremaneira a agricultura, uma vez que os produtores estarão expostos a níveis mais altos de vulnerabilidade.

  • Natalia R. Lopes, Hilano J. R. de Carvalho

    Resumo

    O planejamento agregado é uma ferramenta que auxilia no planejamento e no monitoramento da produção, visando atingir as necessidades e expectativas do empreendimento no longo prazo. Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do planejamento agregado em consonância com os princípios da economia solidária em uma cooperativa de reciclagem (COPERCICLA), localizada em Ituiutaba/MG. Para tal, primeiramente, foram coletados os dados históricos de vendas de maio de 2010 a dezembro de 2014. Após analisar os dados de demanda da COPERCICLA, identificou-se a abordagem e o método quantitativo que mais adequado. A seguir, aplicou-se os métodos das planilhas correspondentes às estratégias de planejamento agregado. As estratégias foram adaptadas para o contexto da economia solidária e comparadas a fim de estabelecer qual aquela que mais se adequaria ao caso de um empreendimento solidário.

  • Thiago Nogueira, Sandra Rufino

    Resumo

    Este trabalho apresenta a sistematização das diversas visões e análises obtidas nas 3 (três) visitas realizadas à New Era Windows Cooperative. As visitas foram realizadas nos dias 09 de outubro, 11 e 12 de dezembro de 2014. Os dados para análise foram coletados por meio da aplicação de questionários, conversas informais com os trabalhadores da fábrica e documentação (reportagens e trabalhos sobre a empresa). A cooperativa de janelas, hoje formada por 19 trabalhadores (16 cooperados e 3 contratados) está localizada na cidade de Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. A New Era Windows é uma cooperativa norte-americana formada por ex-trabalhadores sindicalistas oriundos da empresa falida Republic Windows and Doors em Goose Island (única ilha no Chicago river), que lutaram para salvar seus postos de trabalhos e pela manutenção da sua renda. Os trabalhadores ocuparam por duas vezes (em 2008 e novamente em 2012) a fábrica em sua luta para garantir os seus direitos.

  • Sandra Rufino, Ana C. B. Araújo, Ana L. M. Gadêlha, Andressa K. de S. Damasceno, Andrielle M. de Lima, Pedro G. A. Câmara, Rosanya M. de G. Azevedo

    Resumo

    Os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) se caracterizam por seguirem os princípios da Economia Solidária e se guiarem nessa alternativa à exploração do trabalho típica ao capitalismo. A adaptação dos membros dos EES a esses princípios é uma construção contínua e, na prática, observa-se que existem dificuldades recorrentes, tanto nas práticas gestionárias quanto na formação desses membros. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar a vivência da aplicação do modelo construído de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) utilizado em um EES na FETRAF/RN, o Coletivo de Mulheres da FETRAF. O método foi aplicado pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão PEGADAS/UFRN, em parceria com a INICIES/UFRN, e desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas e adaptação de materiais para melhor aplicabilidade à realidade do Coletivo. Os resultados daí advindos tem o intuito de servir como modelo replicável para outros EES, de forma que eles possam extrair benefícios para suas atuações e se fortaleçam no processo de autoavaliação e na concepção de soluções viáveis.

  • Rosina Pérez, Flavio Chedid Henriques, Mariana D S. Rio, Rodrigo Carvalho Gomes

    Resumo

    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em andamento que buscou realizar uma análise organizacional do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ). A pesquisa está sendo realizada pela Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão (COORDEPE) do Soltec e busca exercitar o autoconhecimento, a reflexão e a construção permanente do núcleo, partindo da hipótese de que é possível ao buscarmos a construção de espaços alternativos ao hegemônico, reproduzirmos lógicas de exclusão. A escolha da metodologia de pesquisa-ação se deu devido a um acúmulo teórico e prático que o Soltec possui dessa estratégia de pesquisa. A pesquisa foi organizada em três fases, onde se aplicaram técnicas complementares de abordagem da pergunta postulada: uma fase de entrevistas em profundidade, uma fase de levantamento quantitativo através de questionário eletrônico e uma fase de discussão coletiva dos resultados. Os resultados parciais apontam para a existência de temas que precisam ser aprofundados pelo coletivo com o objetivo de ampliar as vivências de prazer no trabalho e compreender melhor elementos geradores de sofrimento.

  • Welton J. P. dos Santos, Allan D. F. Corrêa, Juliana S. F. e Silva, Michelle P.F. Nery, Alisson Ribeiro, Orlando F. Silva

    Resumo

    Este trabalho visa associar as tecnologias e dispositivos desenvolvidos na engenharia elétrica e o auxílio à sociedade, mas especificamente aos portadores de deficiência visual. Para tanto, desenvolveu-se um dispositivo de auxílio para a detecção de obstáculos aéreos. A ideia surgiu mediante a observação das dificuldades de locomoção que os portadores de tal necessidade apresentam ao se depararem com obstáculos cuja bengala (acessório para o auxílio no caminhar) não consegue distinguir em situações do dia-a dia. Sua implementação se deu por meio da utilização de um sensor ultrassônico de distância (HC-sr04) em conjunto com uma placa Arduino Mega, além do desenvolvimrnto de um suporte para fornecer energia ao dispositivo por meio da porta USB (Universal Serial Bus). Onde o sensor fica localizado em um chapeu, na cabeça do usuário, e a placa Arduino junto com o modulo alimentador fica localizado no bolso, sendo a conexão, entre essas duas partes, feita por fios que passam por dentro da vestimenta do utilizador.

  • Fabiane C. da Cunha

    Resumo

    Os resíduos sólidos são uma das maiores preocupações atuais e representa um desafio para os poderes públicos, pois causam vários impactos para a sociedade. A implantação de programas de coleta seletiva tem um papel extremamente fundamental para minimização dos problemas que os resíduos sólidos provocam no ambiente, na saúde e nas relações sociais dos cidadãos. Assim, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a participação da população de Cruz das Almas - Bahia na coleta seletiva solidária de materiais recicláveis. A metodologia adotada baseou-se numa pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta e a pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas realizada com moradores de dois bairros onde a coleta seletiva foi implantada por uma Associação de catadores de materiais recicláveis no município. No levantamento de dados foi possível identificar que a maior parte dos entrevistados participam da coleta seletiva, doando seus recicláveis a Associação de catadores. Além disso, as intervenções nos bairros foram de grande importância para o trabalho detes profissionais, pois foi possível entender que os moradores identificam este empreendimento como um dos principais responsáveis pela conscientização social e pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados em suas residências.

  • Resumo

    As Organizações Não-Governamentais (ONGs) auxiliam o Estado na consecução dos seus objetivos, a fim de promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. Para isso, elas precisam de ajuda financeira para desenvolver seus projetos, sendo a captação de recursos, um grande desafio a ser vencido. Este artigo tem como objetivo proporcionar melhorias em uma ONG, localizada na cidade de Niterói, no RJ, por meio da aplicação de ferramentas de Engenharia de Produção, para auxiliar na captação de recursos como o PDCA, fluxograma e SIPOC. Através de entrevistas e observações em campo foi possível mapear o processo de levantamento de fundos encontrando a atividade crítica (gargalo). A partir de então foram propostas mudanças para a melhoria no processo com o uso de bazares abertos ao público e cadastramento de uma carteira de doadores para futuras consultas.

  • Lucas Carvalho, Fernando Rodrigues, Rodrigo Ferreira, Pedro Braga, Alan Tygel, Celso Alvear , Rodrigo Primo

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da disciplina Software Livre e Metodologias Participativas, ministrada no Departamento de Engenharia Eletrônica (DEL/POLI) da UFRJ desde 2011. Esta disciplina atualmente é optativa para alunos de cursos de Engenharia Eletrônica, de Computação e do curso de Ciência da Computação. Ao longo desses anos, foram três turmas já finalizadas e a quarta turma está em andamento. A disciplina é composta por uma primeira metade teórica, e outra com foco em trabalhos práticos de desenvolvimento de software a partir da demanda de grupos sociais. Como principais resultados, a disciplina gerou softwares que estão em uso, teve como desdobramento alguns projetos de extensão e permitiu que os alunos vislumbrassem outras possibilidades profissionais através das reflexões sobre software livre, métodos ágeis, design participativo e tecnologias sociais.

  • Brenna K. A. Aires, José A. G. A. César, Angela L.Miranda L.Miranda

    Resumo

    O presente trabalho apresenta a importância e o impacto da disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação ética e humana do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BC&T) da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O bacharelado integra em sua grade curricular componentes das áreas de ciências exatas e humanas, atribuindo-lhe caráter interdisciplinar, com o objetivo de formar indivíduos, sejam eles futuros engenheiros, cientistas ou bacharéis em C&T, capacitados tanto no âmbito técnico quanto sócio humanístico. A componente de CTS é responsável pela discussão crítica e filósofica acerca das relações entre C&T e a sociedade. Suas principais dificuldades são: mínima carga horária de 30h/aula, número excessivo de discentes, e a não continuidade de componentes obrigatórias da área. Essa adota estratégias pedagógicas que vão além da sala de aula, com grupos de estudos (GE’s) semanais, e acompanhamento dos discentes por uma equipe de professores e monitores. Dessa forma propicia um melhor desempenho individual dos discentes na disciplina, bem como uma formação crítica e reflexiva acerca dos impactos da atuação futura de cada um, e ainda, fomenta uma discussão ética e cidadã sobre C&T que se estende para além da universidade.

  • Lucas Gabriel Bezerra Lima

    Resumo

    O Terceiro Setor é um dos grandes fenômenos da nova economia e tem crescido em largos passos no século XXI na tentativa de gerar alternativas sociais viáveis que possam colaborar com o desenvolvimento humano. As entidades que participam de ONGs e fundações, que não possuem fins lucrativos, surgem, em sua grande maioria, de grupos articulados dentro da sociedade, cuja finalidade é atender demandas sociais. Nos últimos anos, é clara a importância destas entidades na promoção do desenvolvimento social e sustentável. Este trabalho se trata de um estudo que ilustra a participação, a influência e as contribuições que geram na melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados e principalmente dos produtores rurais do nordeste. Em seguida, apresenta-se um estudo de caso realizado na AGENDHA – Paulo Afonso – BA (Assessoria e Gestão em Estudo da Natureza e Desenvolvimento Humano e Agrícola), para a comprovação cientifica de diversos conceitos abordados na teoria. Concluindo o estudo, foi comprovada a importância do trabalho voluntário na superação da pobreza.

  • Arlan J M Dantas, Nadiane M S Tibúrcio, Samara W G Araújo, Jair F Souza

    Resumo

    Apresentar e compreender ocorrências de fraudes no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que desde 2009 é marcado por falhas na segurança durante a realização do concurso. Estas fraudes são ocasionadas pelo uso de equipamentos eletrônicos, que permitem o vazamento de informações sobre questões da prova ao longo de sua efetivação. Em virtude disso, buscando uma possível solução, que impedisse qualquer tipo de comunicação com meio externo, foi pensado no BRW (Bloqueador de Redes Wireless), aparelho que teria finalidade, como o próprio nome descreve, de bloquear qualquer sinal de rede sem fio na sala em que a prova estivesse sendo aplicada. Mediante a esta solução, foi elaborado um formulário, que tem o intuito saber qual o pensamento dos candidatos realizadores do exame, em relação à segurança, as fraudes ocorridas no concurso e a utilização de bloqueadores de sinal no decorrer da prova, para apurar dados que comprovam a necessidade de apoio tecnológico na execução do ENEM. Sendo assim, a utilização de BRW seria para contribuir junto à fiscalização do concurso, evitando fraudações.

  • Emanuelle R. Martins, Delanno M. de O. Melo, Valesca P. S. Santana, Larissa Mª. A. de A. Falcão

    Resumo

    É notável que a indústria da construção civil vem crescendo no Nordeste brasileiro. O aumento do poder aquisitivo da população aliada à baixa dos preços dos materiais vem contribuindo fortemente para este crescimento, atingindo todas as camadas da população. Apesar das melhorias econômicas e da acessibilidade aos materiais de construção é explicito um costume perigoso: a realização de obras e reformas prescindindo de arquitetos e engenheiros a fim de economizar, por falta de informação ou mesmo por receio em sofrer alguma fraude, entre outros motivos. Este contexto caracteriza a autoconstrução. Este mesmo cenário gera preocupações, tais como o aumento desenfreado das cidades, construções em locais de risco e falta de estrutura das próprias construções em si, podendo colocar a vida de muitas pessoas em risco. Dessa forma, o GTMCS, Grupo de Trabalho de Materiais e Construção Civil e Segurança do Trabalho, juntamente com a Universidade Federal do Cariri, vêm propor um modelo de projeto de extensão visando auxiliar tecnicamente os autoconstrutores, de forma a levar os alunos bolsistas do curso de engenharia civil, auxiliados pelos professores da construção civil, a desenvolver projetos, orçamentos e acompanhamento de obras na cidade de Juazeiro do Norte – CE, caracterizando, assim, a autoconstrução assistida.

  • Michelle P. F. Nery , Alisson Ribeiro, Juliana S. F. e Silva, José G. da S. A. Junior, Marcos P. R. Cabral, Matheus C. Silva, Wesley B. Tavares, Thiago H. F. Nascimento, Orlando F. Silva

    Resumo

    Este trabalho visa mostrar o sucesso que o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica (PET-EE) da UFPA tem alcançado nas práticas de interação entre o curso de Engenharia Elétrica e a comunidade externa, atrevés dos chamados projetos de extensão. Aborda os projetos aplicados como também as parcerias obtidas. O que torna efetiva a ideologia de que conceitos aprendidos em sala de aula podem ser aplicados na sociedade, beneficiando à mesma e contribuindo para o avanço tecnológico e o desenvolvimento social.

  • Fernanda Araujo, Vicente Nepomuceno, Denise Alvarez, Marcelo Figueiredo

    Resumo

    Este artigo apresenta o percurso do projeto META - Mineiros para o Estudo do Trabalho na Autogestão. O Projeto META foi uma pesquisa-ação desenvolvida na COOPERMINAS tendo como base a Ergonomia da Atividade e a Análise Ergonômica do Trabalho. Esse referencial teórico-metodológico nos permitiu aprofundar a análise do trabalho em uma empresa de autogestão, facilitando a compreensão de uma situação de trabalho específica e gerando um conjunto de recomendações para a sua transformação, com vistas a favorecer a saúde e segurança dos trabalhadores e a produção na empresa.

  • Diogo Ferraz, Fabíola C. R. de Oliveira, Maria R. P. Assumpção

    Resumo

    Em 2015, o Governo Federal lançou o slogan “Brasil Pátria Educadora”, colocando foco na política educacional até 2018. O objetivo deste artigo é discutir como a educação impacta sobre a renda dos trabalhadores e oferece vantagem competitiva às firmas. Os recursos humanos oferecem conhecimento de forma estratégica, sobretudo, por sua interação com a tecnologia. A teoria do Capital Humano e a Visão Baseada em Recursos (VBR) serviram como arcabouço teórico. Defende-se a hipótese que mais educação gera mais renda. Isto porque, para reter recursos humanos talentosos, que possuam característica de valor, raridade e difícil imitação e substituição, as empresas podem praticar altas remunerações. Utilizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD/IBGE, estimou-se uma equação de rendimentos para o setor da construção civil. O período analisado foi de 2002 até 2013. Buscou-se comprovar que existe diferenciação salarial por nível de escolaridade. A educação formal dos trabalhadores foi utilizada como proxy do conhecimento. Os resultados empíricos demonstraram-se estatisticamente significativos e compatíveis com as teorias propostas. Verificou-se que a renda cresce à medida que o nível de escolaridade dos trabalhadores aumenta e seu conhecimento torna-se mais específico para as firmas.

  • Dayene da R. Rodrigues, Marcus V. S. Silva, Marta da S. Batista, Pedro Senna

    Resumo

    A educação básica no Brasil enfrenta atualmente diversas dificuldades que acarretam ineficiências. A fim de expor algumas dessas situações, o presente artigo foca no ambiente precário de uma creche pública municipal e na utilização de ferramentas da Engenharia de Métodos com o intuito de promover melhorias e reduzir os desperdícios. Após investigar as reais condições do local, percebeu-se a existência de problemas ligados à merenda escolar, inclusive com inúmeros casos de doenças como intoxicação alimentar, apresentadas por aqueles que ingerem tais alimentos. Sendo assim, pretende-se contribuir através da metodologia de implantação do programa 5S para a obtenção de soluções que eliminem essas dificuldades, em sua maioria ligadas ao armazenamento dos produtos em estoque, criando um plano de ação em conjunto com a diretoria da unidade de ensino, cuja aplicação foi iniciada de forma emergencial devido às reclamações de pais de alunos junto a Secretaria de Educação do município. Abordando um estudo de caso, este trabalho visa a evidenciar a importância da aplicação de métodos como o 5S em setores não empresariais para a manutenção da qualidade oferecida.

  • Ailton S. De Jesus, Felipe E. F. Gomes, Luana S. S. Oliveira

    Resumo

    A inserção da mulher no mercado de trabalho se deu de forma lenta e gradual. Em determinados setores considerados mais masculinos, como na engenharia, ainda há uma barreira ideológica e com isso o surgimento de dificuldades no avanço da carreira e discriminação. Sendo clara a existência de um bloqueio por parte do mercado para com as mulheres nesta área, a problemática de pessoas fora do padrão normativo heterossexual cisgênero é ainda mais delicada. Esse estudo tem como principal objetivo trazer visibilidade aos enfrentamentos da mulher trans na engenharia, tendo em foco seu ponto de vista quanto à sua aceitação pelo mercado de trabalho e às mudanças inclusivas por parte da universidade, através de um estudo de caso realizado por meio de entrevista e questionário socioeconômico. Foi constatado que houveram avanços tímidos se tratando da inclusão no ambiente universitário, porém os maiores impedimentos são o preconceito e a falta de informação, que por vezes causam situações vexatórias; as perspectivas sobre a absorção por parte do mercado de trabalho são desanimadoras. Espera-se que com a implementação de políticas de informação e conscientização haja uma mudança acerca do respeito e inclusão das pessoas transgênero.

  • Resumo

    O trabalho das empregadas domésticas é comum nas residências e no cotidiano de muitas famílias brasileiras. No entanto, poucas pesquisas foram desenvolvidas no sentido de entender melhor a realidade dessa categoria de trabalhadoras. Como se caracterizam as situações de trabalho vivenciadas pelas trabalhadoras domésticas? Quais as relações entre o trabalho realizado e a saúde das trabalhadoras? O presente artigo utilizou o Inquérito Saúde e Trabalho em Serviços (INSATS) para buscar respostas para essas perguntas. Verificamos importantes constrangimentos na atividade das domésticas que podem impactar na saúde, mas também identificamos elementos que podem favorecer a saúde e o bem estar das trabalhadoras.

  • Leonardo Polli

    Resumo

    O presente artigo ilustra a experiência do autor durante a Residência Técnica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, voltada à Habitação de Interesse Social e Direito a Cidade, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.
    Nesse trabalho realizado juntamente com uma equipe multidisciplinar, o objeto de pesquisa fora a Comunidade Quilombola de Rio dos Macacos, localizada na Região Metropolitana de Salvador, no município de Simões Filho na Bahia.
    O território escolhido para tal intervenção registra um intenso conflito fundiário, onde 67 famílias quilombolas disputam 301 hectares contra um setor extremamente antagônico, a Marinha do Brasil. Diante da necessidade de fortalecer tecnicamente uma comunidade quilombola em seu processo de resistência territorial e cultural, fora desenvolvido, durante um ano, o plano de “Diretrizes Territoriais Preliminares para o Quilombo Rio dos Macacos (BA)”, entregue à comunidade em dezembro de 2014, depois de avaliado na Universidade Federal da Bahia com máxima pontuação.
    Esse artigo não pretende apresentar o projeto desenvolvido em si, mas relatar a metodologia e a técnica utilizada para a construção do mesmo, bem como apresentar uma importante reflexão acerca do papel social cumprido pela universidade.

  • Sandra Rufino, Felipe A. A. De Souza, Laura B. Garcia

    Resumo

    O presente relato foi concebido na perspectiva de disseminar as experiências do grupo na assessoria de empreendimentos econômicos solidários (EES: cooperativas, associações, grupos informais etc.), organizações culturais (OC: grupos de dança, música e teatro, pontos de cultura, ONGs, etc.) redes e cadeias produtivas e para contribuir na formação de referências sobre a assessoria a estes tipos de empreendimentos, mostrando as formas de trabalho possíveis e suas dificuldades cotidianas. Visa construção social do conhecimento, produzindo conjuntamente (comunidade e universidade) efetivas soluções para os problemas e demandas. O grupo universitário originário nas engenharias tem suas ações de extensão baseadas na pesquisa-ação, cuja geração do estudo-ação é resultante de diálogos entre os membros PEGADAS - que atua com gestão, tecnologia e inovação sociais e organizações, empreendimentos ou setores populares, com construção de propostas e resoluções coletivas.

  • Maria Alice L. de Brito Alice L. de Brito, Afonso F. de Sousa Junior, Belchior R. dos Santos, Pallomma P. Lobato, Victor R. dos Santos

    Resumo

    O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre a continuidade do Polo Cerâmico do Poty Velho frente às mudanças promovidas e sugeridas pelos atores sociais e a percepção dos artesãos com relação à sua atividade, com foco de análise no comportamento empreendedor. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada e a pesquisa de dados bibliográficos. O estudo de caso do Polo Cerâmico do Poty Velho é um exemplo de iniciativa de como o estado e as organizações da sociedade podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de políticas estruturantes, fomentar o desenvolvimento local e permitir sustentabilidade para diversas famílias envolvidas. As mudanças promovidas pela intervenção dos atores estiveram voltadas para a formalização das entidades cooperativas, adaptação dos processos de fabricação, adoção de novas estratégias de comercialização, diversificação dos produtos artesanais, aperfeiçoamento das técnicas de modelagem do barro. Todas as ações conduziram para a consolidação do arranjo produtivo local que permitiu criar os alicerces para que os artesãos pudessem dar continuidade às atividades produtivas ao aprender a distribuir tarefas, controlar as receitas coletivamente, compartilhar práticas de gestão e outros conhecimentos responsáveis por manter coesos os valores e crenças da comunidade.

  • Alciene O. Felizardo, Amanda Rayana da S. Santos, Wagner Luiz N. do Nascimento, Adebaro A. dos Reis

    Resumo

    O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o processo de construção de conhecimento por meio das ações de incubação de empreendimentos econômicos solidários, além de expor sua importância no contexto do desenvolvimento rural das comunidades assistidas pelo programa: Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (INCUBITEC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal. Utilizou-se como base metodológica, as ações realizadas pela INCUBITEC na incubação de EES, construídas na relação intercultural estabelecida entre a academia, os empreendimentos solidários incubados e a instituições parceiras. A INCUBITEC, vem garantindo autogestão aos empreendimentos, respeitando suas formas de organização e o conhecimento tácito, o qual se torna elemento essencial de reflexão e de operacionalização dos exercícios práticos no planejamento das atividades de ensino, de pesquisa e nos procedimentos práticos.

  • Camila Laricchia, Diego Correia, Lucia Marina dos Santos, Felipe Addor, Ricardo de Oliveira Filho

    Resumo

    Dentre as ações de ensino, pesquisa e extensão, a invisibilidade da extensão nas universidades públicas brasileiras, mais especificamente na área tecnológica, dificulta a sobrevivência dos grupos que desejam fortalecer esse eixo. Neste contexto, o Núcleo de Solidariedade Técnica/UFRJ é um programa de extensão, ensino e pesquisa que procura aproximar a tecnologia das questões sociais prementes da nossa sociedade. O artigo objetiva apresentar o projeto de extensão de apoio à cooperativa Coopaterra desenvolvido pelo Núcleo Soltec/UFRJ. A Coopaterra é uma organização produtiva coletiva, ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que tem o objetivo de contribuir no beneficiamento e comercialização de produtos de quatro assentamentos do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Em um primeiro momento, é feita uma breve contextualização da questão agrária no Brasil e mais especificamente no Rio de Janeiro. Em seguida, é apresentada a Coopaterra, sua relação com o Soltec/UFRJ e a metodologia de trabalho do projeto. Por fim, trazemos reflexões sobre a relação da Universidade com os problemas sociais, colocando à tona essa necessidade de ambos os lados.

  • Luciano Ramos de Medeiros, Fabricio Nilo Lima da Silva, Mayane de Souza Barbosa, Ligia Paula Cabral do Rosario, Maria José de Souza Barbosa

    Resumo

    O presente artigo aborda, a partir da piscicultura familiar no Nordeste Paraense, a necessidade de priorizá-la como uma política pública de caráter amplo e duradouro, a fim de fortalecer ações de desenvolvimento local, em face do potencial desta atividade como estratégica, mostrando que sua eficiência dispensa políticas sociais compensatórias. A piscicultura familiar é analisada como uma atividade econômica importante para o desenvolvimento sustentável sob a perspectiva de empreendimentos solidários, sua forma de organização do trabalho, sua diversidade em termos de práticas econômicas e sociais devido aos princípios de cooperação, autogestão e solidariedade. Assim, verifica-se que a piscicultura gerida de forma dinâmica possibilita o desenvolvimento rural sustentável, particularmente quando associada aos princípios e práticas da economia solidária.

  • Maria Vitória R. Oliveira, Rafael R. da Silva, José Ítalo da C. Silva, Aldo José N. de O. Júnior, Paulo Henrique C. Nascimento, Jhoe H. dos S. Ohaze, Marcelo A. Santiago, Ícaro N. da S. Moraes, Dilza Maria A. Rodrigues

    Resumo

    Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública, pois tem-se discutido atualmente muito sobre a inclusão digital e sua importância nos espaços educacionais, portanto, ela aborda a necessidade de incluir as tecnologias nas escolas de forma a facilitar e dinamizar o processo de ensino/aprendizagem, democratizando o acesso às ferramentas digitais e fomentando a inclusão digital dos estudantes, abrindo novos caminhos para aqueles que desconhecem as potencialidades das tecnologias. Como problemática, pergunta-se como e com que finalidade são utilizados os recursos do laboratório de informática na escola. Tendo como objetivo central conhecer o uso e aplicações de mídias digitais pelos alunos, apresentando soluções para a subutilização desse ambiente. Para tanto, é preciso primeiramente familiarizar os estudantes com o sistema operacional Linux Educacional, usado nos computadores da escola, em vista disso foi elaborado um jogo denominado Escape, onde os usuários associam ícones do sistema operacional com problemas apresentados no jogo.

  • Átila Pavan, Philip Blocker, Fernando O. Araujo

    Resumo

    O presente artigo discute a formação convencional dos engenheiros pelas universidades brasileiras, evidenciando suas deficiências na função social da engenharia e sinalizando como o trabalho voluntário em ONGs que atuam com tecnologias sociais pode ser contributivo para a ampliação das perspectivas sociais, técnicas e comportamentais dos engenheiros. Em particular, o estudo debruça-se na compreensão das atividades da ONG TETO, com atuação na América Latina e Caribe, e que cujo objetivo é o de melhorar a vida das pessoas de comunidades vulneráveis por meio da construção de novos lares com estruturas de madeira pré-moldadas e a disseminação de conhecimentos gerados a partir de trabalhos conjuntos com as comunidades do país. Como conclusões, o estudo elenca lições aprendidas por estudantes de engenharia mecânica que foram voluntários da referida iniciativa, evidenciando que o aprendizado extrapola, em muito, as questões puramente técnicas ou tecnológicas.

  • Sueline Souza, Alessandra B Azevedo

    Resumo

    O presente artigo tem por objetivo apresentar o debate sobre a cultura da gestão da saúde e segurança laboral nas cooperativas, e discutir a relevância da temática no ambiente de trabalho de cooperativas. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão bibliografica , em um levantamento realizado com cooperativas recuperadas da utilização das ferramentas da Saúde e Segurança do trabalho e em entrevistas realizadas com a instituição de apoio UNISOL Brasil. As considerações finais apresentam algumas reflexões que embora tenha-se percebido uma maior observância das questões da saúde e segurança no trabalho nas cooperativas como um todo ao longo dos últimos anos, o processo ainda se dá de forma incipiente e em muitos casos dissociado das reais necessidades dos empreendimentos cooperativos, sendo adotadas medidas nesta seara apenas para atender demandas de empreendimentos clientes (mercado) e dispositivos legais, como também a atenção com a temática dada pelas instituições de apoio ainda está deixando a desejar. Não existe nenhum tipo de registro dos acidentes de trabalho nas cooperativas, nem por parte do ministério do trabalho, nem pelos sindicatos e nem pelas instituições de apoio. O que temos são suposições e promessas, além do reconhecimento da importancia do tema.

  • Letícia C. de Oliveira, Keilla Dayane S. Oliveira

    Resumo

    As feiras de economia solidária são espaços importantes para a comercialização da produção dos empreendimentos solidários, cujos produtos ou serviços oferecidos devem prezar pela qualidade, atendendo as necessidades e exigências do consumidor e mantendo-se assim competitivos no mercado. Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as expectativas e percepções dos clientes em relação aos produtos comercializados na Feira Regional de Economia Solidária do Vale do Mucuri, realizada na cidade de Teófilo Otoni – MG. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado do modelo SERVQUAL, que mensura a satisfação dos consumidores a partir das cinco dimensões da qualidade, que são elas: tangibilidade, confiabilidade, atendimento, empatia e segurança. Os dados obtidos foram submetidos ao Teste de T Student por meio do uso do software SPSS. Os resultados mostraram que, a qualidade dos serviços prestados e produtos comercializados na feira regional de economia solidária em diversos aspectos pesquisados, estão satisfazendo as expectativas dos consumidores.

  • Deivid P. dos Santos, Valéria C. da Costa

    Resumo

    O trabalho apresentado neste artigo teve, por objetivo, conhecer o Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ das construtoras civis do município de Teófilo Otoni - MG e identificar as motivações, dificuldades e benefícios da implantação e certificação da ABNT NBR ISO9001, mais precisamente, da norma SiAC do PBQP-H. Para que estes objetivos fossem alcançados, foram realizadas entrevistas in-loco semiestruturadas com representantes da direção pelo SGQ de quatro construtoras, nomeadas na ordem alfabética de A a D, sendo a Constutora A a primeira a ser entrevistada e a Construtora D a última. Todas as construtoras foram motivadas quanto à exigência, dos órgãos públicos e fomentadores, da certificação do escopo do subsetor e especialidade técnica de execução de obras de edificações. As principais dificuldades identificadas se referem a recursos como financeiro, tecnológico, pessoal, equipamento e material. Por outro lado, o principal benefício observado foi o aumento da qualificação dos colaboradores.

  • Taylane M. F. Leite, Dayane V. B. Mendes, Herbert Sena Silva, Jean Carlos M. Alves

    Resumo

    Os empreendimentos sugeridos no artigo, devido à forma como estão organizados e realizam suas atividades, fazem parte do movimento denominado no Brasil como Economia Solidária. Este trabalho tem por objetivo apresentar a dinâmica de trabalho e resultados, bem como as metodologias utilizadas pela Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto - INCOP durante o processo de assessoria e apoio técnico aos empreendimentos incubados. Para a coleta de dados foi utilizada a revisão documental e bibliográfica, além da técnica observacional. Sobre o processo de incubação, o contato entre incubadora e empreendimento, propicia aos envolvidos o reconhecimento e valorização da atividade, geração de renda, resgate da cidadania e a construção coletiva do conhecimento. Quanto aos aspectos da economia solidária, os membros do programa possuem a propriedade coletiva dos meios de produção, exposição e promovem a autogestão das associações, propiciando conhecimentos necessários para o desenvolvimento das atividades entre os cooperados.