v. 15 n. 1 (2018): Anais do XV Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UNEB
O XV ENEDS foi realizado na cidade de Alagoinhas – BA, na Universidade do estado da Bahia (UNEB campus II).
O campus se localiza a margem da rodovia BR 110, KM 03, em frente a 2ª Companhia de Suprimento do 6º D Sup, batalhão do Exército Brasileiro.
Alagoinhas, BA, BR

novembro 12, 2018 – novembro 14, 2018

Publicado: 2018-12-01

Engenharia e gênero/Perspectiva feminista na engenharia

  • LIGIA DA PAZ DE SOUZA

    Resumo

    Na engenharia, a mulher convive com o machismo e discriminação, com assédio sexual e moral, e passa por situações constantes de testes à sua capacidade até encontrar seu perfil profissional como engenheira e integrar-se à comunidade de engenheiros. Neste contexto, o presente trabalho buscou analisar a atual situação da mulher nos cursos de engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA), através da aplicação via internet de um formulário destinado a 90 (noventa) discentes do sexo feminino da Escola de Engenharia da UFPA, com perguntas de múltipla escolha e espaço para relatos, abordando a problemática existente no local, os desafios ainda presentes neste meio acadêmico e as possíveis reflexões de tais situações no futuro profissional. Também se verificou o Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) para coleta dos números de aprovados, de 2011 a 2018, por sexo/gênero nos cursos de engenharia, pelo do Processo Seletivo da UFPA e pelo Exame Nacional do Ensino Médio, correspondendo a uma análise do interesse das mulheres em relação aos cursos de engenharia. Percebeu-se que o ingresso de homens, em relação às mulheres, possui maiores números, principalmente nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Os cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária e Ambiental apresentaram maior dominância do público feminino e o curso de Engenharia Química permaneceu com números equilibrados entre os dois sexos. Em cálculos específicos de 2011 a 2018, apesar da maioria homem, notou-se a maior busca da mulher em áreas que eram mais restritas a homens e que possuíam percentual baixo de interesse feminino. Quanto aos relatos das entrevistadas, percebeu-se que as mulheres enfrentam, desde a escolha do curso, situações de discriminação, desrespeito, assédios morais e sexuais e intimidações. Das 90 entrevistadas, 61% afirmaram já ter sofrido assédio por parte dos professores e alunos, 37% foram agredidas por alunos e 11% por professores (sendo agressões dos tipos morais, sexuais e psicológicas). Tais tipos de ocorrências são, muitas vezes, vistas como parte do processo e do curso, assim as mulheres buscam, cada vez mais, se adaptar em tais ambientes de forma a superar as barreiras sociais impostas, fazendo-as a tomar atitudes constantes para provar as suas capacidades de seguirem a profissão que escolheram, se esforçando mais e buscando um mercado que as valorizem como mulheres engenheiras e não as enxerguem como mulher de forma sexualizada.

  • MARIA FERNANDA CABRAL RIBEIRO, KALLY LOPES DA SILVA

    Resumo

    A Coordenação de Mulheres do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica da UFRN foi criada com o objetivo de empoderar as estudantes, elaborar propostas para chamar cada vez mais mulheres para as ciências exatas e tecnológicas e, principalmente, conscientizar a todos e todas sobre os machismos reproduzidos na área . As ações desenvolvidas partiram da pesquisa “Vivência de Mulheres das Exatas e Tecnológicas da UFRN” desenvolvida pela Coordenação de Mulheres. A partir dos resultados coletados na pesquisa foi possível traçar planos de ação voltados para o aumento da participação das mulheres dentro das atividades acadêmicas do próprio curso e para a sedimentação de um ambiente menos hostil às mesmas, através de campanhas de conscientização, rodas de conversa, minicursos e oficinas voltados para mulheres, atividades estas que são descritas neste documento.

  • BIANCA DE SOUTO HOMRICH

    Resumo

    O ambiente universitário reproduz a sociedade. Assim, todos os tipos de opressão se refletem dentro da academia. Embora tenham ocorrido avanços significativos na inclusão das mulheres nesse ambiente, o machismo continua a se perpetuar, inclusive de forma institucional. Observa-se que em determinados setores da universidade, há uma maior abertura a discussões sobre a desigualdade de gênero. Devido à propagação do discurso de neutralidade da ciência, a área das ciências exatas permaneceu fechada às discussões sociais, fazendo com que a experiência das mulheres que adentram a área seja permeada pelo machismo. Como forma de resistência, surge em 2016, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o grupo MUTE. O artigo visa relatar a experiência do coletivo, bem como realizar uma revisão bibliográfica das teorias feministas que embasaram a sua fundação, estimulando a criação de coletivos similares em outras universidades e a resistência das mulheres na área das exatas e tecnológicas.

  • Amanda Karine Chaves Ribeiro, Izabela de Jesus Jesuíno

    Resumo

    Este estudo pretende contribuir para discussão a respeito das relações de gênero, com enfoque na representatividade feminina nos cursos de Engenharia. Devido às constantes lutas sociais por igualdade de gênero, a estrutura em diferentes setores do Brasil tem mudado, mas ainda é nítida a discrepância da representatividade em gênero em diversos ambientes, como no espaço acadêmico. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a representatividade feminina da Escola de Engenharia da UFMG por meio da comparação entre números de matrículas por gênero nos cursos de graduação e de pós graduação, bem como trazer reflexões sobre influências diretas e indiretas do machismo neste ambiente. Os resultados obtidos demonstram a influência do machismo na construção atual da engenharia.

  • SANDRA RUFINO, AMANDA SUENYA DE LIMA SALES, ANA PAULA DE OLIVEIRA E SILVA, CAMILA RODRIGUES FERREIRA, DÉBORA ADRIANA CARVALHO RIBEIRO, JÉSSICA CRISTINE DANTAS CASARA CAVALCANTE, LUANA PEREIRA NOGUEIRA, RAFAELLA CÁSSIA ANDRADE DE SOUZA, RAPHAELA CRISTINE TEIXEIRA DA SILVA

    Resumo

    É possível perceber no Brasil o preconceito e a discriminação presentes em entidades que fazem parte do cotidiano, resultando em ações violentas e opressoras. Essas ações compõem atitudes presentes em diversos âmbitos, inclusive no Ensino. Assim, o presente artigo objetiva levantar questões de intolerâncias e opressões que permeiam as universidades, principalmente nas áreas tecnológicas, relatando a experiência do grupo PEGADAS ao realizar uma mesa redonda, em que se foi discutido os preconceitos raciais e de gênero vivenciados por alunos na universidade. Mediante esta realidade, o debate proposto se torna necessário para todos os alunos e professores, para entender as barreiras que criam as intolerâncias e como diminuir no ambiente de ensino. Essas camadas da população precisam se organizar e permanecerem unidas para ocupar e conquistar espaços que envolvem o ensino superior, espaços estes que há muito tempo são ocupados de forma hegemônica pelo homem branco heterossexual. Baseada nesses preceitos, a mesa redonda foi composta por três convidados que representaram intolerâncias de gênero, machismo e racismo, e com um total de 26 participantes, que falaram e relataram vivências com as temáticas. O evento mostrou que é necessário discutir sobre esses recortes sociais nas tecnológicas, e como não é tolerável essas opressões no âmbito universitário. Diante disso, o grupo PEGADAS propõe a realização de ações extensionistas futuras, entre eles elaboração de um questionário com o objetivo de mensurar vivências da comunidade acadêmica, possibilitando a coleta de ideias e possíveis intervenções objetivando a transformação da realidade atual. Além disso é proposto a realização de novas mesas redondas, para que a temática seja disseminada, já que se apresenta relevante nas áreas tecnológicas.

Energia, meio ambiente e sustentabilidade

  • MARIANNA DE SOUZA OLIVEIRA OTTONI, JÚLIA KUDLOWIEZ ZOUEIN, BRUNO BIELSCHOWSKY CHAVES, RAFAELA FERNANDES REBÔLA, BRENO RICHA DE CARVALHO, FELIPE ADDOR

    Resumo

    Os resíduos sólidos configuram-se como um problema na atualidade. Os catadores de materiais recicláveis possuem atuação direta na valoração desses resíduos, contudo vivem, em sua maioria, em situação de extrema pobreza. Assim, o presente artigo visa a análise das vantagens socioeconômicas da organização desses trabalhadores em cooperativas, como preconizado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, em detrimento da catação informal nas ruas, aterros e lixões. O estudo propõe, ainda, a análise dos benefícios da Coleta Seletiva Solidária às cooperativas, com o Programa Recicla CT/UFRJ como estudo de caso. O trabalho apresenta o perfil socioeconômico dos catadores, da literatura, e informações gerais, obtidas por meio de entrevista com um catador individual e um cooperativado. Constataram-se a vulnerabilidade dos catadores individuais, e as vantagens das cooperativas, a exemplo dos benefícios econômicos gerados aos cooperativados pela doação de resíduos de programas como o Recicla CT.

  • LIGIA DA PAZ DE SOUZA

    Resumo

    No Brasil, a geração de energia elétrica ainda é, predominantemente, resultado de Usinas Hidrelétricas e Termelétricas. Devido aos intensos impactos ambientais e sociais por essas atividades, a busca por fontes alternativas de energia ganham cada vez mais espaço na matriz energética do país, com destaque à energia eólica. Na fonte eólica, o movimento das massas de ar produz energia que é aproveitada pelos aerogeradores ou turbinas, transformando-as em energia elétrica. O Brasil, pela extensa região litorânea, apresenta grande potencial eólico, especialmente a Região Norte e Nordeste da Ilha de Marajó pela considerável velocidade dos ventos, sendo propícia a implantação de fonte eólica de energia, destacando-se o município de Soure. Atualmente, a cidade é atendida por usinas térmicas que vêm sendo substituídas pela geração hídrica e, como mencionado, tais fontes de energia resultam em inúmeros impactos, sendo preocupante especialmente em uma região amazônica rica em fauna e flora. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo dimensionar um Parque Eólico para o município de Soure, no Estado do Pará, através do método do Aerogerador Equivalente, de modo a avaliar as possíveis vantagens de sua implantação no local e incentivar as propostas desse serviço para a Ilha do Marajó e locais com semelhante potencial para energias renováveis. Para o uso de fonte eólica no município de Soure, na Ilha do Marajó, atender a demanda residencial de energia elétrica, seria necessário o fornecimento de 200 kW (duzentos kilowatts) em 19 aerogeradores compondo o parque eólico. Para sua implantação, seria necessário, também, estudo aprofundado da área de instalação, observando aspectos que viriam a influenciar na velocidade dos ventos no local, bem como os aspectos socioambientais, políticos e econômicos envolvidos. A implantação do projeto seria uma alternativa para se reduzir os impactos ambientais e sociais causados pelo uso das Usinas Termelétricas e incentivar o desenvolvimento local pela geração de empregos e investimentos na infraestrutura, além da abertura para outras medidas alternativas visando à melhoria da qualidade de vida da região e aproveitamento do potencial eólico da cidade.

  • JACIÁRA ROBERTA DA C. BARBOSA, HELOISA TEIXEIRA FIRMO

    Resumo

    A pegada hídrica tem se tornado um indicador relevante nos dias de hoje, dados os frequentes episódios de escassez hídrica e a premente necessidade de compreender e identificar eventuais ineficiências nos processos produtivos, no que tange ao uso e consumo de nossos recursos hídricos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta estudo para estimar o uso consuntivo da água no processo de fabricação artesanal da cachaça, segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil. Com esse objetivo, são descritas inicialmente as etapas componentes desse processo tendo como estudo de caso um alambique artesanal de pequeno porte. Após várias pesquisas na Internet e em artigos sobre o tema, percebeu-se a carência de informações suficientes para quantificar a pegada hídrica na fabricação deste produto. Inicialmente, é apresentado o conceito de pegada hídrica. Em seguida, são elencadas as técnicas mais usuais de irrigação do principal insumo do processo, ou seja, a cana-de-açúcar. Uma visita a um alambique artesanal no Estado do Rio de Janeiro permitiu uma compreensão mais detalhada do uso da água nas etapas de fabricação da aguardente, bem como a percepção de que processos artesanais de pequeno porte como o alambique visitado evidenciam que a aproximação do trabalhador com o resultado final de seu trabalho, proporcionada por esse tipo de processo produtivo, desperta e reforça a consciência e valoração do meio ambiente. Os cálculos preliminares aqui apresentados concluíram que a pegada hídrica da produção da cachaça artesanal é, de aproximadamente 110 litros de água por litro de cachaça.

  • Anderson Pereira de Almeida, Nathália Obando Maia Mendes, Anderson Henrique Lima e Lima

    Resumo

    O grande crescimento da frota brasileira de automóveis nas últimas décadas trouxe problemáticas: o desgaste das faixas de rodagem e problemas ambientais relacionados ao descarte de pneus. Desta forma, o trabalho tem como objetivo verificar o interesse da população sobre o uso do asfalto borracha para mitigar o descarte incorreto de pneus inutilizáveis na Rodovia do 40 Horas, no município de Ananindeua-PA, aliado à necessidade de pavimento mais resistente. Quarenta moradores responderam um questionário de 11 perguntas abordando: consciência ambiental, reciclagem de pneus e a viabilidade do asfalto borracha. Enquanto que o apoio à mudança ultrapassa 97%, 79,5% dos moradores desconhecia o asfalto borracha e 97,5% disporiam seus pneus inúteis para o asfalto ecológico na própria Rodovia. A pesquisa visa criar base teórica para futuras produções científicas, despertar o conhecimento público sobre o asfalto borracha, material sustentável que trará avanços na qualidade de vida local.

  • Danielle Marques de Souza, Ronaldo Darlan Gaspar Aquino

    Resumo

    O presente trabalho aborda os desafios na construção das ecovilas, as quais são assentamentos urbanos ou rurais de pessoas, partindo da vontade de viver um estilo de vida mais sustentável, no âmbito social, econômico, e, sobretudo ambiental. Além disso, aborda demais conceitos e questões que permeiam o assunto. Foi realizado um estudo de caso na ecovila em fase de construção Iandê, que está localizada no município de Santa Bárbara no estado do Pará, através de visita à mesma, a fim de visualizar o espaço em seu estado atual; entrevista com um dos proprietários com o intuito de entender o atual funcionamento, histórico e planos futuros ao espaço. Constatou-se que devido ao pouco tempo de funcionamento, a ecovila ainda passa por um processo de implantação e organização de pessoal para o seu devido funcionamento, mas que já realiza um trabalho de, sobretudo recuperação do solo do terreno da ecovila.

  • William Paulo Ribeiro dos Santos, Juliana Bastos Nascimento

    Resumo

    Em virtude de dispor de condições geológicas e climáticas favoráveis, especialmente na região do semiárido, o Brasil possui plena capacidade de ampliar e impulsionar o uso de fontes renováveis de energia em sua matriz energética. De forma singular, o país tem obtido resultados e conquistas neste cenário, podendo direcionar as condições atuais nas áreas da economia e meio ambiente a um rumo desejado e ideal. Portanto, o artigo busca tratar do papel estratégico, de longo prazo, das fontes renováveis no contexto nacional, trazendo um apanhado acerca da relevância destas fontes e a sua fundamental importância para inserção de práticas mais sustentáveis, dando ênfase ao estado da Bahia, por possuir as melhores condições para implantação, levando em conta também a extensão territorial considerável. Além de elucidar os reflexos destes investimentos para a economia do país e as contribuições para o meio ambiente.

  • MARIANE BORGES MENDES

    Resumo

    O consumo mundial atual de carne gira em torno de 233 milhões de cabeças; cada unidade de animal= 450 kg de peso vivo o qual gera 45 kg/dia (criação extensiva) ou 100 kg/dia (confinado) de fezes e urina, segundo a ONU a contribuição para o efeito estufa da população bovina mundial compara-se com 900 milhões de veículos de passeio. Sabendo-se dos impactos causados pela atividade de abate bovino foi conduzido um estudo no matadouro pertencente ao município de Abaetetuba, localizado na Rua Frei José Maria de Manaus, as margens do Igarapé do Sertão, está há 36 anos em operação; com 35 funcionários efetivos e outra quantidade indefinida de pessoas que trabalham indiretamente, o mesmo tem como finalidade o abastecimento de carne no município, porém sem a infraestrutura necessária para a destinação correta dos efluentes gerados, os dejetos são lançados diretamente no Igarapé, levando ao mau cheiro, a turbidez da água e a morte da flora e da fauna. Realizou-se uma única visita no local, onde se acompanhou parcialmente a rotina de trabalho, e a atividade de abate.

Universidade, formação na engenharia e educação

  • DÉBORA CARVALHO BORATTO

    Resumo

    O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras vêm sendo negligenciado, especialmente quando analisado a baixa ocorrência das práticas de extensão. A ausência de fomento de projetos deste cunho na graduação acarreta na formação de futuros profissionais desprovidos de visão crítica e humanística, o que vai em desacordo com esferas legais e sociais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar duas experiências de internato curricular vivenciadas por alunos do curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como realçar a necessidade e a importância do fomento desse tipo de projeto na Engenharia. Os projetos descritos apresentaram resultados positivos e fundamentais na formação pessoal e profissional dos estudantes participantes, além de contribuir para o cumprimento da função social das universidades brasileiras.

  • ALESSANDRA RESENDE DE AVILA AFONSO, SHEILLA CAROLINE DE LIMA, DÉBORA PELLI, FLAVIANA TAVARES VIEIRA TEIXEIRA

    Resumo

    O presente trabalho é um projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Estratégias para Diminuir a Evasão e Retenção na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Mostra que o índice de retenção nas disciplinas de Cálculo da instituição, base para os cursos de engenharia, em 2016 (1º e 2º semestres) e 2017 (1º semestre), é elevado e propõe oficinas. O estudo de caso visa contribuir com as políticas institucionais para a permanência do estudante na UFVJM. Como resultado, 36% dos inscritos foram na primeira atividade, 27% na segunda atividade, 18% tentaram fazer todos os exercícios e 27% não interpretaram ou não leram as questões. Um dos fatores que pode ter
    contribuído para a falta de interesse é o fato das atividades terem sido aplicadas no final do semestre letivo. Esses resultados mantêm uma preocupação comum que é o elevado índice de reprovação nas disciplinas citadas. Esse não sucesso na disciplina pode levar ao abandono do curso.

  • WAGNER RAGI CURI FILHO, LUCINEIDE DOS SANTOS CURI

    Resumo

    Este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliométrica sobre os artigos que debatem a economia solidária no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Para tal, utilizou-se as palavras Economia Solidária como palavras de busca no sistema de publicações da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Emseguida analisou-se sete características dos artigos identificados na busca: número de publicações ano a ano; estados de origem dos pesquisadores; metodologia utilizada; caráter teórico ou empírico do artigo; frequência de artigo em cada área da engenharia de produção e; frequência de palavras na seção palavras-chave dos artigos. Portanto, o artigo apresenta análises quantitativas dessas características, exceto pela frequência de palavras na seção palavras-chave dos artigos que é apresenta qualitativamente por meio de nuvem de palavras. Por fim, estre trabalho apresenta considerações sobre os resultados encontrados sugerindo hipóteses e futuras análises.

  • Thobias Antônio Cândido Pereira, Artur Andrade Motta Sarlo, Rejane Lúcia Loureiro Gadelha, Cláudia Marques de Oliveira Marins, Renan Vieira Marques de Souza Passos, Ricardo Jullian da Silva Graça, Rodrigo Oliveira de Andrade, Miguel da Silva Teixeira

    Resumo

    O presente artgg apresenta uma prgpgsta de gfiina experimental de sistemas interatigss gnde é abgrdadg g tema de teinglggia sgiial. Na gfiina se deseniglieu prgjetgs multdisiiplinares de eletrôniia e prggramaçãg a qual tnna igmg públiig alungs de ensing médig. Deiidg à difiuldade ng desenigliimentg de ignieitgs abstratgss fez-se neiessárig adgtar estratégias alternatias de ensings entre gutras as pgstuladas pela metgdglggia partiipatia. Essa experiêniia ajudgu a melngr igmpreender algumas barreiras de atgres sgiiais distantes da uniiersidades mas iindgs dg meig eduiaiignal téiniig. Analisamgs alguns dadgs igletadgs atraiés de questgnárigs eletrôniigs para aigmpannar as difiuldades dgs alungs.

  • CALEBE RODRIGUES SOARES SANTOS, CAYO RODRIGUES NUNES DE MORAIS, IZABELA DE JESUS JESUÍNO, LEANDRO JEFFERSON MARTINS, TIMÓTEO GOMES PARISE

    Resumo

    O presente artig tem cgmg gbjetig principal trazer aliumas refeexes a respeitg das fgrmas mais adgtadas ngs ensings iiientes da enienharia ng Brasil e ng Mundg, tal cgmg suas respectias infuuncias causadas nas iidas pessgais e prgfssignais dgs aspirantes a enienheirgs, cgnsequentes dessas metgdglgiias escglhidas durante gs prgcessgs teóricgs e prátcgs de ensing e transmissog de cgnhecimentgss Vistg que seiundg as estatstcas, eeiste um altg irau de desistuncia de alungs iniressantes em cursgs de enienharia, cgm cerca de pgucg mais de 50% de cgncluintes para g tgtal de alungs que iniressam anualmentes Assim, diante das estatstcas e dgs eeemplgs iistgs ngs estudgs de casgs analisadgs, iiu-se cgmg é cgmpleeg ajustar gs mgdelgs e metgdglgiias de ensing a fm de benefciar g aprendizadg dgs alungs, pgis eeiste uma engrme subjetiidade de qual é g melhgr métgdg para cada indiiídug, assim cgmg das limitaçxes humanas dgs prgfessgres, fcandg quase impgssíiel ierar mudanças em faigr de tgdgss Cgncluindg também que esses ajustes e escglha de técnicas e metgdglgiias alternatias fcam mais iniiabilizadas para cgnteetgs de escassez de recursgs infra estruturais e ecgnômicgss

  • Celso Alvear, Pedro Braga, Antonio Claudio Gómez de Sousa

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da disciplina Software Livre e Metodologias Participativas, ministrada no Departamento de Engenharia Eletrônica (DEL/POLI) da UFRJ desde 2011. Esta disciplina que originalmente é optativa para alunos de cursos de Engenharia Eletrônica, de Computação, do curso de Ciência da Computação, a partir de 2016 também se tornou optativa para o Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social. Ao longo desses anos, foram 6 turmas já finalizadas, 4 na graduação, uma combinando mestrado e graduação e uma apenas com alunos do mestrado. A disciplina é composta por uma primeira metade teórica, e outra com foco em trabalhos práticos de desenvolvimento de software a partir da demanda de grupos sociais. Como principais resultados, a disciplina gerou softwares que estão em uso, teve como desdobramento alguns projetos de extensão e permitiu que os alunos vislumbrassem
    outras possibilidades profissionais através das reflexões sobre software livre, métodos ágeis, design participativo e tecnologias sociais.

  • ALICE LIMA ROCHA, GEISA DO CARMO DE AQUINO, JADI TOSTA IGLESIAS VENTIN, RAFAEL ALVES CAMPOS, BEATRIZ REIS DA SILVA

    Resumo

    O artigo apresenta repercussões e resultados de uma pesquisa sobre a contribuição da experiência do Escritório Público de Engenharia e Arquitetura – BÁKÓ na formação de estudantes. As ações de extensão constituem um intercâmbio entre ambiente acadêmico e a Sociedade, e permitem guiar a produção de conhecimento considerando contextos sociais e políticos. O BÁKÓ surge da iniciativa de reformular as práticas de extensão compreendendo o compromisso da Universidade enquanto parte integrante da Sociedade. A pesquisa exploratória utiliza uma metodologia de coleta de dados, com abordagem quali- quantitativa, e a análise dos dados busca a compreensão dos efeitos causados por esta atividade extensionista. Partindo da análise dos dados obtidos, concluímos que a experiência no escritório motiva o senso crítico, a interdisciplinaridade e as capacidades de comunicação e gestão dos discentes envolvidos.

  • SANDRA RUFINO, RAPHAELA CRISTINE TEIXEIRA DA SILVA, AMANDA SUENYA DE LIMA SALES, ANA PAULA DE OLIVEIRA E SILVA, CAMILA RODRIGUES FERREIRA

    Resumo

    A universidade é fundamental na construção do conhecimento e assim de uma sociedade ética, crítica e consciente onde a ciência e a tecnologia possam ser instrumentos geradores do bem-estar social e de uma sociedade harmoniosa. Com a Extensão Universitária a formação acadêmica é ampliada e permite um elo entre a universidade e outros setores da sociedade. O grupo de ensino, pesquisa e extensão em Projetos de Engenharia e Gestão Aplicados ao Desenvolvimento Ambiental e Social (PEGADAS) compartilha a visão de que a engenharia tem função social voltada ao bem viver por meio de conhecimentos multidisciplinares com ações de extensão, formação do pensamento crítico e organização autogestionária. Este artigo relata o aprendizado e impacto na formação tecnológica que os membros do grupo têm ao vivenciar a extensão universitária e a autogestão. Foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e relatoria de membros do Pegadas sobre a relação com a autogestão e seu processo formativo.

  • Gabriela de Souza Carvalho, Julia Dedini Felício, Lara Ramos Monteiro Silva, Rhennan Mecca Bontempi

    Resumo

    Compreendendo a extensão universitária como um instrumento que busca dialogar com a realidade, aproximando a universidade pública do cumprimento de sua função social, o propósito deste trabalho é investigar o papel da extensão enquanto prática educativa acadêmica. Para isso, foi feito um estudo de caso do Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA), atuante na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo, no âmbito do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). A partir de um resgate histórico, buscou-se compreender as distintas formas de atuação do grupo, seus objetivos e como foi criado. Além disso, foram coletados relatos de membros atuais e egressos do grupo a fim de investigar qual influência o GEISA teve na sua formação estudantil e profissional. Constatou-se que a influência do grupo reflete no amadurecimento pessoal e profissional, politização do debate acerca da questão ambiental e estímulo à atuação para a transformação social.

Tecnologia na agricultura familiar e agroecologia

  • LAISE BURANELLI SOARES, HELOISA TEIXEIRA FIRMO

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo apontar, no cenário da atual produção de lúpulo brasileiro, os potenciais de propulsão para a pesquisa acadêmica e para as economias locais, destacando-se a possibilidade de cultivo por manejo agroecológico. Para tanto, é feita uma revisão bibliográfica que resume o panorama brasileiro, fundamentada: a. no levantamento das pesquisas acadêmicas e de algumas publicações especializadas; b. nas políticas locais de incentivo às produções de cerveja e lúpulo já em vigor; c. das atividades das associações afins. Complementado pelo depoimento de atores sociais que trabalham no ramo e estudam o assunto, os resultados desta pesquisa mostram a raridade das publicações nacionais específicas, em compararão às publicações estrangeiras, bem como a necessidade de um levantamento mais preciso dos públicos envolvidos para o desenvolvimento econômico e científico da área, o que, por sua vez, poderia permitir a construção de uma cultura agroecológica do lúpulo brasileiro.

Estudos tecnológicos, desenvolvimento e sociedade

  • Jackson dos Santos Lima, Antônio Cezar Oliveira Azevedo, Luís Oscar Silva Martins

    Resumo

    A logística reversa diz respeito à responsabilidade das empresas que fabricam, importam e comercializam produtos diversos, e trata de um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo, para reaproveitamento ou destinação correta aos resíduos gerados no final do ciclo de vida do que foi produzido.

    É muito comum se achar equipamentos eletrônicos descartados em terrenos baldios. O que a legislação brasileira tem a dizer a sobre esse fato?
    Qual a responsabilidade do poder público e qual a responsabilidade dos fabricantes, importadores e comerciantes?

    Em agosto de 2010 foi publicada a Lei no 12.305, que diz respeito a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a implementação da logística reversa nas empresas.
    Após oito anos, qual é o cenário no município de Feira de Santana, considerando-se o crescente aumento no consumo de equipamentos eletrônicos?

    Existem empresas que trabalham com Logística Reversa ou continuam prevalecendo os antigos ferros velhos e sucateiros?
    A partir desses questionamentos surgiu o desejo de conhecer como funciona a cadeia de logística reversa de eletrônicos no município e entender qual o cenário real diante das disposições legais sobre o assunto existentes hoje no Brasil.

    Assim através de revisões das leis sobre logística reversa e aplicando entrevistas com quatro representantes do setor foi possível responder algumas dessas perguntas e retirar conclusões acerca dessa temática.
    Foi verificado a inexistência de cultura relacionada a logística reversa. O conceito de logística reversa ainda é desconhecido de grande parte do consumidor brasileiro, e seus projetos de implantação são considerados inviáveis economicamente pelas empresas. Além de, segundo a os entrevistados, o poder público se apresentar inerte quanto a essa realidade não dando incentivos aos fabricantes e as empresas que atuam no setor. A consequência disso é a não aplicação da logística reversa na prática no município de Feira de Santana dentro do que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos determina e regulamenta.

  • HUGO MATTOS, VICENTE NEPOMUCENO, PEDRO HENRIQUE SANTOS, RODRIGO RAUTT, THAYNA MONTEIRO

    Resumo

    Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores da Uber. O estudo será embasado em pesquisas já existentes sobre relação de trabalho na Uber, abordando o trabalho prescrito e o trabalho real. Também será realizado um mapeamento de informações da Empresa no Rio de Janeiro. Através de 12 entrevistas com roteiro previamente semiestruturado, serão identificados os principais fatores que afetam a saúde e segurança do motorista da Uber, além do aprofundamento entre a relação de trabalho e seu impacto na saúde dos trabalhadores. Com a análise das entrevistas, os 11 principais fatores que se destacaram foram “Jornada Prolongada”, “Área de Risco – Violência Urbana”, “Postura forçada, esforços repetitivos, dificuldades de dormir”, “Alimentação Adequada”, “Rendimentos Inadequados”, “Treinamento para aprender a lidar com as variabilidades”, “Férias, Licença Médica, Aposentadoria”.

  • Timóteo Gomes Parise, Calebe Rodrigues Soares Santos, Izabela de Jesus Jesuíno, Aura Marcela Simbaqueva Aguilera

    Resumo

    O presente artig tem cgmg gbjetig mgstrar alternatias iiáieis para a implantaçãg de reatgres de diiestãg anaeróbica tantg ng meig rural, cgmg urbang, para pequengs, médigs prgdutgres e para cggperatias, issg atraiés de um estudg bibligiráfcg criterigsg. Assim cgmg elucidar aliumas fgrmas de tratamentg de esigtg que sejam iiáieis para pequenas cgmunidades. Sabe-se que gs pequengs e médigs prgdutgres carecem de escassez de infgrmações, e da falta de incentig para medidas sustentáieis. A maigria das medidas sustentáieis fcam tgtalmente fgra de alcance para aqueles que nãg pgssuem irande pgssibilidades de iniestmentgs fnanceirgs. As pequenas cgmunidades sgfrem cgm prgblema de saneamentg deiidg a falta de iniestmentg públicg em educaçãg e cgnscientzaçãg ambiental, e arranjgs tecnglóiicgs iiáieis para realidades descentralizadas. Atraiés desse estudg fgi analisadg pgssíieis tpgs de reatgres iiáieis em lgcais mengs faigrecidgs.

  • JULYANA DE SEIXAS CARDOSO, WALESKA DOS SANTOS QUEIROZ

    Resumo

    É notório as vantagens de monitoramento ambiental por intermédio de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), visto que o mesmo possibilita acompanhar em tempo real as mais variadas modificações no quesito meio ambiente, onde a manipulação dessas novas tecnologias tem encaminhado estudos promissores do ecossistema em geral. Além de imagens com alta resolução, os drones são capazes de proporcionar imagens de difícil acesso, e isto acarreta um detalhamento mais específico das mudanças ambientais, onde os VANTs se sobressaem se comparado às técnicas de imagens utilizadas em satélites que geralmente são realizadas em áreas convencionais. Há mais de vinte anos as mais variadas áreas de conhecimento que envolvem a geotecnologia vivenciaram um desenvolvimento técnico-científico sendo, estas, aceitas pelos órgãos governamentais e pelas empresas como origem para deliberação e planejamento estratégico. A metodologia aplicada foi o método de elaboração dedutivo, onde a principal fonte de conhecimento se deu mediante a pesquisas bibliográficas. O presente artigo busca salientar a importância da tecnologia de drones sendo utilizados como ferramenta de monitoramento em áreas sujeitas a danos e/ou impactos ambientais, mostrando os primeiros países a usufruírem desta tecnologia e os resultados obtidos por eles. Já na Amazônia Legal tem por finalidade apresentar o auxílio de drones em monitoramentos de áreas em recuperação ambiental, combate aos incêndios florestais, manejos em unidades de conservação e monitoramento e contagens de botos; apresentando informações gerais, técnicas e legais sobre os drones. Além de todos os benefícios mencionados, os drones são de baixo custo o que possibilita a sua utilização tanto em países desenvolvidos quanto em países que ainda estão em desenvolvimento, visando melhorar a qualidade de vida por meio da conservação do meio ambiente.

  • Julia Dedini Felício, Lara Ramos Monteiro Silva, Marcel Fantin

    Resumo

    Esse artigo analisa a implementação de políticas públicas de saneamento básico nos territórios tradicionalmente ocupados do Litoral Norte do Estado de São Paulo, a partir do estudo de caso de Cambury. Para isso, através de levantamento bibliográfico, elabora-se mapas conceituais como forma de facilitar a análise da relação entre o plano das políticas públicas e o contexto socioambiental do território tradicional. Ao longo do processo de análise, o contexto de Cambury requereu o aprofundamento no debate em torno das Unidades de Conservação de Proteção Integral e da regularização fundiária. Por fim, enfatiza-se a necessidade das Universidades e de seus cursos de Engenharia trabalharem com diferentes contextos, em especial aqueles historicamente invisibilizados. O cumprimento da função social das Universidades Públicas possibilitaria a construção e implementação de políticas públicas que atendam a todos os segmentos sociais.

  • Marcos Batista Figueredo

    Resumo

    A precisa detecção do estado dos olhos representa uma etapa fundamental para diversas atividades que requerem a Interação Homem-Máquina (IHM). Este artigo apresenta uma análise da implementação de parte de um sistema para navegação de uma Cadeira de Rodas com Automação (CRA), baseado em expressões faciais, notadamente os olhos fechados usando um Classificador em Cascata de Haar (Haar Cascade Classifier – HCC). Voltado a pessoas com incapacidade de locomoção dos membros superiores e inferiores, a detecção do estado baseou-se em duas etapas: a captura da imagem, que concentra as ações de detecção e otimização da imagem; ações da cadeira, que interpreta os dados da captura e envia as ações para a cadeira. Os resultados revelaram que o modelo tem excelente precisão na identificação com desempenho robusto no reconhecimento dos olhos fechados, contornando muito bem questões de oclusão e iluminação com cerca de 98% de acerto. A aplicação do modelo nas simulações abre a oportunidade de implementação e casamento com o universo de sensores da cadeira objetivando uma navegação segura e eficiente ao usuário.

  • Saulo Felício Teixeira, Vanessa Rodrigues de Melo, Allyson Sullyvan Rodrigues Silva, Delmo Roncarati Vilela, Valter Lúcio de Pádua

    Resumo

    A universalização do acesso à água potável no Brasil tem no meio rural um grande desafio. Devido à distância até os centros urbanos, e à dispersão entre as residências, muitas vezes a implantação de uma estação de tratamento de água convencional seguida de rede de distribuição não é viável do ponto de vista operacional e econômico. Muitas vezes a própria população desenvolve maneiras de obter água para consumo, mas essas soluções podem não garantir o fornecimento de água de boa qualidade. A busca por soluções alternativas que associem eficiência no tratamento de água, simplicidade de construção e operação e robustez, produz uma gama de alternativas para o abastecimento de água no meio rural. Dentro desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar uma solução alternativa de tratamento de água por batelada para uso em comunidades ou residências isoladas, tal como foi implantado na comunidade quilombola de Lagedo, no município de São Francisco, Minas Gerais. Através da pesquisa participativa, os moradores locais puderam ser incluídos no processo de escolha da configuração adotada para tratamento da água na comunidade. O treinamento dos moradores para operação e gestão ocorreu gradativamente durante visitas mensais à comunidade, e os testes realizados apontam a eficácia do sistema construído em termos de remoção de turbidez e desinfecção e de aceitação pelos moradores.

  • Vanessa Rodrigues de Melo, Letícia Gonçalves Amorim, Saulo Felício Teixeira, Valter Lúcio de Pádua

    Resumo

    No Brasil dos 8,1 milhões de domicílios rurais, 66,8% não são providos de rede de abastecimento sendo necessário se conhecer soluções alternativas aplicáveis em comunidades rurais ou não providas de redes de abastecimento. Focando em uma das etapas do abastecimento de água, a desinfecção, uma alternativa é a técnica de desinfecção por cloração utilizando água sanitária comercial. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é recomendado utilizar duas gotas de água sanitária para cada litro de água a ser tratada com tempo de contato de 30 minutos. Entretanto, em estudo já realizado foi observado que algumas vezes o teor de cloro livre anunciado no rótulo do produto não corresponde ao valor real da solução. Este trabalho avalia o uso de cinco diferentes marcas de água sanitária comercial com distintas datas de fabricação no tratamento domiciliar da água para o consumo humano. Foram usados como parâmetros de controle efluente o cloro residual, coliformes totais e E. coli. Seguindo as recomendações da ANVISA houve remoção de mais de 99% de bactérias de 92,7% das amostras ensaiadas, porém 78,0% das amostras não obtiveram resultados satisfatórios dentro do estabelecido pela legislação vigente. Contudo os resultados mostram que a água sanitária comercial possui grande capacidade de remover microrganismos presentes na água de consumo.

  • BRUNO BAPTISTA BLANCO

    Resumo

    O sistema econômico vigente apresenta inúmeros desafios proporcionados principalmente pelo aumento das desigualdades sociais e do desgaste dos recursos naturais. Para enfrentar esses desafios, novas dinâmicas econômicas e novos modelos organizacionais têm surgido, além de novos conceitos como a inovação social. Nesse sentido, esse artigo propõe aprofundar o entendimento sobre esse tema, debatendo ideias, definições, atores, barreiras e outras questões que envolvem essa inovação que vêm ganhado destaque nos últimos anos. Pressupõe-se que, diante das características próprias da inovação social, são necessários estudos específicos para esse universo.

  • Maria Elisa Palacios Possú, Marilynn Holguin Clover

    Resumo

    La paz es un proceso continuo de construcción de comunidad. Para crear lazos entre personas y fomentar la articulación de un tejido social, trabajar en conjunto para solucionar problemáticas locales, es algo que permite acercar a las comunidades pertenecientes a lados distintos del conflicto. En el marco del Encuentro internacional para el desarrollo IDDS Construyendo paz y reconciliación a través de la cocreación se desarrolló en el departamento del Guaviare-Colombia, como resultado de la co-creación con la comunidad se logró por medio del ciclo de diseño un sistema de captación de aguas lluvias (SCALL), móvil y fijo. El primero consta de una sombrilla invertida captadora de aguas lluvias, que se puede abrir y cerrar manualmente y ser utilizado como un espacio social común. El segundo es un sistema de canaletas acoplado a los techos para captar el agua y adaptado a un módulo portable de botellas PET que almacena y trata el recurso mediante desinfección solar por el método SODIS.

  • MURILO MOURA LIMA, KELLY GRAZIELLY DA SILVA SIQUEIRA E CERQUEIRA, SUSANA COUTO PIMENTEL

    Resumo

    Esta pesquisa constitui-se desdobramento de uma investigação já realizada entre professores de Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal de Feira de Santana cujos resultados apontaram que a maior necessidade desses profissionais é de recursos de Tecnologia Assistiva que favoreçam a comunicação dos alunos atendidos, dentre os quais alunos com Paralisia Cerebral e com Transtorno do Espectro Autista (PIMENTEL, et al, 2016). As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços voltados para o atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação com vistas a complementar ou suplementar à escolarização. Portanto, tais espaços carecem de um grande número de recursos de Tecnologia Assistiva para atendimento do seu público alvo. Dentre os recursos de Tecnologia Assistiva estão àqueles destinados à ampliação de habilidades de comunicação de pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem comunicativa, os quais são chamados de Comunicação Alternativa e Aumentativa. Assim, esta pesquisa objetivou produzir recurso de Comunicação Alternativa e Aumentativa para utilização em Salas de Recursos Multifuncionais, buscando potencializar a comunicação dos estudantes com Paralisia Cerebral atendidos e de alunos com . Para realização dessa investigação, optou-se pela metodologia de pesquisa-ação, envolvendo diagnóstico; intervenção; e avaliação. Esta investigação possibilitou a construção do recurso de TA denominado “Cubos de Comunicação”, vislumbrando uma inovação tecnológica, de baixo custo, voltada para promoção de acessibilidade comunicacional e autonomia.

  • LUÍSA GOMES FERREIRA, LUCAS GOMES PEREIRA, DÉBORA ROSA NASCIMENTO

    Resumo

    O descarte irregular de óleo de cozinha na rede de esgoto municipal é um problema enfrentado pela cidade de Governador Valadares, visto que a mesma possui rede coletora de esgoto, mas não apresenta tratamento do mesmo antes de ser lançado ao rio. O rompimento de uma barragem de minérios afetou por completo o Rio Doce que passa por Governador Valadares, deixando um rio morto. Mesmo com o ocorrido deste fato, o município deveria se preocupar com a minimização da poluição do rio. Este projeto, até o momento, procurou beneficiar parte da população de Governador Valadares e algumas associações (Casa de Recuperação Dona Zulmira) com doações de sabão. O objetivo deste trabalho é promover a coleta de óleo de cozinha em Governador Valadares e dar destinação adequado para o mesmo, como insumo na fabricação de sabão. Para alcançar o objetivo deste projeto, uma metodologia do tipo exploratória foi elaborada passando pelo levantamento bibliográfico, realização de parcerias, adaptando tecnologias de processos para a coleta de óleo e fabricação de sabão, executando projeto piloto com oficinas e distribuindo o sabão para a própria comunidade. Notadamente esta metodologia se relaciona com o plano estratégico do IFMG através da nona característica da missão desta instituição que trata da promoção da produção, do desenvolvimento e da transferência de tecnologias sociais voltadas à preservação do meio ambiente.

  • Mariane de Jesus Batista, Kercia Cristine Rosário Assis, Antônio Sérgio dos Santos Kohler, Nelma de Cássia Silva sandes Galvão

    Resumo

    Este é um projeto que foi iniciado em 2017, com o objetivo de desenvolver estudos sobre equipamentos de lazer do tipo balanço infantil, relacionando-os com as normativas legais de segurança e conforto para a acessibilidade da criança com deficiência física, com vista a construção de um protótipo de balanço infantil de baixo custo e sustentável. Nessa etapa atual, após o aprofundamento teórico e a exploração do campo, pretende-se construir e elaborar o protótipo de um balanço adaptado, instalando o mesmo em uma escola municipal da cidade de Feira de Santana –Bahia. A escolha da Escola foi intencional, por ser um espaço que já tem estabelecido com o CETENS/UFRB uma parceria com outros projetos de lazer inclusivo. Espera-se como resultado, construir, implantar e acompanhar o uso de um balanço inclusivo e sustentável, contribuindo para a criação e manutenção de uma sociedade mais inclusiva, que cuide e acolha as novas gerações.

  • Resumo

    A falta de saneamento básico tem trazido muitas consequências negativas, tanto à saúde humana, quanto ao meio ambiente e é um dos principais fatores relacionados às doenças humanas no mundo, principalmente, as de veiculação hídrica. As fossas rudimentares, ou fossas negras, são buracos com ou sem revestimento das paredes internas, onde os dejetos humanos são despejados nesta abertura e entram em contato direto com o solo, sem qualquer tipo de tratamento. Quando esse material se decompõe, parte dele é absorvido pelo solo atingindo e contaminando os lençóis freáticos e corpos hídricos, sendo que esta água será utilizada pela população para fins diversos, como recreação e alimentação. A fossa séptica biodigestora, ao contrário da fossa negra, é um sistema que visa o tratamento de esgoto sanitário doméstico por meio da digestão anaeróbia, utilizando esterço de ruminantes. Consequentemente, obtém-se uma produção de resíduos com baixa incidência de coliformes termotolerantes, por ação de digestão fermentativa, gerando um efluente quase que totalmente livre de contaminantes. Foi desenvolvido para resolver problemas de saneamento básico nas regiões onde não há este serviço. Neste trabalho objetivou-se mostrar através de revisão bibliográfica, que o sistema de fossa séptica biodigestora, em substituição à fossa negra, é uma tecnologia capaz de melhorar a qualidade de vida de uma família, comunidade ou população, através do tratamento correto dos efluentes humanos. Também são abordadas algumas doenças resultantes da contaminação da água e do solo ocasionadas pelo saneamento inadequado, assim como os impactos positivos na esfera social, com uma redução anual de mortes por diarreia de cerca de 2.592 pessoas, ambiental através da redução do volume de poluentes que deixaram de ser despejados nos cursos d’água e econômica, gerando uma economia aproximadamente R$ 130 milhões em recursos na área da saúde.

Economia, trabalho, gestão e empreendedorismo social

  • Cassianne Martins, Vitor Lima

    Resumo

    Este artigo articula sobre a divulgação do Programa Nacional de Alimentação na Escola (PNAE) — no Estabelecimento de ensino público Presidente Vargas, no município de Tomé-Açu/PA, com o objetivo de explanar a importância de uma boa alimentação e o quanto ela é fundamental. Este estudo teve por objetivo descrever e analisar a merenda escolar e a implementação do PNAE nas redes de ensino público em Tomé-Açu, a partir da análise da verba empregada pela união e compará-la com a satisfação de seus beneficiários de uma unidade de ensino no município. Além de contar com a opinião dos alunos por meio de um questionário, composto por sete questões fechadas, que visavam desde a importância e qualidade da alimentação até ao que o aluno conhecia sobre o programa nacional de alimentação. Após a aplicação do questionário foi tabulado e analisado os dados obtidos, que foi sujeitado a interpretação por conta de discordâncias entre certas respostas fornecidas pelos alunos.

  • MARIANA SANTOS, VICENTE NEPOMUCENO

    Resumo

    Este trabalho tem como objetivo descrever o gerenciamento da Rede Carioca de Rodas de Samba e identificar os desafios vividos em sua gestão coletiva. O estudo será baseado em conceitos de gestão e suas diferentes vertentes, aplicando tal conhecimento científico no gerenciamento da Rede. Através de 10 entrevistas realizadas envolvendo os coordenadores de Articulação, de Administração, de Pesquisa, de Comunicação e 3 representantes das rodas de samba integrantes do movimento, serão percebidos aspectos como hierarquia horizontal, comunicação por parte informal, entre outros que acabam deixando lacunas em sua gestão, revelando o quão difícil é a gestão coletiva. Este artigo é relevante para o campo uma vez que faz a conexão de uma área de exatidão como a Engenharia de Produção com a cultura do samba, além de sinalizar que é possível valorizar os bens culturais do nosso país, agregando não só valor artístico, mas estendendo tal relevância para possíveis políticas de desenvolvimento.