v. 6 n. 1 (2009): Anais do VI Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

Unicamp

Campinas, SP, BR

setembro 26, 2009 – setembro 27, 2009

Publicado: 2020-05-05

Artigos

  • Bruno de A. Martins, Noara M. Pimente, Flávio L. Schmidt, Joaquim Gonçalez

    Resumo

    O baru é um fruto com potencial para exploração, com rentabilidade econômica aliado à preservação dos recursos naturais, possibilitando transformar atividades locais em meios de subsistência. No entanto, esbarra em dificuldades para aumentar a produtividade. O intuito deste trabalho foi avaliar as tecnologias em vigor para o aproveitamento integral do fruto, suas limitações e necessidades de desenvolvimento. Foram realizadas inspeções em diversas unidades produtoras, levantando o potencial produtivo e analisando, com base nos rendimentos (Kg/h), os processos e equipamentos envolvidos nas operações de despolpamento, extração e torração da amêndoa. Foram avaliadas as Boas Práticas de Fabricação conforme os requisitos de higiene, através de lista de verificação modelo, baseada em legislações pertinentes, levando-se em consideração as possíveis ações corretivas das nãoconformidades. As inspeções realizadas na cadeia produtiva, apontam distintos pontos do processo carentes de tecnologia, com potencial para melhorarias e otimizações dos processos, agregando valor aos subprodutos. Essa melhoria pode levar a um aproveitamento integral do fruto, reduzindo impactos ambientais e aumentando a produtividade. Os resultados obtidos quanto às condições higiênico-sanitárias demonstraram que as empresas não têm procedimentos operacionais padronizados, sugerindo o treinamento do funcionários em relação aos procedimentos tecnológicos, sendo fundamental o papel do engenheiro e pesquisador nesta cadeia.

  • Caio L. Chiariello, Farid Eid

    Resumo

    A partir da década de 1990, observou-se, no Brasil, a formação de grupos de trabalhadores organizados democraticamente em empreendimentos econômicos solidários, como resposta ao desemprego crescente, mas vislumbrando a manutenção de suas atividades coletivas. Entre estes empreendimentos estão as cooperativas populares, originadas de movimentos sociais, preocupadas em oferecer melhores condições de vida aos associados e ao mesmo tempo desenvolverem-se economicamente. Um dos principais desafios das cooperativas populares diz respeito à utilização de instrumentos de gestão que possibilitem maior eficácia na produção e permanência no mercado, mas que não comprometam seus princípios solidários e seu caráter social. O presente artigo apresenta o estudo de caso na Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória - COPAVI, analisando como são constituídas em seu interior a propriedade de seus ativos e meios de produção, a democracia interna e a gestão do trabalho, sendo a arquitetura destas categorias um elemento fundamental para que a cooperativa consiga harmonizar produção e solidariedade.

  • Ana Paula C. Gonçalves

    Resumo

    A Reforma Pereira Passos se insere num contexto de constituição da Modernidade Brasileira de forma conservadora onde ocorreu uma identificação da cidade do Rio de Janeiro com o conceito de Nação. Naquele momento houve um confronto de utopias que buscava apagar o passado colonial e construir uma nova idéia de “povo” e de “nacionalidade”. Nessa construção, as teorias higienistas tiveram crucial importância que justificavam, através do saber médico supostamente neutro, um controle moral e espacial. Nesse momento houve uma conciliação do saber médico e da elite agrária no ordenamento do espaço da cidade e no controle da família. Além disso, a Reforma Pereira Passos representou o estabelecimento de um novo “pacto” onde ocorreu a tentativa de um rearranjo de forças das classes burguesas industriais emergentes com as velhas oligarquias. Por um lado, houve de fato uma melhoria das condições de infraestrutura da cidade, por outro lado essa reforma evidenciou algumas contradições da formação social, política e econômica brasileira ao tentar impor um modelo de civilidade e de nação.

  • Larissa M. C. Esteves, Lubienska C. L. J. Ribeiro

    Resumo

    Á luz de problemas enfrentados pela globalização, este trabalho faz uma reflexão sobre a importância da atividade de extensão universitária, identificando as dificuldades e potencializando o desenvolvimento de programas voltados para deficientes intelectuais cuja ferramenta principal utilizada seja educação ambiental. Realizou-se um estudo de caso com o Projeto de extensão Universitária da Faculdade de Tecnologia, o EcoEdu Ambiental – Plantando Conhecimento, que conta com aproximadamente 15 alunos, com idades de 9 a 14 anos que frequentam uma escola especializada. O método utilizado foi à pesquisa exploratória, onde foram realizadas entrevistas com alunos e monitores do programa em questão, todas devidamente registradas. Ao longo de todo o processo foi feita uma análise através dos questionários realizados com alunos e monitores, acerca de seus conhecimentos sobre a área abordada pelo projeto. A pesquisa corresponde aos trabalhos desenvolvidos pelo EcoEdu ao longo do primeiro semestre de dois mil e nove. Este trabalho conclui que é viável a existência de programas de educação ambiental para deficientes intelectuais, a partir da formação de seus monitores acerca dos assuntos apresentados.

  • Daniel Albiero, Antonio J. S. Maciel

    Resumo

    A principal via de transporte dos ribeirinhos amazônicos é pelos rios, neste universo um grande problema são os meios de locomoção disponíveis, quando as embarcações são modernas tem alto custo, quando são mais rústicas não oferecem segurança nem desempenho. O objetivo deste trabalho é propor um aerobarco de baixo custo de aquisição e manutenção, que possa ser construído pelos próprios ribeirinhos sendo operado com segurança. Foi utilizada a metodologia de projeto naval da espiral de projeto. Como resultado foi obtido o desenho conceitual do aerobarco, e possíveis simulações de carregamento, sendo concluída a viabilidade técnica da embarcação, assim como o pouco custo de fabricação

  • Claudete Pagotto

    Resumo

    Desde meados dos anos 1990, o cooperativismo popular-solidário é incentivado por meio de programas sociais, com a parceria dos sindicatos, das universidades e do poder público e, de modo geral, tende a reafirmar o sentido social do trabalho, embora faça parte de um contexto no qual a força de trabalho, com poucas qualificações, tem se submetido, de modo geral, aos efeitos de uma grave crise do emprego. Pretende-se relacionar este fenômeno à formulação de políticas públicas de geração de trabalho e renda vinculada, particularmente, à concepção de economia solidária no Grande ABC Paulista de 1997 a 2007. Objetiva-se analisar as concepções que norteiam as vertentes da economia solidária que dão sustentação à promoção do trabalho em cooperativas, como formas alternativas de organização do trabalho, para em seguida relacioná-las à crescente utilização de formas flexibilizadas do trabalho, nesta região, que propiciam, de um lado, a geração do aumento do trabalho informal e da precarização da condição de vida e do trabalho e, de outro, a destruição dos direitos sociais dos trabalhadores.

  • Bruno de A. Martins, Rosário de M. A. Cobucci, Cleonice Rocha, Flávio L. Schmidt

    Resumo

    A amêndoa de baru possui elevado valor nutricional. Estudos demonstraram ser uma atividade bastante compensadora, sendo o carro-chefe de comunidades rurais e pequenas empresas. No entanto, verificam-se poucas informações tecnológicas sobre a cadeia. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar as características sensoriais de amêndoas processadas por procedimento não usual, e estimular pesquisas sobre caracterização mecânica do baru. Foi aplicado o teste de ordenação da preferência em 6 amostras com 30 provadores em triplicata, para definir os tempos de forneamento utilizados nos ensaios de aceitação, onde foram avaliados atributos como sabor, cor e crocância, através de escala hedônica estruturada com 100 provadores. A amêndoa mais aceita foi caracterizada em função da umidade e textura instrumental. A amêndoa processada à 150°C por 50 min foi a mais viável e de maior aceitabilidade. O processamento sugerido aponta significativos indícios de redução da resistência do endocarpo; além de apresentar uma alternativa de beneficiamento. Desenvolvimentos de inovações tecnológicas podem favorecer não só famílias envolvidas no agroextrativismo, mas também empresas com potencial de explorar de forma sustentável, atendendo nichos de mercado como de alimentos funcionais ou de orgânicos, favorecendo a valorização e preservação da biodiversidade nativa brasileira.

  • André R. Souza

    Resumo

    O conjunto de empreendimentos econômicos com inspiração autogestionária vem sendo chamado no Brasil de economia solidária desde meados da década de 1990. Surgiu como uma forma de reação popular ao desemprego. Junto com os membros de diversas entidades de apoio, os participantes dos empreendimentos solidários formam um movimento social, que vem sendo articulado através de plenárias, feiras, redes e fóruns. A economia solidária também se tornou política pública, implementada por órgãos municípios e estaduais, com destaque para uma secretaria instalada no Ministério do Trabalho. Todo esse universo vem sendo tratado em coletâneas de ensaios e monografias publicadas, bem como disciplinas, cursos, teses e demais trabalhos acadêmicos. Alguns resultados de investigação também estão disponíveis em portais da internet. Os profissionais, formados em diversas áreas e dedicados a essa temática, compõem grupos, redes e associações de pesquisa, organizados inclusive em âmbito internacional. O presente trabalho, decorrente de pesquisa de pós-doutorado, discute esse panorama.

  • Marcos R. R. Georges , Paula G. Lhama, Rai M. Amorim, Dimas A. Gonçalves

    Resumo

    Este trabalho apresenta a cadeia de suprimentos da coleta e seleção de recicláveis (CSCSR) que possui um grande interesse social, ambiental e científico .São formadas pelas cooperativas populares incubadas pelo Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA). Social pelo cooperativismo popular e pela economia solidária, ambiental pela natureza do negócio: a reciclagem de materiais; e científico porque reúne características de uma cadeia de suprimentos reversa onde um dos elos se configura uma organização virtual. O trabalho caracteriza esta cadeia de suprimentos de acordo com o estado-da-arte, detalha seus elos constituintes e mostra sua relevância social e ambiental. Ao final, discuti-se como os métodos de planejamento logístico colaborativo pode ser aplicado para contribuir para a melhoria da eficiencia operacional das cooperativas populares de coleta e seleção de recicláveis.

  • Priscila R. Janotti , Fernanda C. S. Pereira, Ana P. L. Brancaleoni , Ana C. G. Borges

    Resumo

    No Brasil, particularmente na década de 1990, desencadeiam-se mudanças no mundo do trabalho motivadas pela pragmática neoliberal, o que acarreta no aumento do desemprego. Na busca por meios alternativos de geração de trabalho e renda intensifica-se o surgimento de organizações coletivas, dentro do conceito de Empreendimento em Economia Solidária – EES. Os principais entraves encontrados por tais organizações são: a dificuldade em apropriar técnicas administrativas e de inserir os produtos no mercado, o que em parte está atrelado à dificuldade de construção da marca. Desta maneira, o intuito do trabalho é analisar o processo de construção da marca de uma Cooperativa de Artesãs, situada no município de Ribeirão Preto-SP. Trata-se de um trabalho qualitativo, dentro dos pressupostos da pesquisa-ação. O processo de construção da marca do empreendimento foi possível quando se obteve maior estabilidade do vínculo grupal, além da compreensão da importância da mesma para a comercialização. A utilização e o gerenciamento da marca ocorreram, especialmente, após a abertura de uma loja, momento em que se explicitou sua importância prática. Constatou-se, assim, que as técnicas administrativas foram apropriadas, pelas artesãs, somente após vivência e, portanto, resulta de um processo de construção coletivo.

  • Aparecido Fujimoto, Inês Monteiro

    Resumo

    A educação exerce um papel fundamental no desenvolvimento dos países e na produtividade das indústrias na atualidade, nos diferentes continentes. Este artigo tem por objetivo refletir sobre o desafio na formação de engenheiros, tecnólogos e arquitetos na atualidade, no Brasil, em um contexto de mudanças socioeconômicas, com ênfase nos aspectos teconológicos e éticos, visando uma formação holística e para a mudança na sociedade. O Brasil apresenta ainda hoje importantes difernças regionais, que impactam na busca pela equidade social. O compromisso social do engenheiro, tecnólogos e arquitetos na busca pela sustentabilidade e desenvolvimento social são aspectos fundamentais a serem desenvolvidos tanto na formação universitária, quanto na educacão contínua desses profissionais. Mudanças na forma de produção, relativa ao menor consumo de carbono, assim como o uso ampliado da tecnologia de informação e da nanotecnologia terão importante impacto no desenvolvimento de novas carreiras e habilidades, nas diferentes áreas do conhecimento. A formação do profissioanl com visão holística, com ênfase na ética e no compromisso social é fundamental para o comprometimento social e a busca de novos patamares de desenvolvimento com sustentabilidade para o país.

  • Leticia Q. Macca , Jaqueline M. de Sousa, Hugo B. Campos, Ana Paula L. Brancaleoni

    Resumo

    O presente estudo trata-se do desenvolvimento de uma horta urbana que funciona com base nos princípios da Economia Solidária. Esta é caracterizada pela posse coletiva dos meios de produção e pelo controle dos empreendimentos pelos trabalhadores através de autogestão, cooperação e solidariedade. A criação desta horta foi uma iniciativa de um médico do ambulatório de DST/Aids do município de Jaboticabal que deparando-se com os problemas enfrentados por seus pacientes, acreditou ser essa uma forma de terapia complementar e essencial ao tratamento dado a doença. Foi então que o Projeto Suporte (grupo de alunos e professores do curso de Administração da Unesp - Jaboticabal/SP) passou a trabalhar em parceira com o grupo em seus processos de decisão e autogestão, numa tentativa de viabilizar a geração de renda e, portanto, torná-los menos dependentes. A atuação do Projeto, agora em parceria com alunos da Agronomia se estende também na organização da produção – em todas as suas etapas. O objetivo deste artigo é analisar as dificuldades e facilidades deste processo de trabalho, bem como o processo de integração entre os próprios pacientes e com a sociedade.

  • Flávio Carvalho, Alessandro F. Moreira

    Resumo

    Este trabalho apresenta uma reflexão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia no Brasil, instituidas pela Resolução 11/2002 do Conselho Nacional de Educação do MEC. As Diretrizes Curriculares trouxeram importantes avanços na concepção de currículos de Engenharia, tornando-os mais dinâmicos e com maior sintonia com o contexto tecnológico e social. Entretanto, há algumas deficiências que precisam ser mencionadas e discutidas com o objetivo de avançar em projetos políticos pedagógicos mais consistentes. Alguns detalhes da proposta pedagógica do Curso de Engenharia Elétrica da UFMG são apresentados, mostrando uma utilização coerente das diretrizes curriculares. Comentários sobre as diretrizes são apresentados e propostas de aprimoramento são discutidas.

  • Rochele V. Nogueira, Gustavo B. Ferrari, Lívia M. Brumatti, Alyne S. M.G. Capellete, Ana Claudia Giannini Borges, Ana Paula Leivar Brancaleoni

    Resumo

    O trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis causas da oscilação da produção e do rendimento em uma Associação de Reciclagem de Lixo, com princípios de economia solidária. Utilizou-se como instrumentos de análise entrevistas e documentos da Associação. Constatou-se grande influência de fatores econômicos como a recente crise mundial; fatores psicológicos que são acentuados com a insegurança mercadológica; e fatores como o auxílio externo privado e público que refletiram no aumento do número de trabalhadores e na quantidade de materiais recicláveis. A conciliação e a harmonia entre os fatores supracitados seriam de total importância para obter crescimento constante e gradual, o que permitiria organização interna e, portanto, maior produtividade na triagem, diminuindo a quantidade de material destinado às células do aterro sanitário do município, bem como aumento da geração de renda.

  • Raquel Maria O. M. de Melo

    Resumo

    O presente artigo procura tecer alguns comentários sobre a questão do surgimento do sujeito pós-moderno e sua atuação no tratamento do espaço urbano, principalmente sobre a relação desse tratamento como constituição de memória de grupos culturais diferentes. Nesse sentido, procura-se fazer um traçado histórico com base em autores que tratam da temática do uso de monumentos pela sociedade, fazer algumas considerações quanto à utilização da malha urbana por grupos distintos na atualidade e da relação entre os diversos agrupamentos humanos e o Estado enquanto instituição de referência nas práticas de tombamento de bens de natureza material, procurando tratar a temática numa perspectiva antropológica. Por fim, procura ressaltar a importância da formação do profissional que atua sobre esses espaços para que se possa encarar não só o patrimônio como toda a malha urbana em diversas dimensões: funcional, arquitetônica, social e outras.

  • Resumo

    A poluição das águas por metais pesados é um grave problema devido à alta toxicidade e não biodegradabilidade destes poluentes. A contaminação por metais pesados ocorrida no Rio Ribeira de Iguape na Região do Vale do Ribeira devido atividades de refino e mineração, prejudica a saúde da população local. A adsorção de metais pesados, neste caso, aparece como uma interessante opção de tecnologia social para descontaminação da água para uso da comunidade. Esta tecnologia apresenta convenientemente a utilização de resíduos agrícolas como material adsorvente, baixo custo e elevada eficiência para remoção de metais em baixas concentrações. Desta forma, o presente trabalho visou contribuir preliminarmente para o desenvolvimento de uma tecnologia social simples e barata para remoção de metais pesados de águas fluviais a serem utilizadas por comunidades locais a partir da adsorção em cascas de banana. Utilizou-se como metal modelo para as análises de adsorção, o cobre e seus íons. Os resultados preliminares mostraram que a casca de banana sem tratamento e sem secagem apresenta melhor percentual de remoção diante de outros tratamentos encontrados na literatura. Desta forma, tem-se que este material adsorvente pode ser utilizado em filtros caseiros elaborados a partir de materias como garrafa PET, para eficiente tratamento da água.

  • Rosana Rita Folz, Rodolfo Sertori, Akemi Ino, Ioshiaqui Shimbo

    Resumo

    O Grupo de Pesquisa HABIS coordenou, de 2004 a 2007, o projeto Inovarural que possibilitou a construção de 42 unidades habitacionais no Assentamento Rural Pirituba II, quando foram articulados os diferentes agentes envolvidos na cadeia de produção da habitação e fomentadas as atividades que se configurariam como oportunidades de geração de trabalho e renda. O objetivo deste artigo é analisar as estratégias e condições que permitiram a construção de moradias simultaneamente a geração de oportunidades de trabalho e renda para as famílias envolvidas. A estratégia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicada por uma equipe de assessoria que acompanhou todo o processo de capacitação, formação e construção. As fontes de evidência utilizadas foram os relatos de viagens, observações diretas, relatórios de pesquisa e arquivos audiovisuais. Os resultados apontaram para a possibilidade de se incorporar, dentro do processo de produção habitacional, a capacitação para atividades que possam gerar trabalho e renda para as famílias que estiveram envolvidas neste processo. A exposição dos resultados deste projeto pode servir como referência para futuras experiências e como base para políticas públicas, considerando as possíveis articulações entre a moradia, o trabalho e a renda que possam estimular a pluriatividade no desenvolvimento rural.

  • Júnio A. R. Leite, Bruno A. Prado, Aliane de Souza Nascimento , Maria L. M. Guimarães

    Resumo

    Este artigo apresenta o projeto Linha e Barro, consolidado por ações já desenvolvidas nas comunidades rurais de Águas Santas e de César de Pina, do município de Tiradentes/MG. O objetivo deste Projeto foi proporcionar desenvolvimento local, geração de trabalho e renda e a redução das desigualdades sociais, por meio da consolidação de um empreendimento solidário de base artesanal, favorecendo o grupo de artesãos estudado. Nos acompanhamentos ao projeto foi utilizada uma metodologia participativa com ações divididas em encontros semanais com o grupo de artesãos nos quais se discutiram sua formação e assuntos referentes à sua constituição legal. Por meio de uma intervenção psicossocial e socioeducativa buscou-se envolver os artesãos na reflexão sobre os vínculos estabelecidos e sua constituição enquanto grupo, promovendo ainda o resgate da identidade cultural pessoal e coletiva. Como resultado percebe-se a consolidação do trabalho desenvolvido por meio da construção de um espaço físico para produção e comercialização dos produtos locais, a redução da desigualdade social, o desenvolvimento local através da geração de trabalho e renda proporcionado pelo incentivo e manutenção do artesanato regional. A economia solidária apresenta-se como ferramenta importante para o empoderamento e transformação das pessoas em sujeitos ativos capazes de atuar junto à sociedade.

  • Vinicius Maia de Jesus , Guilherme F. Rodrigues, Celso A. S. de Alvear, Flávio C. Henriques

    Resumo

    O presente trabalho tem por finalidade detalhar as atividades e questões envolvidas na implantação de energia elétrica em uma comunidade isolada, tendo como base a experiência de um projeto em andamento na região do Pouso da Cajaíba, Paraty – RJ. O projeto em questão, coordenado pelo SOLTEC/UFRJ (Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ) e pelo LAFAE (Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ), visa promover o desenvolvimento local da comunidade a partir de pequenas soluções utilizando fontes  alternativas de energia, estimulando, assim, a organização dos moradores e objetivando a construção coletiva de espaços capazes de gerar trabalho e renda. Serão abordadas mais detalhadamente as condições sociais e culturais da comunidade, assim como sua situação econômica atual, questões ambientais envolvidas, conflitos com relação à posse de terra, interação com pesquisadores, projetos anteriores e futuros, relação com outras comunidades e com autoridades locais, além da descrição da metodologia utilizada na realização do projeto e as questões técnicas relacionadas.

  • Cidoval M. de Sousa, Geovane F. Gomes

    Resumo

    Esse artigo aborda o momento atual do papel do engenheiro na sociedade para explicar a necessidade de mudança nos programas de sua graduação. Para isso, associa o aparecimento da formação de engenheiro ao início da modernidade e condiciona o seu papel a esse contexto. Analisa a modernidade a partir de três fontes teóricas de análise social, Durkheim, Weber e Marx, e mostra que o papel do engenheiro se encontra fundado nos conceitos de divisão do trabalho, racionalização e modo de produção capitalista. A partir do conceito de divisão do trabalho mostra-se que, da mesma forma que o operário industrial, o trabalho do engenheiro se encontra fragmentado e se distancia do entendimento do todo; dos conceitos de racionalização e modo de produção capitalista, mostramos que o engenheiro produziu a riqueza das grandes corporações às custas de um distanciamento das necessidades sociais. A chave da mudança encontra-se na inserção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas disciplinas de formação social do curso de engenharia, para despertar no espírito inventivo do engenheiro uma preocupação social que possibilite o surgimento de um ethos humanista à sua formação, de forma a ser crítico diante da tecnologia que desenvolve.

  • Ana Lívia de S. Coimbra, Mariana C. Carvalho

    Resumo

    A proposta de estudo que apresentamos inscreve-se entre aquelas que discutem as concepções e ações dos trabalhadores na construção de possibilidades de superação do trabalho subordinado, via autogestão. Diante da situação de precariedade do trabalho e do desemprego, os trabalhadores procuram criar alternativas que os levem à inserção no trabalho. Uma das modalidades tem sido a economia solidária. Além de cooperativas e associações, uma outra forma de organização são as empresas recuperadas, oriundas de massa falida, sob regime de auto-gestão. A Associação Nacional de trabalhadores e Empresas de Autogestão (ANTEAG) é um dos sujeitos coletivos que defendem a autogestão como forma de acesso e permanência dos trabalhadores no processo produtivo, bem como desenvolve uma metodologia direcionada a capacitar empresas de autogestão. Objetivamos destacar e analisar as características conceituais e metodológicas da assessoria proposta pela ANTEAG e sua aplicabilidade em uma unidades recuperada oriunda de massa falida, sob regime de auto-gestão, no marco das propostas de afirmação do trabalho emancipado.

  • Sileide F. T. Salvador, Marília G. de Carvalho

    Resumo

    Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa que enfoca a distribuição das professoras e professores nos cursos de engenharia de algumas instituições de ensino superior de Curitiba como a UFPR, UTFPR, UTP e PUC/PR. A hipótese apresentada neste trabalho é de que a maioria dos docentes é composta por homens e a minoria por mulheres. Elaborado como um mapeamento que auxilia a visualização do que está acontecendo nestes cursos, o estudo também apresenta, a partir de dados estatísticos fornecidos pelas instituições citadas uma análise interpretativa de gênero no corpo docente de cursos de Engenharia. A pesquisa pretende analisar como professoras e professores percebem as questões de gênero no exercício do magistério. Especificamente os objetivos são: identificar como ocorre a distribuição por gênero no corpo docente. Para o contexto deste estudo foi importante um breve mapeamento histórico envolvendo as concepções de universidade, a engenharia, o mapeamento do número de professores e professoras dos cursos de engenharia da PUC/PR, da UFPR e da UTFPR, interpretado sob a ótica de gênero, a história dos dois cursos de engenharia pesquisados da cidade de Curitiba, além de conceitos de gênero, divisão sexual do trabalho e tecnologia.

  • Sidneia R. de Sousa, Luciene Rodrigues, Sidinéia M. de.S. Abrantes

    Resumo

    O artigo tem por objetivo realizar um estudo acerca da abrangência da Economia Solidária no Brasil e o papel do Estado na criação de Políticas Públicas. De um lado a crise da sociedade salarial exige a criação de alternativas de geração de trabalho e renda, como fonte de subsistência, para sujeitos excluídos ou que estão à margem do mercado formal de trabalho. De outro lado, nota-se a busca de outros modelos de organização da produção e do trabalho, com relações emancipatórias, diferentes daquelas do sistema capitalista. Tanto por um lado ou outro, ou a imbricação de ambos, faz-se necessária, para o desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários, a existência de políticas públicas de apoio para geração de trabalho e renda e a contribuição para o desenvolvimento social e econômico local. A Economia Solidária fomenta o trabalho e a renda e ainda contribui para promover a inclusão e o desenvolvimento econômico, cultural e social com sustentabilidade, equidade e democratização.

  • Resumo

    Este trabalho objetiva demonstrar a contribuição da ergonomia, da antropotecnologia e tecnologia social para a sustentabilidade da pesca artesanal utilizando jangadas. Esta persiste em diversas áreas do litoral brasileiro, apesar das dificuldades enfrentadas no tocante as precárias condições de trabalho e baixo retorno financeiro. Para o levantamento das demandas utilizou-se metodologia fundamentada na Análise Ergonômica do Trabalho. Na coleta de dados foram usadas técnicas interacionais (ação conversacional e escuta das verbalizações) e observacionais. Constatou-se que as principais demandas ergonômicas da atividade jangadeira estão relacionadas com a segurança, saúde, organização do trabalho, manipulação do produto, meio ambiente e projeto da embarcação. Com vistas à sustentabilidade da atividade e melhoria da qualidade de vida, faz-se necessário a aplicação de ações de gestão, capacitação e modificações no projeto da jangada, fundamentadas na ergonomia, antropotecnologia e tecnologia social, ou seja, geradas a partir da compreensão da situação real em um processo de construção social.

  • Liane M. Calarge, Thiago A. de P. Pepe

    Resumo

    A diminuição da poluição ambiental tem sido uma preocupação dos órgãos governamentais de proteção ao meio ambiente, que nos últimos anos tem estabelecido limites máximos para a grande diversidade de tipos de resíduos. A reciclagem destes materiais é uma alternativa, bem sucedida em diversos casos, gerando a sociedade uma série de benefícios, como a redução do volume de matérias-primas extraídas da natureza, a redução do consumo de energia na produção de materiais e a diminuição na produção de poluentes neste processo. Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para caracterização de resíduos de Estações de Tratamento de Água (ETAs) na indústria cerâmica estrutural. Tanto as matérias–primas cerâmicas como os resíduos, devem ser analisados através de: caracterização de matérias– primas cerâmicas, constituída de caracterizações geológica, mineralógica, química, física e tecnológica cerâmica. A análise conjunta de todas estas caracterizações, além de caracterizar a matéria-prima embasa a indicação da necessidade de misturar um ou mais tipos de matériasprimas para uma melhor produtividade e qualidade do produto final. Caracterização do resíduo da ETAs, se baseia nas propriedades físicas químicas do material e deve apresentar ensaios de análise química, mineralógica e granulométrica, além da classificação do resíduo segundo normas da ABNT. Caracterização cerâmica, que constitui uma série de ensaios tecnológicos que são realizados em materiais para possível utilização na indústria cerâmica. Estes ensaios tecnológicos para alvenaria estrutural são aplicados as seguintes temperaturas: após secagem a 110C e após queima a 850C, 950C, 1050C, 1150C. Estes estudos deverão ser realizados nas massas (misturas de argilas) das olarias, para que após a adição do resíduo em diferentes porcentagens, se tenha estes resultados como referência básica.

  • Angela D. Cordeiro, Juliana D. Almeida, Roseane R. da Silveira, Maria C.W. Saldanha

    Resumo

    A renda de bilros é uma arte secular praticada atualmente em poucas regiões do Brasil, que tem por característica o repasse da técnica entre as gerações. Esta arte-ofício encontra-se em processo de extinção em algumas localidades, como é o caso da Vila da Ponta Negra Natal – RN, onde se localiza o Núcleo de Produção Artesanal de Rendeiras de Bilros. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre uma oficina de renda de bilros, ministrada por duas rendeiras do referido Núcleo, desenvolvida de janeiro a março de 2009. O objetivo deste artigo foi analisar a metodologia do repasse desta técnica de rendar, desenvolvida pelas próprias rendeiras, para identificar os aspectos que podem ser melhorados e assim contribuir para evitar a extinção desta arte-ofício na região. As análises foram embasadas na antropotecnologia e tecnologia social, utilizando como metodologia a pesquisa-ação. Como resultado, foi observado que as rendeiras instrutoras possuíam metodologias de repasse da técnica diferenciadas, gerando dificuldades de entendimento às alunas em qual procedimento seguir. Há, portanto, a necessidade da uniformização desta metodologia de ensino, para facilitar e estimular o aprendizado da arte.

  • Guilherme Franceschini, Caroline L. Ribeiro

    Resumo

    Os catadores de resíduos sólidos são responsáveis por cerca de 90% dos resíduos que alimentam as indústrias de reciclagem no Brasil. Além de terem um papel na economia, possuem conhecimentos específicos e habilidades necessárias para identificar, coletar, separar e vender estes resíduos. Visando superar elementos que oprimem e obstaculizam o processo de apropriação de conhecimentos destes trabalhadores, outras competências e habilidades podem ser potencializadas visando a sua emancipação. Este estudo pretende ampliar a compreensão sobre as competências e habilidades dos catadores organizados em empreendimentos coletivos, tendo em vista a sua emancipação política, financeira e social. A metodologia utilizada será a pesquisa-ação com técnicas de observação e entrevista. Como perspectiva espera-se a valorização destes profissionais, buscando melhores condições de saúde no trabalho e qualidade de vida. Consideramos que na política de gestão integrada de resíduos sólidos, a prática da economia solidária, da autogestão e a apropriação popular de tecnologias são caminhos fundamentais para a emancipação. Espera-se contribuir, também, com a construção de conhecimentos relacionados ao campo CTS, à economia solidária, autogestão, cooperativismo, além de identificar e analisar junto aos catadores organizados em cooperativas, suas competências e habilidades, apresentando apontamentos que auxiliem sua emancipação.

  • Alberto P. Trez , Maria de Fátima L. C. Bernardino

    Resumo

    Este artigo procura contextualizar a economia globalizada segundo sua perversidade no que se refere ao processo de geração de desempregados e de excluídos devido à globalização da produção e da eliminação de muitos postos de trabalhos e da substituição de outros pelas novas tecnologias. A Economia Solidária é apresentada com suas características essenciais de autogestão, solidariedade e participação. Também é destacada a formação crítica do cidadão que deve desenvolver uma consciência do seu papel social e no trabalho. Para viabilizar o desenvolvimento da Economia Solidária torna-se importante a criação de uma Pedagogia segundo os seus princípios com a formação de professores para as escolas formais e de educadores para a educação profissional e popular visando a sustentação social, econômica e ambiental. Pretende-se ressaltar a importância da formação de acordo com os princípios da Economia Solidária como contribuição para o desenvolvimento de um modelo pedagógico próprio e capaz de gerar mudanças comportamentais, sociais e econômicas.

  • Antonieta do L. Vieira, Katsuhito Takita, Julia N. V. Takita

    Resumo

    O trabalho trata do desenvolvimento de um conceito de habitação popular e teve a colaboração de profissionais das diferentes áreas do conhecimento que buscaram respostas para atender às necessidades de uma moradia popular com conforto ambiental, instalações elétricas otimizadas – para proporcionar baixo consumo de energia – e coleta das águas das chuvas – para serem utilizadas tanto na limpeza das calçadas como na descarga do vaso sanitário. O foco principal da construção desse modelo foi a ressocialização dos apenados do semiaberto do Sistema Penitenciário Anísio Jobim em Manaus, afora capacitá-los no oficio da construção civil. Durante a execução desse projeto observou-se que a inoperância do atual modelo de ressocialização utilizado pelo sistema prisional é decorrente da forma como este é organizado. As instituições penitenciárias organizam o trabalho prisional que perpasse entre prazer e sofrimento. O direito ao trabalho é apenas uma conquista pelo bom comportamento com objetivo de redução da pena, não existe a consciência que o apenado possui esse direito e o estado o dever de ressocializá-los através deste, antes de seu retorno ao convívio social.

  • Fernanda Ramos Melo

    Resumo

    Este artigo cabe apresentar os pisos táteis, e qual sua função no ambiente construído a fim de minimizar dúvidas entre profissionais e usuários. O trabalho consiste no entendimento da deficiência visual, posteriormente na pessoa com deficiência visual e o entendimento sobre a orientação e mobilidade. Em seguida a descrição dos pisos táteis desde sua origem, função e significado. Os pisos táteis devem atender requisitos como forma e contraste para garantir desempenho na aplicação. No entanto este trabalho abre espaço para uma discussão saudável que valoriza o desenho/forma e principalmente a aplicação do revestimento. Sendo que o maior problema deste produto consiste na aplicação, tanto para as calçadas quanto em ambientes internos.

  • Alvaro de A. Quelhas , Ana Lívia de S. Coimbra, Luiz Agostinho de P. Baldi , Naiara de L. Guimarães

    Resumo

    A ampliação do desemprego estrutural e a precarização do trabalho em escala mundial alcança impactos expressivos na década de 1990 no Brasil. Naquele contexto, os  trabalhadores desempregados ou em situação de trabalho precário constróem reações,  buscando alternativas de inserção no mercado de trabalho, via economia solidária. Ao mesmo  tempo, o movimento sindical - em especial aquele vinculado à Central Única dos  Trabalhadores - impactado pela redução de suas bases de representação e da participação no  cotidiano sindical por parte de seus filiados, começa a introduzir em sua agenda a questão da  economia solidária. Procuramos, em nosso trabalho, apresentar elementos de análise crítica  acerca da relação entre a economia solidária e o sindicalismo, partindo de projeto de pesquisa  realizado junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora/MG, destacando, sobretudo, as
    tensões presentes na escolha do movimento sindical em realizar ações neste novo campo.

  • Daniel Albiero, Antonio J. S. Maciel

    Resumo

    As pequenas propriedades rurais no Brasil ocupam grande parte da área de solo cultivável do país, mas a utilizam pouco, este fato ocorre principalmente pela pouca utilização da mecanização agrícola. O objetivo principal deste trabalho foi projetar e desenvolver uma semeadora conservacionista em faixas adaptada as necessidade operacionais da agricultura familiar. Foram realizados testes em campo para a caracterização da nova semeadora com dados relativos ao desempenho do equipamento, em experimentos sob condições reais. Como resultado obteve-se um protótipo com bom desempenho na semeadura de soja, de fácil operação e manutenção, e principalmente adaptado às necessidades operacionais da agricultura familiar.

  • Marcos R. R. Georges, Paula G. Lhama , Rai M. Amorim, Dimas A. Gonçalves

    Resumo

    Este trabalho apresenta um estudo das rotas de coleta de materiais recicláveis realizada por uma cooperativa popular de coleta e seleção de recicláveis incubada pelo CRCA (Centro de Referência em Cooperativo e Associativismo). Esta cooperativa popular chamada Reciclar, possui um caminhão que diariamente realiza dois itnerários (um no período matutino e outro no período vespertino) em busca de materiais recicláveis fornecidos por mais de 200 empresas públicas e privadas, além de condomínios e outros locais que destinam o resultado de suas coletas seletivas às cooperativas populares. O estudo das rotas de coleta consiste na comparação do custo total despendido para realizar um dado itinerário e o valor coletado pelo caminhão neste itinerário, determinando desta maneira, quais itnerários são maios rentáveis e quais são menos rentáveis. Uma breve revisão teórica sobre logística e detalhes sobre o cálculo do custo do frete completam o artigo.