Educar para Incluir: uma experiência de acessibilidade e cidadania digital

Autores

  • Jonas Silva Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

acessibilidade, tea, tdah, engenharia, tecnologia, informática, apropriação

Resumo

Este relato apresenta a experiência no projeto EDUSOL, voltado à inclusão digital por meio de práticas que unem engenharia, acessibilidade e tecnologias assistivas. As atividades ocorreram com dois públicos distintos: crianças neurodivergentes, com o uso de softwares livres como Scratch e TuxMath; e adultos em processo de educação digital, orientados no uso de smartphones e segurança online. As aulas foram planejadas com base na metodologia participativa, adaptando linguagem, ritmo e recursos às necessidades dos educandos. Entre os resultados alcançados destacam-se o desenvolvimento da lógica computacional e da criatividade nas crianças, além do aumento da autonomia digital dos adultos, que passaram a realizar tarefas do cotidiano de forma independente. A experiência reforça a importância da engenharia aplicada à educação para promover inclusão social e cidadania digital, transformando vidas por meio da tecnologia.

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Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Engenharia, acessibilidade e tecnologias assistivas