Sobre a Revista
O Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) - www.eneds.org.br - é um evento que se propõe a pautar a engenharia e a formação dos estudantes através de uma ampla discussão sobre o papel da engenharia no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. O evento busca evidenciar a relação da engenharia, em todas as suas áreas de atuação, com o desenvolvimento social, fazendo conexões entre universidade, movimentos sociais e poder público. O evento reúne estudantes de graduação das engenharias e áreas afins, professores, pesquisadores, gestores públicos, empreendedores solidários, movimentos sociais, entidades da sociedade civil, políticos e membros do Estado no esforço de questionar as bases científicas do modelo de desenvolvimento atual que influem diretamente nas pesquisas e na formação em engenharia nas universidades e centros de pesquisa do país. Desde sua criação, em 2004, o evento vem trazendo várias pautas para problematização da academia e exemplos de projetos bem-sucedidos na área de: tecnologias sociais de baixo custo e de baixo impacto ambiental; economia solidária; organização de trabalhadores de forma associativa ou cooperada; diferentes formas de geração de trabalho e renda; economia social; políticas sociais e públicas; metodologias participativas; e desenvolvimento local.
ISSN 2594-7060
Edição Atual
Entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sediou o XX Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS). Organizado pela ITCP-UNICAMP em parceria com a Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS), o evento reuniu 177 participantes, entre estudantes, pesquisadores, profissionais e representantes de movimentos sociais, sob o tema “Construindo uma Engenharia Decolonial para a Soberania Digital e Popular”.
Em um ano marcado por discussões sobre Inteligência Artificial e tecnologia, o ENEDS 2025 focou em como garantir que o desenvolvimento tecnológico respeite o meio ambiente, a diversidade de gênero e raça, e a soberania do país (Soberania Digital), combatendo desigualdades.
A programação foi intensa e diversificada. Foram apresentados 74 trabalhos e relatos de experiência abordando soluções em economia solidária, agricultura familiar, tecnologias assistivas (eixo temático inédito nesta edição) e sustentabilidade. O público participou de mesas de debate com especialistas sobre os impactos sociais da tecnologia, além de oficinas práticas que variaram desde a construção de mobiliário e vasos autoirrigáveis até gestão em hospitais públicos. O evento também promoveu a cultura e a integração com a cidade através de atividades na Casa de Cultura Tainã e cine debates.
Como legado, o XX ENEDS deixa um vasto material que conecta a universidade às demandas populares, disponível nos anais do evento e no novo acervo digital Baobáxia. O encontro reafirmou o papel da engenharia como ferramenta de transformação social, formando profissionais mais conscientes e engajados na construção de um futuro mais justo e solidário.
Abraços solidários,
Comissão Científica do XX ENEDS:
Celso Alvear (UFRJ)
Geisa Aquino (UFBA)
Giordanno Brunno Bergamini Gomes (UNICAMP)
Larissa Medeiros de Andrade (UFRJ)
Thaís Pedruzzi (UFES)