Reflorestando Saberes

A extensão universitária como semente da Engenharia Popular no Semiárido Potiguar

Autores

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Tecnologias Sociais, Pesquisa-Ação, Educação Popular, Sistemas Agroflorestais

Resumo

O presente relato descreve uma experiência de extensão universitária voltada à implantação de uma Unidade Técnica Demonstrativa de Sistema Agroflorestal em uma propriedade rural do semiárido potiguar. As atividades foram conduzidas por estudantes e docentes da engenharia e nutrição, em parceria com o Serviço de Apoio a Projetos Alternativos e Comunitários, e envolveu oficinas participativas com agricultores, promovendo o diálogo entre saberes populares e acadêmicos. As oficinas estimularam a reflexão crítica sobre o uso da terra, sucessão ecológica, práticas agroecológicas e o compromisso social da engenharia. Como resultados, a experiência fortaleceu vínculos comunitários, incentivou a adoção de tecnologias sociais e consolidou a extensão como ferramenta de formação cidadã e semente da engenharia popular no território.

Biografia do Autor

Ianco de Figueirêdo Rodrigues, Instituto Federal do Rio Grande do Norte: Natal, Rio Grande do Norte, BR

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduando em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido no IFRN-ZL - Polo Canguaretama, com experiência em Sistemas Agroflorestais, Recuperação de Áreas Degradadas, Tecnologias Sociais e Educação Ambiental. Atua na OSC Engenheiro Sem Fronteiras - Núcleo Natal desenvolvendo projetos de extensão desde 2022, com foco em segurança alimentar junto a agricultores familiares, conciliando recuperação de áreas degradadas, convivência com o semiárido, preservação dos saberes tradicionais, construindo Tecnologias Sociais, Unidades Técnicas Demonstrativas e Sistemas Agroflorestais. Domínio de ferramentas como Canva, Pacote Office e versões similares, e plataformas de ensino remoto.

Sandra Rufino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Natal, RN, BR

EDUCADORA, PESQUISADORA E PROFESSORA. Bolsista de Produtividade Desen. Téc. e Extensão Inovadora do CNPq. Possui pós-doutorado em Extensão Universitária e Engenharia Engajada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-doutorado em Tecnologias Sociais pela Université Catholique de Louvain (UCL). É mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e graduada pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Atualmente, é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/NIDES/UFRJ). Integra o grupo de pesquisa interinstitucional (UFRJ/UFRN/IMT/UFOP) que estuda Engenharias Engajadas. É membro do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS/RN), do Laboratório de Cidadania e Tecnologia Social (LabCTS-ITA), da Rede de Professores do Instituto de Cidadania Empresarial (Academia ICE) e da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS). Também integra a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS) e é conselheira dos Engenheiros Sem Fronteiras - ESF Brasil, além de coordenadora e orientadara da incubadora de tecnologia social ESF Natal.Nas ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS, é membro do Comitê de Extensão da Pró-Reitoria da UFRN. Anteriormente, integrou a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Ensino da UFRN e o Comitê de Graduação da UFRN, tendo atuado como coordenadora do curso de Engenharia de Produção e assessora acadêmica do Centro de Tecnologia. Nas ATIVIDADES PROFISSIONAIS, destacou-se como coordenadora do projeto nacional para fortalecimento dos complexos cooperativos, cadeias produtivas e cooperativas de produção da UNISOL-Brasil com impacto em mais de 100 organizações. Nesse contexto, também assessorou empreendimentos associados à incubadora tecnológica de empresas INCULTEC.No ENSINO, acumula 31 anos de experiência ministrando disciplinas para cursos de Engenharia, Administração e Sistemas de Informação.Na PESQUISA e EXTENSÃO, atua nas áreas de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia. Atualmente, trabalha com os seguintes temas: Extensão Universitária e Engenharias Engajadas; Bolsita Educação em Engenharia e Metodologias Ativas; Economia Solidária, Tecnologia e Inovação Social; Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Socioambiental; Gestão da Produção e Pensamento Enxuto (Lean for Hope, Education, Healthcare, Office, Manufacturing, Construction).

Amanda Letícia Bezerra de Oliveira

Sou Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com experiência em pesquisa, mentoria acadêmica e extensão comunitária. Durante a graduação, conduzi um projeto de pesquisa científica de dois anos intitulado "Análise Comparativa do Teor de Ferro na Carne de Animais Silvestres", com foco em sustentabilidade e segurança alimentar. Também atuei como mentora no projeto Labnutrir, onde contribuí para a implementação de hortas comunitárias e desenvolvi materiais educativos sobre nutrição e educação ambiental. Atualmente, sou extensionista do Engenheiros Sem Fronteiras, participando do projeto Floema, que promove práticas agroecológicas no semiárido brasileiro, com ênfase em segurança alimentar, valorização dos conhecimentos tradicionais e sustentabilidade.

Juliana Lorensi do Canto

Professora Associada do curso de graduação em Engenharia Florestal.
Doutorado em Ciência Florestal na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG (2009).
Mestrado em Ciência Florestal na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG (2006).
Graduação em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS (2003).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Técnicas e Operações Florestais, Colheita Florestal, Transporte Florestal, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Manejo e Mensuração Florestal.

Downloads

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Universidade, ensino na engenharia e extensão