Entre códigos e contextos: reflexões e práticas em cursos intensivos de Python para estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Daniel Lemos UFRJ
  • Ana Schenkel Braga de Mendonça UFRJ
  • Luiz Antônio Ferreira Conti UFRJ

Palavras-chave:

Ensino de programação, Python, Ensino a distancia, Tecnologia e Sociedade, apropriação digital

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre cursos intensivos de Programação e Linguagem Python, com duração de 2 a 4 dias, voltados a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. Os cursos buscaram aproximar os jovens das tecnologias digitais, promovendo o aprendizado introdutório em programação aliado a reflexões sobre o impacto da tecnologia na sociedade. Um dos grandes diferenciais do curso foi a criação de espaços de discussão sobre como a tecnologia transforma relações sociais, culturais e econômicas, despertando o pensamento crítico dos participantes. Além disso, ao final de cada curso, os estudantes puderam desenvolver projetos baseados em problemas reais de suas próprias vivências, aplicando as ferramentas discutidas no curso em contextos concretos. Essa proposta integradora mostrou-se eficaz para engajar os educandos, fortalecendo tanto o domínio técnico quanto a compreensão do papel social da tecnologia.

Downloads

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Estudos tecnológicos, desenvolvimento e sociedade