A Gestão do Conhecimento no Terceiro Setor

Autores

  • Maria G. C. Miranda UFOP
  • Jean Carlos M. Alves UFOP

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Terceiro Setor, Voluntário

Resumo

A maioria das organizações ligadas ao terceiro setor não possui acesso ao processo de tratamento da informação e de sua transformação em conhecimento. Na raiz deste problema está a falta de cultura da informação devida a diversas circunstâncias, dificuldades e questões que as envolvem, além da alta rotatividade de pessoas, pois a maioria são voluntários dificultando a retenção e desenvolvimento do conhecimento no terceiro setor. A gestão do conhecimento norteia e valida amplamente atividades e temas de grande importância como gestão do capital intelectual, aprendizagem organizacional, criação e transferência de conhecimento, gestão da inovação e gestão tecnológica, comunidade de prática e inteligência competitiva, entre outros. Assim, o presente artigo objetiva identificar a importância da gestão do conhecimento para organizações do terceiro setor, através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Observou-se o alinhamento entre a gestão do conhecimento e a gestão estratégica da organização e a importância da utilização da gestão do conhecimento nas organizações do terceiro setor. A gestão do conhecimento está sempre à prova. Os processos e a estrutura precisam ser desenvolvidos continuamente para fazer frente às necessidades da organização, que estão sempre em mudança para melhorar as informações de que a administração precisa

Publicado

2013-12-01