Construção Civil e Desenvolvimento Social: a abordagem de temas transversais em projeto de educação profissionalizante para inclusão social no Arquipelago do Marajó-PA
Palavras-chave:
Construção Civil, Desenvolvimento Social, Educação Profissionalizante, Educação Ambiental, Educação PatrimonialResumo
Ao observar a “grade” curricular dos cursos técnicos, os temas transversais como meio ambiente, patrimônio, cidadania, dentre outros, fundamentais para formação humanística, perdem seu carácter transversal, muitas vezes restritos a uma disciplina, que aborda ou de forma teórica ou simplesmente, encontrassem ausentes, sendo que são temas e dialéticas essenciais ao fomento da visão crítica para com a realidade e função social da profissão, contribuindo para qualidade e preservação do meio ambiente e para que a atuação profissional seja pautada em prol do desenvolvimento social. Fugido a esse cenário, este trabalho narra uma busca por dinamizar o ensino da disciplina Construção Civil em um projeto de Educação Profissionalizante, e a partir das aulas teóricas e práticas abordar temáticas correlatas à disciplina e a realidade profissional de atuação de acordo com os paradigmas da sustentabilidade, numa tentativa de forma profissionais mais engajados com o desenvolvimento social.