Contribuição da Extensão Universitária para a Formação do Engenheiro

Palavras-chave:

Extensão, Educação, Formação, Tecnologia Social, Engenheiro

Resumo

O Laboratório de Informática para Educação (LIpE), situado no Centro de Tecnologia da UFRJ, iniciou suas atividades em 1 994 tendo como objetivo apoiar o ensino, pesquisa e extensão em Informática para a Educação. Para este fim, o LIpE conta com três laboratórios de computadores dedicados a diversas atividades, baseadas sempre na metodologia participativa.
Utilizando-se desta metodologia, o LIpE promove várias oficinas e cursos destinados à comunidade. O público alvo destas são alunos e professores de escolas públicas, trabalhadores da UFRJ, principalmente os funcionários terceirizados que atuam na limpeza e em serviços gerais, além de moradores da Vila Residencial da UFRJ, sendo estes adultos e crianças.
Neste relato apresentaremos algumas experiências que foram adquiridas ao longo deste período, descrevendo o impacto positivo que participar deste tipo de atividade de extensão nos proporciona em nossa formação como profissionais da área de ciências exatas, mais precisamente a engenharia e daremos enfoque especial em como essas atividades afetam a formação do engenheiro, avaliando a relação dos conhecimentos acadêmicos com aqueles necessários no trabalho diário.

Publicado

2013-12-01