Os limites do currículo e os problemas de uma formação tecnicista

Autores

  • Alexandre Trennephol

Resumo

O curso de engenharia mecânica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) teve oficialmente sua última reforma curricular implementada em 2006, visando adequar-se às diretrizes curriculares propostas pela resolução CES/CNE – 11/02. Entretanto, ainda que diversos problemas sejam encontrados dentro da formação tradicionalmente recebida nos cursos de engenharia, pouco humana e muito técnica, tanto a resolução quanto o projeto pedagógico propõem medidas muito tímidas nos campos humanísticos e sociais, reduzindo estes aspectos da formação a poucas disciplinas que tratam do tema de maneira isolada, pela competência do docente, e pelas experiências atreladas ao convívio entre alunos e professores. A questão acaba tornando-se muito mais complexa quando nos inteiramos dos aspectos históricos, concepções e paradigmas que fazem parte dos cursos de engenharia e do ensino de ciências, e passamos a considerar aspectos que estão além do conteúdo oficial, o currículo oculto.

Publicado

2014-12-01