Análise de possíveis motivos para a evasão dos cursos de Engenharia no Estado do Pará.
Resumo
O presente trabalho científico tem por objetivo analisar o interesse e desempenho dos graduandos em função dos altos índices de evasão destes nos cursos de engenharia, no Estado do Pará. A Engenharia surgiu em meio à necessidade do homem à praticidade de exercer e concretizar atividades e desenvolver ferramentas para seu bem estar. Para a realização deste estudo, aplicou-se um questionário fechado, com nove (9) perguntas, destinado a duzentos e quarenta (240) graduandos de diversas Engenharias. Através deste obteve-se como resultados: 68% tem o curso como primeira opção; 59% motivou-se para seguir a profissão por sua abrangência; 71% tem dificuldades nas matérias básicas de Engenharia; 68% possui um bom desempenho nessas disciplinas; 60% não reprovou nas mesmas; 28% não teve uma boa base dessas disciplinas no ensino médio; 37% tem uma boa relação ensino-aprendizagem; 80% gosta do curso; e 63% já pensou em largar o curso.