Estágio de vivência dos discentes do curso de engenharia agronômica do IFPA campus Castanhal em comunidades ribeirinhas na Amazônia paraense

Autores

  • Ligia P. C. do Rosario
  • Hieglis de S. C. Freitas
  • Carla da S. Matos
  • Rozenir Marques
  • Adebaro A. dos Reis

Resumo

O presente trabalho pondera sobre a importância do estágio de vivência supervisionado no meio rural e/ou agrário, para a formação profissional e humana do Engenheiro Agrônomo, relacionado a teoria e às práticas de atuação no campo, para que o mesmo possa contribuir com os seus saberes aos sujeitos que se reproduzem na comunidade ao qual foi inserido, buscando ao mesmo tempo dirimir e aprofundar as relações técnicas com os saberes humanos encontrados e produzidos a partir das experiências culturais dos sujeitos do campo. Desta forma, é que destacamos a valorização do exercício do estágio de vivência realizado pelos discentes do curso de engenharia agronômica. Foi utilizado um questionário semiestruturado que continham perguntas relacionadas sobre quanto tempo eles residiam na propriedade, como adquiriu o lote, quais os sistemas produtivos existentes no local. Para análise das informações, a partir da caminhada transversal e a observação participante como técnicas de pesquisa e registros fotográficos. Demonstrar se ainda os arranjos culturais dos agricultores familiares na construção e socialização do conhecimento, além da perspectiva de organização dos sistemas de produção com base numa visão integradora da sociedade e a natureza.

Downloads

Publicado

2014-12-01