A Educação Ambiental como ferramenta na inserção de deficientes intelectuais na sociedade: Estudo de caso

Autores

  • Larissa M. C. Esteves UNICAMP
  • Lubienska C. L. J. Ribeiro UNICAMP

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Deficiência Intelectual, Educação Ambiental

Resumo

Á luz de problemas enfrentados pela globalização, este trabalho faz uma reflexão sobre a importância da atividade de extensão universitária, identificando as dificuldades e potencializando o desenvolvimento de programas voltados para deficientes intelectuais cuja ferramenta principal utilizada seja educação ambiental. Realizou-se um estudo de caso com o Projeto de extensão Universitária da Faculdade de Tecnologia, o EcoEdu Ambiental – Plantando Conhecimento, que conta com aproximadamente 15 alunos, com idades de 9 a 14 anos que frequentam uma escola especializada. O método utilizado foi à pesquisa exploratória, onde foram realizadas entrevistas com alunos e monitores do programa em questão, todas devidamente registradas. Ao longo de todo o processo foi feita uma análise através dos questionários realizados com alunos e monitores, acerca de seus conhecimentos sobre a área abordada pelo projeto. A pesquisa corresponde aos trabalhos desenvolvidos pelo EcoEdu ao longo do primeiro semestre de dois mil e nove. Este trabalho conclui que é viável a existência de programas de educação ambiental para deficientes intelectuais, a partir da formação de seus monitores acerca dos assuntos apresentados.

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Publicado

2009-12-01 — Atualizado em 2020-05-11

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