Da Educação Superior Tradicional ao Ensino Contextualizado: Algumas Lições da Universidade Federal do Cariri para o Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro

Autores

  • Ives Romero Tavares do Nascimento
  • Estêvão Lima Arrais
  • Jayne Brazil Xenofonte
  • Francisco Alexsandro Souza Canuto

Resumo

Este ensaio apresenta algumas elocubrações acerca de novos modelos de desenvolvimento pautados na sustentabilidade e ressignificação dos territórios brasileiros. Nesse ponto, as políticas públicas de expansão da educação superior surgem como a possibilidade concreta de viabilização da melhoria da qualidade de vida em todo o país, especialmente no Semiárido brasileiro. É neste espaço que surge a Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição pública de ensino superior criada no seio das recentes discussões sobre o real papel das universidades como forças-motrizes do desenvolvimento territorial. As discussões aqui apresentadas demonstram as possibilidades que a UFCA apontam para o restante do Brasil quando adota a educação contextualizada como a resposta mais plausível no atendimento das demandas sociais por ações concretas de desenvolvimento por meio de cursos de graduação e pós-graduação e projetos de pesquisa, ensino, extensão universitária e cultura atentos às especificidades locais. Por fim, se estabele um conjunto lições que podem ser aprendidas com a UFCA em sua breve história.

Publicado

2015-12-01