CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: Uma nova abordagem interdisciplinar e a construção de novos horizontes para a formação profissional e humana do engenheiro na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN
Resumo
O presente trabalho apresenta a importância e o impacto da disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação ética e humana do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BC&T) da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O bacharelado integra em sua grade curricular componentes das áreas de ciências exatas e humanas, atribuindo-lhe caráter interdisciplinar, com o objetivo de formar indivíduos, sejam eles futuros engenheiros, cientistas ou bacharéis em C&T, capacitados tanto no âmbito técnico quanto sócio humanístico. A componente de CTS é responsável pela discussão crítica e filósofica acerca das relações entre C&T e a sociedade. Suas principais dificuldades são: mínima carga horária de 30h/aula, número excessivo de discentes, e a não continuidade de componentes obrigatórias da área. Essa adota estratégias pedagógicas que vão além da sala de aula, com grupos de estudos (GE’s) semanais, e acompanhamento dos discentes por uma equipe de professores e monitores. Dessa forma propicia um melhor desempenho individual dos discentes na disciplina, bem como uma formação crítica e reflexiva acerca dos impactos da atuação futura de cada um, e ainda, fomenta uma discussão ética e cidadã sobre C&T que se estende para além da universidade.