A importância da educação na construção civil: estimativas para o Brasil entre 2002 e 2013

Autores

  • Diogo Ferraz
  • Fabíola C. R. de Oliveira
  • Maria R. P. Assumpção

Resumo

Em 2015, o Governo Federal lançou o slogan “Brasil Pátria Educadora”, colocando foco na política educacional até 2018. O objetivo deste artigo é discutir como a educação impacta sobre a renda dos trabalhadores e oferece vantagem competitiva às firmas. Os recursos humanos oferecem conhecimento de forma estratégica, sobretudo, por sua interação com a tecnologia. A teoria do Capital Humano e a Visão Baseada em Recursos (VBR) serviram como arcabouço teórico. Defende-se a hipótese que mais educação gera mais renda. Isto porque, para reter recursos humanos talentosos, que possuam característica de valor, raridade e difícil imitação e substituição, as empresas podem praticar altas remunerações. Utilizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD/IBGE, estimou-se uma equação de rendimentos para o setor da construção civil. O período analisado foi de 2002 até 2013. Buscou-se comprovar que existe diferenciação salarial por nível de escolaridade. A educação formal dos trabalhadores foi utilizada como proxy do conhecimento. Os resultados empíricos demonstraram-se estatisticamente significativos e compatíveis com as teorias propostas. Verificou-se que a renda cresce à medida que o nível de escolaridade dos trabalhadores aumenta e seu conhecimento torna-se mais específico para as firmas.

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Publicado

2015-12-01