INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA: ABRINDO NOVOS CAMINHOS

Autores

  • Maria Vitória R. Oliveira
  • Rafael R. da Silva
  • José Ítalo da C. Silva
  • Aldo José N. de O. Júnior
  • Paulo Henrique C. Nascimento
  • Jhoe H. dos S. Ohaze
  • Marcelo A. Santiago
  • Ícaro N. da S. Moraes
  • Dilza Maria A. Rodrigues

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública, pois tem-se discutido atualmente muito sobre a inclusão digital e sua importância nos espaços educacionais, portanto, ela aborda a necessidade de incluir as tecnologias nas escolas de forma a facilitar e dinamizar o processo de ensino/aprendizagem, democratizando o acesso às ferramentas digitais e fomentando a inclusão digital dos estudantes, abrindo novos caminhos para aqueles que desconhecem as potencialidades das tecnologias. Como problemática, pergunta-se como e com que finalidade são utilizados os recursos do laboratório de informática na escola. Tendo como objetivo central conhecer o uso e aplicações de mídias digitais pelos alunos, apresentando soluções para a subutilização desse ambiente. Para tanto, é preciso primeiramente familiarizar os estudantes com o sistema operacional Linux Educacional, usado nos computadores da escola, em vista disso foi elaborado um jogo denominado Escape, onde os usuários associam ícones do sistema operacional com problemas apresentados no jogo.

Publicado

2015-12-01