Processo de construção da marca em um Empreendimento Econômico Solidário

Autores

  • Priscila R. Janotti UNESP
  • Fernanda C. S. Pereira UNESP
  • Ana P. L. Brancaleoni UNESP
  • Ana C. G. Borges UNESP

Palavras-chave:

Empreendimento em Economia Solidária; construção de marcas; diferenciação de produto

Resumo

No Brasil, particularmente na década de 1990, desencadeiam-se mudanças no mundo do trabalho motivadas pela pragmática neoliberal, o que acarreta no aumento do desemprego. Na busca por meios alternativos de geração de trabalho e renda intensifica-se o surgimento de organizações coletivas, dentro do conceito de Empreendimento em Economia Solidária – EES. Os principais entraves encontrados por tais organizações são: a dificuldade em apropriar técnicas administrativas e de inserir os produtos no mercado, o que em parte está atrelado à dificuldade de construção da marca. Desta maneira, o intuito do trabalho é analisar o processo de construção da marca de uma Cooperativa de Artesãs, situada no município de Ribeirão Preto-SP. Trata-se de um trabalho qualitativo, dentro dos pressupostos da pesquisa-ação. O processo de construção da marca do empreendimento foi possível quando se obteve maior estabilidade do vínculo grupal, além da compreensão da importância da mesma para a comercialização. A utilização e o gerenciamento da marca ocorreram, especialmente, após a abertura de uma loja, momento em que se explicitou sua importância prática. Constatou-se, assim, que as técnicas administrativas foram apropriadas, pelas artesãs, somente após vivência e, portanto, resulta de um processo de construção coletivo.

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Publicado

2009-12-01 — Atualizado em 2020-05-11

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