Formação de engenheiros, tecnólogos e arquitetos para mudança social: uma reflexão teórica

Autores

  • Aparecido Fujimoto PUC Campinas
  • Inês Monteiro PUC Campinas

Palavras-chave:

Educação; Engenharia; Formação profissional.

Resumo

A educação exerce um papel fundamental no desenvolvimento dos países e na produtividade das indústrias na atualidade, nos diferentes continentes. Este artigo tem por objetivo refletir sobre o desafio na formação de engenheiros, tecnólogos e arquitetos na atualidade, no Brasil, em um contexto de mudanças socioeconômicas, com ênfase nos aspectos teconológicos e éticos, visando uma formação holística e para a mudança na sociedade. O Brasil apresenta ainda hoje importantes difernças regionais, que impactam na busca pela equidade social. O compromisso social do engenheiro, tecnólogos e arquitetos na busca pela sustentabilidade e desenvolvimento social são aspectos fundamentais a serem desenvolvidos tanto na formação universitária, quanto na educacão contínua desses profissionais. Mudanças na forma de produção, relativa ao menor consumo de carbono, assim como o uso ampliado da tecnologia de informação e da nanotecnologia terão importante impacto no desenvolvimento de novas carreiras e habilidades, nas diferentes áreas do conhecimento. A formação do profissioanl com visão holística, com ênfase na ética e no compromisso social é fundamental para o comprometimento social e a busca de novos patamares de desenvolvimento com sustentabilidade para o país.

Downloads

Publicado

2009-12-01 — Atualizado em 2020-05-11

Versões