Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia: Um Aprimoramento

Autores

  • Flávio Carvalho SME
  • Alessandro F. Moreira UFMG

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares; Ensino de Engenharia; Flexibilização Curricular

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia no Brasil, instituidas pela Resolução 11/2002 do Conselho Nacional de Educação do MEC. As Diretrizes Curriculares trouxeram importantes avanços na concepção de currículos de Engenharia, tornando-os mais dinâmicos e com maior sintonia com o contexto tecnológico e social. Entretanto, há algumas deficiências que precisam ser mencionadas e discutidas com o objetivo de avançar em projetos políticos pedagógicos mais consistentes. Alguns detalhes da proposta pedagógica do Curso de Engenharia Elétrica da UFMG são apresentados, mostrando uma utilização coerente das diretrizes curriculares. Comentários sobre as diretrizes são apresentados e propostas de aprimoramento são discutidas.

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Publicado

2009-12-01 — Atualizado em 2020-05-11

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