Projeto de internato curricular na formação de engenheiras e engenheiros ambientais: impacto e importância

Autores

  • DÉBORA CARVALHO BORATTO

Resumo

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras vêm sendo negligenciado, especialmente quando analisado a baixa ocorrência das práticas de extensão. A ausência de fomento de projetos deste cunho na graduação acarreta na formação de futuros profissionais desprovidos de visão crítica e humanística, o que vai em desacordo com esferas legais e sociais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar duas experiências de internato curricular vivenciadas por alunos do curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como realçar a necessidade e a importância do fomento desse tipo de projeto na Engenharia. Os projetos descritos apresentaram resultados positivos e fundamentais na formação pessoal e profissional dos estudantes participantes, além de contribuir para o cumprimento da função social das universidades brasileiras.

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Publicado

2018-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação