Alternativa para melhoria no índice de sucesso em disciplinas relacionadas à matemática no curso de engenharia
Resumo
O presente trabalho é um projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Estratégias para Diminuir a Evasão e Retenção na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Mostra que o índice de retenção nas disciplinas de Cálculo da instituição, base para os cursos de engenharia, em 2016 (1º e 2º semestres) e 2017 (1º semestre), é elevado e propõe oficinas. O estudo de caso visa contribuir com as políticas institucionais para a permanência do estudante na UFVJM. Como resultado, 36% dos inscritos foram na primeira atividade, 27% na segunda atividade, 18% tentaram fazer todos os exercícios e 27% não interpretaram ou não leram as questões. Um dos fatores que pode ter
contribuído para a falta de interesse é o fato das atividades terem sido aplicadas no final do semestre letivo. Esses resultados mantêm uma preocupação comum que é o elevado índice de reprovação nas disciplinas citadas. Esse não sucesso na disciplina pode levar ao abandono do curso.