Software Livre e Metodologias Participativas – Desafios de uma disciplina na graduação e no mestrado

Autores

  • Celso Alvear
  • Pedro Braga
  • Antonio Claudio Gómez de Sousa

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da disciplina Software Livre e Metodologias Participativas, ministrada no Departamento de Engenharia Eletrônica (DEL/POLI) da UFRJ desde 2011. Esta disciplina que originalmente é optativa para alunos de cursos de Engenharia Eletrônica, de Computação, do curso de Ciência da Computação, a partir de 2016 também se tornou optativa para o Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social. Ao longo desses anos, foram 6 turmas já finalizadas, 4 na graduação, uma combinando mestrado e graduação e uma apenas com alunos do mestrado. A disciplina é composta por uma primeira metade teórica, e outra com foco em trabalhos práticos de desenvolvimento de software a partir da demanda de grupos sociais. Como principais resultados, a disciplina gerou softwares que estão em uso, teve como desdobramento alguns projetos de extensão e permitiu que os alunos vislumbrassem
outras possibilidades profissionais através das reflexões sobre software livre, métodos ágeis, design participativo e tecnologias sociais.

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Publicado

2018-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação