Análise das contribuições de um escritório público de Engenharia e Arquitetura como atividade de extensão na formação de estudantes

Autores

  • ALICE LIMA ROCHA
  • GEISA DO CARMO DE AQUINO
  • JADI TOSTA IGLESIAS VENTIN
  • RAFAEL ALVES CAMPOS
  • BEATRIZ REIS DA SILVA

Resumo

O artigo apresenta repercussões e resultados de uma pesquisa sobre a contribuição da experiência do Escritório Público de Engenharia e Arquitetura – BÁKÓ na formação de estudantes. As ações de extensão constituem um intercâmbio entre ambiente acadêmico e a Sociedade, e permitem guiar a produção de conhecimento considerando contextos sociais e políticos. O BÁKÓ surge da iniciativa de reformular as práticas de extensão compreendendo o compromisso da Universidade enquanto parte integrante da Sociedade. A pesquisa exploratória utiliza uma metodologia de coleta de dados, com abordagem quali- quantitativa, e a análise dos dados busca a compreensão dos efeitos causados por esta atividade extensionista. Partindo da análise dos dados obtidos, concluímos que a experiência no escritório motiva o senso crítico, a interdisciplinaridade e as capacidades de comunicação e gestão dos discentes envolvidos.

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Publicado

2018-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação