Formação universitária em um grupo de extensão autogestionário

Autores

  • SANDRA RUFINO
  • RAPHAELA CRISTINE TEIXEIRA DA SILVA
  • AMANDA SUENYA DE LIMA SALES
  • ANA PAULA DE OLIVEIRA E SILVA
  • CAMILA RODRIGUES FERREIRA

Resumo

A universidade é fundamental na construção do conhecimento e assim de uma sociedade ética, crítica e consciente onde a ciência e a tecnologia possam ser instrumentos geradores do bem-estar social e de uma sociedade harmoniosa. Com a Extensão Universitária a formação acadêmica é ampliada e permite um elo entre a universidade e outros setores da sociedade. O grupo de ensino, pesquisa e extensão em Projetos de Engenharia e Gestão Aplicados ao Desenvolvimento Ambiental e Social (PEGADAS) compartilha a visão de que a engenharia tem função social voltada ao bem viver por meio de conhecimentos multidisciplinares com ações de extensão, formação do pensamento crítico e organização autogestionária. Este artigo relata o aprendizado e impacto na formação tecnológica que os membros do grupo têm ao vivenciar a extensão universitária e a autogestão. Foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e relatoria de membros do Pegadas sobre a relação com a autogestão e seu processo formativo.

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Publicado

2018-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação