Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais enquanto prática educativa para a Engenharia Ambiental: ciclos que se retroalimentam

Autores

  • Gabriela de Souza Carvalho
  • Julia Dedini Felício
  • Lara Ramos Monteiro Silva
  • Rhennan Mecca Bontempi

Resumo

Compreendendo a extensão universitária como um instrumento que busca dialogar com a realidade, aproximando a universidade pública do cumprimento de sua função social, o propósito deste trabalho é investigar o papel da extensão enquanto prática educativa acadêmica. Para isso, foi feito um estudo de caso do Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA), atuante na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo, no âmbito do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). A partir de um resgate histórico, buscou-se compreender as distintas formas de atuação do grupo, seus objetivos e como foi criado. Além disso, foram coletados relatos de membros atuais e egressos do grupo a fim de investigar qual influência o GEISA teve na sua formação estudantil e profissional. Constatou-se que a influência do grupo reflete no amadurecimento pessoal e profissional, politização do debate acerca da questão ambiental e estímulo à atuação para a transformação social.

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Publicado

2018-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação