A importância do enfoque CTS na graduação de engenheiros e tecnólogos
Palavras-chave:
Engenharia social; Divisão do trabalho; Racionalização; Capitalismo; Educação CTSResumo
Esse artigo aborda o momento atual do papel do engenheiro na sociedade para explicar a necessidade de mudança nos programas de sua graduação. Para isso, associa o aparecimento da formação de engenheiro ao início da modernidade e condiciona o seu papel a esse contexto. Analisa a modernidade a partir de três fontes teóricas de análise social, Durkheim, Weber e Marx, e mostra que o papel do engenheiro se encontra fundado nos conceitos de divisão do trabalho, racionalização e modo de produção capitalista. A partir do conceito de divisão do trabalho mostra-se que, da mesma forma que o operário industrial, o trabalho do engenheiro se encontra fragmentado e se distancia do entendimento do todo; dos conceitos de racionalização e modo de produção capitalista, mostramos que o engenheiro produziu a riqueza das grandes corporações às custas de um distanciamento das necessidades sociais. A chave da mudança encontra-se na inserção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas disciplinas de formação social do curso de engenharia, para despertar no espírito inventivo do engenheiro uma preocupação social que possibilite o surgimento de um ethos humanista à sua formação, de forma a ser crítico diante da tecnologia que desenvolve.