Gênero nas Engenharias: desenvolvimento social e a distribuição do corpo docente

Autores

  • Sileide F. T. Salvador UTFPR
  • Marília G. de Carvalho UTFPR

Palavras-chave:

Cursos de Engenharia; Corpo Docente; Relações de Gênero

Resumo

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa que enfoca a distribuição das professoras e professores nos cursos de engenharia de algumas instituições de ensino superior de Curitiba como a UFPR, UTFPR, UTP e PUC/PR. A hipótese apresentada neste trabalho é de que a maioria dos docentes é composta por homens e a minoria por mulheres. Elaborado como um mapeamento que auxilia a visualização do que está acontecendo nestes cursos, o estudo também apresenta, a partir de dados estatísticos fornecidos pelas instituições citadas uma análise interpretativa de gênero no corpo docente de cursos de Engenharia. A pesquisa pretende analisar como professoras e professores percebem as questões de gênero no exercício do magistério. Especificamente os objetivos são: identificar como ocorre a distribuição por gênero no corpo docente. Para o contexto deste estudo foi importante um breve mapeamento histórico envolvendo as concepções de universidade, a engenharia, o mapeamento do número de professores e professoras dos cursos de engenharia da PUC/PR, da UFPR e da UTFPR, interpretado sob a ótica de gênero, a história dos dois cursos de engenharia pesquisados da cidade de Curitiba, além de conceitos de gênero, divisão sexual do trabalho e tecnologia.

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Publicado

2009-12-01