Curso de introdução à programação de jogos para crianças da Vila Residencial

Autores

  • Artur A. M. Sarlo UFRJ
  • Gabriel A. Souza UFRJ
  • João V. F. Duarte UFRJ
  • Thársus A. Proux UFRJ

Palavras-chave:

Extensão, Educação, Informática, Programação, Tecnologia Social

Resumo

O Laboratório de Informática para Educação do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da UFRJ – LIpE desenvolve práticas educacionais na área de informática para crianças, adolescentes e adultos. Possui como objetivo incentivar o uso dos programas computacionais e reforçar os conteúdos do ensino fundamental, utilizando o computador como ferramenta no processo de ensinoaprendizagem, visando uma metodologia participativa entre alunos, monitores e professores.
No final do semestre passado (201 2.2), através do diálogo com participantes de oficinas anteriores, foi levantada a possibilidade de oferecermos um curso de “criação de jogos eletrônicos”. A partir desta proposta, e incentivados pelo interesse dos alunos em um trabalho deste gênero, criamos uma oficina cujo público alvo eram adolescentes com faixa etária entre 1 2 e 1 5 anos, na qual poderiam aprender os básicos da lógica de programação, necessários para criar seus próprios jogos, simulações, desenhos ou programas para fazer contas no computador. Esse curso foi ministrado dentro da Associação de Amigos e Moradores da Vila Residencial da UFRJ - AMAVILA, no laboratório Jair Duarte, revitalizado em 201 2 pelo LIpE.
No decorrer deste artigo, apresentaremos um relato da experiência vivenciada por nós nesses meses de atividade buscando enfatizar a metodologia utilizada, o conhecimento adquirido pelos participantes desse curso, sejam alunos ou instrutores, bem como as consequências do trabalho desenvolvido.

Publicado

2013-12-01