Reflexões sobre as manifestações e o Direito à Cidade: a utilização de novas ferramentas em arquitetura e urbanismo para recuperar a participação nas cidades

Autores

  • Mehdi Agrebi UFRJ
  • Miguel B. F. Nazareth UFRJ

Palavras-chave:

Manifestações Populares, Megaeventos, Direito à Cidade, Habitat Autogestionário, Arquitetura e Urbanismo Participativos

Resumo

No contexto das recentes manifestações que ocorrem no Brasil, o presente artigo procura levantar as seguintes questões para debate: Quais foram as principais motivações para o início da insatisfação presente nos movimentos populares? Como as manifestações exigem a satisfação do Direito à Cidade? De onde surgiram as políticas urbanas vigentes e que projeto de cidade elas propõe? Em que contexto surgiram os conceitos de arquitetura e urbanismo participativos e como eles pretendem a adequação das políticas urbanas ao contexto local? Em que lugares estes novos conceitos podem ser usados para aumentar o bem-estar urbano e aumentar a participação dos cidadãos em seu ambiente próximo?
O objetivo deste artigo é relacionar a crescente insatisfação popular com as políticas urbanas globalizadas que tratam a dimensão socioambiental como secundária, o habitat como produto e a cidade como empresa, e apresentar novas visões que promovem a quebra deste paradigma vigente. Finalmente, propõe-se a utilização dos métodos e ferramentas em arquitetura e urbanismo participativos para o ecodesenvolvimento local de assentamentos populares.

Publicado

2013-12-01