Transcendendo os conhecimentos tradicionais na formação de engenheiros: as experiências e estratégias na UFOP
Palavras-chave:
Novo Paradigma, Formação do Engenheiro, Educação, Extensão, Desenvolvimento SocialResumo
A engenharia é uma ciência aplicada no uso dos conhecimentos científicos, técnicos e empíricos para a criação, aperfeiçoamento e implementação de soluções para a sociedade considerando a economia, a técnica e a natureza. Ao longo dos anos, veio se modelando e remodelando na história, tornando-se mais compromissada com o poder financeiro, assumindo grande participação no desenvolvimento ou expansão tecnológica, e apresentando-se mais voltada para os interesses das empresas e menos para com a população em geral. Nesse cenário, a formação dos engenheiros tem papel de suma importância. A maioria das universidades brasileiras ainda está limitada ao paradigma cartesiano-newtoniano, cujo método de ensino centra-se unicamente na transmissão de conhecimentos do professor para o aluno. Sendo assim, tem-se o objetivo de apresentar as estratégias de alguns professores da Universidade Federal de Ouro Preto a fim de contribuir para a reversão desse quadro, na busca de uma formação mais integral e crítica dos graduandos em engenharia. Foram relatadas atividades em cada um dos três pilares da universidade, ensino-pesquisa-extensão, planejadas como estratégias para uma formação de engenheiros com paradigma sustentável, assim como propõe as diretrizes do MEC e da UNESCO com o documento a Década das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável 2005-201 4; valorizando a extensão, fomentada pelo fórum mencionado, FORPROEX, e passando pela abordagem sociotécnica, sendo aqui tratadas segundo as visões de Paulo Freire e Bartholo. Faz-se necessário que a educação do engenheiro trabalhe a conscientização de que o mesmo deve atuar efetivamente para o desenvolvimento social.