Princípios pedagógicos na formação socioprofissional em economia solidária

Autores

  • Alberto P. Trez IFSP - São Roque
  • Maria de Fátima L. C. Bernardino IFSP - São Roque

Palavras-chave:

Economia Solidária; Educação Popular; Formação; Práxis Pedagógica

Resumo

Este artigo procura contextualizar a economia globalizada segundo sua perversidade no que se refere ao processo de geração de desempregados e de excluídos devido à globalização da produção e da eliminação de muitos postos de trabalhos e da substituição de outros pelas novas tecnologias. A Economia Solidária é apresentada com suas características essenciais de autogestão, solidariedade e participação. Também é destacada a formação crítica do cidadão que deve desenvolver uma consciência do seu papel social e no trabalho. Para viabilizar o desenvolvimento da Economia Solidária torna-se importante a criação de uma Pedagogia segundo os seus princípios com a formação de professores para as escolas formais e de educadores para a educação profissional e popular visando a sustentação social, econômica e ambiental. Pretende-se ressaltar a importância da formação de acordo com os princípios da Economia Solidária como contribuição para o desenvolvimento de um modelo pedagógico próprio e capaz de gerar mudanças comportamentais, sociais e econômicas.

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Publicado

2009-12-01