O enfoque frugal na educação projetual: um caso de extensão universitária na Colômbia

Autores

Palavras-chave:

Inovação Frugal, Empreendimento Frugal, Abordagens de Design Frugal, Universidades, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar e discutir a aplicação preliminar de um framework conceitual para design de empreendimentos frugais em âmbitos universitários latino-americanos. Esta aplicação se deu por meio de uma experiência de extensão, envolvendo estudantes, egressos, empreendedores e líderes comunitários locais, vinculados à Universidade de San Buenaventura de Cali, Colômbia. Inicialmente, o relato apresenta a lacuna da área e a justificativa do desenvolvimento do arcabouço conceitual. Posteriormente, apresenta os resultados da experiência, a partir dos depoimentos dos participantes, e, por fim, aponta os insights obtidos e a importância desse tipo de experiência na cocriação de dinâmicas de ensino que visam a geração de valor sociocultural, ambiental e econômico, por meio do enfoque da inovação frugal.

Biografia do Autor

Stephanie Torres Reyes, Universidade Federal de Minas Gerais

STEPHANIE TORRES REYES

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7739-2482

steph.torres.reyes@gmail.com

Eduardo Romeiro Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Haiber Gustavo Agudelo Casanova, Universidade de San Buenaventura Cali

HAIBER GUSTAVO AGUDELO CASANOVA

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2289-487X

director.admonnegocios@usbcali.edu.co

Downloads

Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação