O enfoque frugal na educação projetual: um caso de extensão universitária na Colômbia
Palavras-chave:
Inovação Frugal, Empreendimento Frugal, Abordagens de Design Frugal, Universidades, SustentabilidadeResumo
O objetivo deste trabalho é relatar e discutir a aplicação preliminar de um framework conceitual para design de empreendimentos frugais em âmbitos universitários latino-americanos. Esta aplicação se deu por meio de uma experiência de extensão, envolvendo estudantes, egressos, empreendedores e líderes comunitários locais, vinculados à Universidade de San Buenaventura de Cali, Colômbia. Inicialmente, o relato apresenta a lacuna da área e a justificativa do desenvolvimento do arcabouço conceitual. Posteriormente, apresenta os resultados da experiência, a partir dos depoimentos dos participantes, e, por fim, aponta os insights obtidos e a importância desse tipo de experiência na cocriação de dinâmicas de ensino que visam a geração de valor sociocultural, ambiental e econômico, por meio do enfoque da inovação frugal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.