Estimativa do Ponto de Equilíbrio da Sustentabilidade ambiental da emissão de CO² pelo transporte Rodoviário de Soja em Mato Grosso.
Resumo
É sabido que o transporte rodoviário é um grande emissor de Gases de Efeito Estufa (GEE). Sabe-se ainda que, em termos ambientais, o cultivo da soja possui a capacidade de sequestrar Dióxido de Carbono (CO²) e armazená-lo no solo. Assim sendo, o trabalho teve como objetivo estimar o ponto de equilíbrio ambiental do transporte rodoviário da soja em Mato Grosso, considerando a emissão de CO². Ou seja, buscou-se simular até que ponto o transporte da soja por rodovias é ambientalmente sustentável em relação à emissão do gás. Ficou estimado que um caminhão convencional de carga possui uma autonomia ambientalmente sustentável de 4.807 quilômetros de percurso. Ficou estimado ainda que o percurso total ambientalmente sustentável a ser percorrido pelos caminhões para o escoamento de todo o grão produzido seja de 5.539.187.819 bilhões de quilômetros. Conclui-se, por fim, que a partir destas distâncias, o transporte da soja através de caminhões passa a ficar ambientalmente danoso.
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