O Contexto da Ancestralidade na Apropriação da Cultura Digital (Relato de experiência)
Palavras-chave:
Conhecimento. Apropriação. Cultura. Ancestralidade. Tecnologia.Resumo
O relato visa a apresentação de atividades de ensino tecnológico, no eixo da tecnologia e sociedade, ocorridas em duas vertentes diferentes: educação popular e formação de trabalhadores no CT e Praia Vermelha. Estas são moldadas tanto por sua formação educacional, quanto por suas interações diárias em um ambiente universitário que, apesar de inclusivo, ainda enfrenta desafios relativos à equidade e à inclusão. As atividades têm diferentes públicos alvo, sendo as do CT dedicadas a técnicos administrativos terceirizados da UFRJ tanto ativos como aposentados, este tem sua maioria formada por pessoas autodeclaradas pretas e pardas. Já as atividades da educação popular são feitas voltadas para nativos e habitantes dos locais dos cursos. Em ambos os casos, as atividades de ensino tecnológico contribuíram para a promoção de uma maior equidade tecnológica. No entanto, o relato também destaca a importância contínua de desenvolver estratégias que considerem as particularidades e os contextos de cada grupo, promovendo um ambiente verdadeiramente inclusivo.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
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