O Contexto da Ancestralidade na Apropriação da Cultura Digital (Relato de experiência)

Autores

  • Carlos Henrique Farias de Barros Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Guilherme Azevedo Universidade Federal do Rio de Janiero https://orcid.org/0009-0005-1356-8484
  • Henrique Golçalves Chaves Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Rhuan Braga Fernandes Universidade Federal do Rio de Janiero https://orcid.org/0009-0008-9314-085X
  • Mayra Peres Maciel Universidade Federal do Rio de Janiero https://orcid.org/0009-0002-4403-6518
  • Rejane Gadelha Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Gilmar Constantino de Brito Junior Universidade Federal do Rio de Janiero

Palavras-chave:

Conhecimento. Apropriação. Cultura. Ancestralidade. Tecnologia.

Resumo

O relato visa a apresentação de atividades de ensino tecnológico, no eixo da tecnologia e sociedade, ocorridas em duas vertentes diferentes: educação popular e formação de trabalhadores no CT e Praia Vermelha. Estas são moldadas tanto por sua formação educacional, quanto por suas interações diárias em um ambiente universitário que, apesar de inclusivo, ainda enfrenta desafios relativos à equidade e à inclusão. As atividades têm diferentes públicos alvo, sendo as do CT dedicadas a técnicos administrativos terceirizados da UFRJ tanto ativos como aposentados, este tem sua maioria formada por pessoas autodeclaradas pretas e pardas. Já as atividades da educação popular são feitas voltadas para nativos e habitantes dos locais dos cursos. Em ambos os casos, as atividades de ensino tecnológico contribuíram para a promoção de uma maior equidade tecnológica. No entanto, o relato também destaca a importância contínua de desenvolver estratégias que considerem as particularidades e os contextos de cada grupo, promovendo um ambiente verdadeiramente inclusivo.

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Publicado

2024-11-26