Saúde Preventiva

Educação em Saneamento como Ferramenta de Mudança

Autores

  • Gabriela Ferreira de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0009-0001-6453-9692
  • Júlia de Araújo Matos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Neves Nicolao Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Inahra Cabral Alves da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Correa do Lago Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isabela Ramos Maia Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Ana Beatriz Lima da Costa Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Anna Carolina da Silva Fraga Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0009-0005-8476-2284
  • Pablo Eduardo Rodrigues Ramalho Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0009-0001-6155-5208
  • Luizy Alves dos Reis Unicesumar

Palavras-chave:

Maré, Educação Popular, Educação Ambiental, Tecnologia Social, Saneamento Ecológico

Resumo

Este Relato descreve a experiência do projeto LUTeS (Lutas Urbanas, Tecnologia e Saneamento) na Maré, através de parceria com o Colégio Estadual Professor João Borges de Moraes, utilizando a Disciplina Saúde Preventiva como uma de suas frentes. Elucida a construção da disciplina através do trabalho com a memória e as especificidades da região para uma educação ambiental e popular efetiva. Na disciplina, o foco tem sido a educação centrada na experiência dos jovens, levando em consideração suas vivências e problemáticas enfrentadas diariamente nas favelas da Maré. A equipe interdisciplinar tem se mostrado benéfica no processo de criação de roteiros e atuação em sala de aula. Como resultados de tais práticas houve o aumento da participação dos jovens nas aulas, na discussão sobre políticas públicas e luta pelo direito ao saneamento, o que vem mostrando a importância da educação ambiental crítica e popular no processo de ensino-aprendizagem emancipatório. 

Downloads

Publicado

2024-11-26