Os Desafios da Aprendizagem Participativa Inerentes ao Ensino Remoto em um Curso de Programação em Python
Palavras-chave:
Ensino de programação, Ensino a distancia, Python, Evasão estudantilResumo
O Laboratório de Informática para Educação (LIpE), um projeto de extensão da UFRJ, busca democratizar o acesso à tecnologia. Focado no ensino de programação, desde 2017 o LIpE vem oferecendo cursos para alunos do ensino médio, inicialmente presenciais e adaptados para o formato remoto durante a pandemia da COVID-19. Neste relato, duas experiências recentes do curso online de Introdução à Programação em Python serão comparadas. A primeira, em 2023.2, seguiu um modelo autoinstrucional com encontros semanais opcionais. Já a segunda, em 2024.1, utilizou mídias interativas e encontros semanais obrigatórios com dinâmicas em grupo. Ao fim desses dois cursos, foram observados diferentes resultados em relação à adesão do curso e à interação entre alunos e monitores. Com base nessas diferenças, este relato tem como objetivo apontar as abordagens que obtiveram resultados mais positivos, de forma que seja possível traçar as práticas mais efetivas que um curso remoto pode adotar.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060
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