Outros Olhares Sobre Sistemas de Abastecimento de Água

A Extensão e as Co-vivências com os Mbya Guarani da Reserva Indígena Tekoa Vy'a

Autores

  • Bruna Cobelo Ciências Sociais - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Gonçalves Gasparino Martins Engenharia Sanitária e Ambiental - Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0000-5568-097X
  • Vilmone Benites Samaniego Engenharia Sanitária e Ambiental - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo de Pinho Franco Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-7554-3056
  • Rodrigo de Almeida Mohedano Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Belli Filho Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental - Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-4338-2830
  • Viviane Vedana Professora do Departamento de Antropologia - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Sistema de Abastecimento de Água, Povos Indígenas, Universalização do Saneamento, Saúde Indígena, Interculturalidade

Resumo

As dinâmicas territoriais capitalistas têm imposto uma lógica que gera injustiças socioambientais para populações vulneráveis, especialmente os povos indígenas. Este estudo analisa as melhorias no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) na Reserva Indígena Mbya Guarani Tekoa Vy’a entre 2022 e 2023, através do projeto de extensão "Saneamento Ambiental em Aldeias Indígenas” desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da UFSC. Utilizando uma abordagem que integra olhares técnicos, simbólicos e antropológicos, esse trabalho explora a relação entre os objetos técnicos, usuários reais e usuário-projeto do SAA nessa comunidade. Os resultados mostram a importância de práticas interculturais para universalizar o acesso à água potável, destacando a necessidade de novos marcadores epistemológicos para enfrentar a colonialidade do saneamento, além da necessidade da consolidação da educação ambiental e sanitária emancipatória como política pública, respeitando a cosmovisão indígena

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Racismo Tecnológico / Engenharia e Etnodesenvolvimento