Apropriação da Cultura digital para aposentados, pensionistas e trabalhadores terceirizados: Novas Perspectivas para o uso de tecnologias portáteis

Autores

  • Carlos Henrique Farias de Barros Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jonas Silva Carvalho Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Henrique Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Daniel Nobre Falcão Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Maria Antônya Pinto Marcílio Barbosa Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Pedro Henrique Souza de Castro Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Gabrielle Soares Mendes de Souza Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Fernanda Duarte Vilela Reis de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janiero https://orcid.org/0000-0002-1012-6673
  • Gilmar Constatino de Brito Júnior Universidade Federal do Rio de Janiero
  • Rejane Gadelha Universidade Federal do Rio de Janiero

Palavras-chave:

Apropriação, Tecnologia, Educação, Aposentados, Terceirizados

Resumo

A ação de apropriação da cultura digital da UFRJ, que faz parte do Laboratório de Informática para Educação (LIpE) ocorre desde 2012. A parceria com o SINTUFRJ (Sindicato dos Trabalhadores da UFRJ) ocorre desde 2018, com o campus Praia Vermelha desde 2019 e uma turma para os aposentados do HU (Hospital Universitário) desde de 2023. A atuação ocorre em mais de um campus da universidade, sendo estes os campi do Fundão no Centro de Tecnologia e o da Praia Vermelha na Faculdade de Comunicação. As aulas ocorrem continuamente às segundas, quartas e quintas tanto pela manhã como à tarde. A nova perspectiva da ação para seus educandos é diminuir a barreira que existe no que concerne ao uso de dispositivos móveis (celulares, tablets e, algumas vezes, computadores). O uso do celular é o mais comum, sendo estes do tipo Android ou IOS. O público alvo é composto tanto de homens e mulheres com idades que variam entre 50 e 85 anos aproximadamente, tanto para aposentados quanto para trabalhadores.

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Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Universidade, ensino na engenharia e extensão