Introduzindo a Extensão em disciplinas de Graduação em Engenharia: uma experiência na UFRJ
Palavras-chave:
Extensão, Ensino, Bancos Comunitários, Metodologias ParticipativasResumo
Este artigo discute a relação entre Ensino e Extensão a partir da experiência acumulada nas edições de 2022 e 2024 das disciplinas “Computadores e Sociedade” e “Finanças, Engenharia e Sociedade” na UFRJ. Abordamos a importância do diálogo com a sociedade para a formação do engenheiro (ou graduando em geral), explicitando tanto a dinâmica de iniciação à extensão promovida na disciplina, como os protótipos tecnológicos produzidos, que objetivavam impacto social positivo, a partir de demandas de grupos vulnerabilizados externos à Universidade. Para isto, dialogamos com textos que discutem extensão e metodologia participativa a fim de observar em que medida a experiência relatada se aproxima ou se distancia do que esta literatura aponta sobre os objetivos de projetos extensionistas. A análise de trajetória da experiência reforça o relativo êxito nas produções e reitera a necessidade de articulação com atividades extensionistas contínuas.
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Copyright (c) 2025 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060

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