Entre a escuta e a transformação: processos de projeto participativos mais inclusivos
Palavras-chave:
Processos de projeto participativos, Comunidade, Protagonismo, Empoderamento, PertencimentoResumo
O estudo analisa criticamente processos de projeto participativo em pesquisas acadêmicas brasileiras. Embora haja avanços na incorporação da prática, persistem lacunas quanto ao engajamento efetivo das comunidades e à construção de vínculos duradouros entre pesquisadores e usuários. Muitos processos ainda são conduzidos sob lógicas técnico-acadêmicas que limitam o protagonismo e a apropriação das soluções propostas. O estudo aponta para a necessidade de abordagens mais sensíveis às dinâmicas culturais e territoriais, que valorizem a escuta ativa, o empoderamento, e a coaprendizagem entre todos os envolvidos. Propõem-se cinco orientações para aprimorar práticas participativas, focadas no fortalecimento da escuta, confiança, engajamento contínuo, aprendizagem e pertencimento. O trabalho destaca que processos participativos são fundamentais para a soluções arquitetônicas e urbanísticas mais inclusivas, justas e sustentáveis, promovendo transformações sociais efetivas nos territórios.
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Copyright (c) 2025 Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social - ISSN 2594-7060

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