Concepções e Metodologias Participativas de Extensão Rural

Autores

  • Isabel de J. Santos UFRPE
  • Iolanda C. de Oliveira UFPB
  • Irenilda de S. Lima UFRPE

Palavras-chave:

Extensão universitária; Extensão rural; Agricultura familiar e Agroecologia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as experiências do Movimento de Apoio e Agricultura Familiar e Agroecologia-AGROVIDA, situada no Centro de Ciências, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Apontando uma dificuldade na forma como os pesquisadores e estudiosos tem concebido a formação extensionista rural, propomos aqui fazê-lo num contexto mais amplo que leve em conta essa formação no bojo da extensão universitária. O estudo foi de cunho qualitativo na perspectiva da construção da pesquisa-ação, cujo percurso metodológico, está baseado nas ideias de Michel Thiollent (2011) quando fala sobre o envolvimento do pesquisador na Pesquisa. Na análise dos conceitos que envolvem essa experiência buscamos subsídios nas concepções de extensão de Paulo Freire, Roberto Francisco Caporal e Juan E. Diaz Bordenave.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação