v. 9 n. 1 (2012): Anais do IX Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

UFRN

Natal, RN, BR

setembro 12, 2012 – setembro 14, 2012

Publicado: 2020-05-05

Energia, meio ambiente e sustentabilidade

  • Antônio C. G. de Sousa

    Resumo

    Os modelos clássicos dos processos produtivos apresentam a circulação dos valores monetários e bens entre empresas, mercado de bens e serviços, famílias e mercado de fatores de produção, sem apresentar fluxos que comuniquem os processos produtivos com a natureza. Ao mesmo tempo não levam em consideração a segunda lei da termodinâmica, que implicou na consideração do tempo como unidirecional para os processos submetidos à entropia. Este texto analisa as consequências da utilização destes modelos e discute um modelo que considera a entropia no processo produtivo assim como a inserção deste último na natureza. Este modelo considera o processo produtivo como um sistema aberto, portanto, com trocas de energia e matéria entre o sistema produtivo e a natureza, seu ambiente, um sistema fora do equilíbrio, complexo, com qualidades que são encontradas apenas no todo e não nas partes. A partir do novo modelo são discutidas a crise da energia, a degradação do meio ambiente e as novas responsabilidades para com o futuro.

  • Josineide K. da Silva, Valdenildo P. da Silva

    Resumo

    A sustentabilidade tornou-se no curso dos últimos anos, um tema de grande importância, inclusive para o setor agrícola, destacando-se nesse contexto a agricultura familiar. O processo de modernização da agricultura e os avanços decorrentes da globalização têm promovido uma redefinição no campo das ideias, costumes e hábitos do homem do campo, fazendo desaparecer significados que são fortemente carregados de sentidos e valores, e que simbolizam muito para quem nele trabalha, vive e se reproduz socialmente. Esse trabalho visa analisar a dinâmica da agricultura familiar e sua sustentabilidade, com ênfase nos valores e significados atribuídos por agricultores familiares potiguares, neste atual período histórico. A análise em pauta está fundamentada por meio de levantamentos bibliográficos em teses, dissertações e artigos sobre o estudo proposto. Além disso, elaboramos um instrumento de entrevista (semiestruturado) que está sendo aplicado em alguns municípios do semiárido potiguar por ocasião das pesquisas de campo, considerando o critério de saturação proposto por Sá (1998).

  • Anselmo F. da Silva , Leci M. M. Reis, Valdenildo P. da Silva

    Resumo

    As cidades contemporâneas têm apresentado inúmeras dificuldades para gerir seus problemas socioambientais, pois o consumo de recursos naturais e a geração de residúos sólidos têm ultrapassado a biocapacidade do meio ambiente. Em face disso, o objetivo deste trabalho é mensurar a sustentabilidade da cidade de Natal-RN, mediante a aplicação da pegada ecológica da geração de resíduos sólidos, e, sobretudo, propor medidas para mitigação do déficit ecológico encontrado no cálculo da pegada da geração de resíduos, a partir da política nacional de resíduos sólidos. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se: uma revisão bibliográfica, que incluiu artigos, livros e trabalhos científicos sobre essa temática; levantamento de dados secundários disponivéis em orgãos públicos; além de consultas ao documento que estabelece a política de resíduos do Brasil. A partir disso, concluiu-se que a cidade de Natal apresentou uma pegada ecológica de 184.339 hectares, a qual, confrotanda com a área bioprodutiva, de 3.978,90 hectares, resulta num deficit de 180.360 hectares. Isto é, Natal está insustentável quanto à geração de resíduos. Diante dessa situação configurada, a priorí é indispensável pôr em prática o plano municipal de gestão resíduos sólidos dessa cidade, por meio da articulação e do apoio dos atores socias locais, principalmente da sociedade civil.

  • Ranielle F. da Silva, Valdenildo P. da Silva

    Resumo

    O termo sustentabilidade tem despertado interesse entre vários segmentos da sociedade. Dentre esses segmentos, destaca-se o da agricultura, ou da produção agrícola, que vem sendo modificado por práticas e princípios da Revolução Verde, necessitando com isso ser permanentemente avaliados quanto a sua sustentabilidade. Portanto, trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso que objetiva avaliar a sustentabilidade dos agroecossistemas familiares situados no município de Bom Jesus, no Rio Grande do Norte. O estudo foi fundamentado pelo método MESMIS e realizado por meio da comparação de dois agroecossistemas familiares, sendo um alternativo e outro convencional. Para trazer à tona os níveis de sustentabilidade dos agroecossistemas foram selecionados seis indicadores compostos, a saber: Situação Econômica, Recurso Hídrico, Qualidade do solo, Diversidade, Trabalho e suas Relações e Autogestão, que foram mensurados a partir de aportes teóricos, observações in loco, entrevistas semiestruturadas e análises laboratoriais de amostras de solo e água desses agroecossistemas. Os resultados obtidos com esse primeiro ciclo de avaliação foram os de que o agroecossistema alternativo, mesmo apresentando situação regular, é mais sustentável que o agroecossistema convencional, em relação às dimensões socioeconômica e ambiental.

  • Daniel F. Santos, Fabrício D. Souza, Tiago S. Nunes, Ciliana R. Colombo

    Resumo

    O Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi criado em 1963 com a proposta de fornecer um serviço e alimentos de qualidade para discentes e servidores da Universidade aliados à prática de preços que atendessem a realidade dos usuários. Desde então o Restaurante Universitário (RU) vem aumentando sua capacidade de atendimento. Dessa maneira, o volume de resíduos gerados pelo RU vem aumentando proporcionalmente e a preocupação relacionada à destinação correta e tratamento desses resíduos sólidos e efluentes tem consumido boa parte dos esforços e dos recursos disponíveis para esta área na universidade. A pesquisa foi desenvolvida na matéria de Gestão ambiental e foi impulsionada pela necessidade de se conhecer o nível de preocupação dos gestores do restaurante universitário no que concerne à gestão ambiental e que tipo de política é praticada na universidade em relação à gestão de resíduos e propor, caso necessário, um sistema de gestão ambiental para a organização.

  • Gérsia G. de Melo, Fagner José da C. Oliveira, Demerson A. Sanglard

    Resumo

    A região do Cariri paraibano apresenta limitações de atividades agrícolas devido aos déficits hídricos e precipitações irregulares que causam o fenômeno das secas. Dados do Censo Agropecuário de 2006 apontam que, no Estado da Paraíba, existiam 21.863 produtores de caprinos, com um rebanho médio de 20 animais por propriedade. O PIB gerado pela atividade representa cerca de 20,3% do setor primário, totalizando uma renda líquida de R$ 125,1 milhões. Neste contexto, o melhoramento genético da soja possibilitará seu cultivo sob as condições do Semiárido, o que implica na redução dos custos de transporte de outras regiões do país, tradicionalmente produtoras desta leguminosa rica em proteína. Este trabalho se caracterizou como uma etapa de pré-melhoramento, e teve como objetivo identificar genótipos de soja mais adaptados à estresses abióticos do Cariri paraibano, sobretudo no que se refere à salinidade. Inicialmente foram testados 150 genótipos em ambiente de casa-de-vegetação sob substrato salinizado artificialmente. Em seguida, os materiais que se destacaram foram testados em laboratório para diversos parâmetros de acordo com as Regras de Análise de Sementes (RAS). Baseando-se nas etapas anteriores, foram selecionados cinco genótipos como sendo mais promissores, os quais se encontram em testes biométricos a campo. Nesta última etapa foram obtidas porcentagens de germinação acima de 80%. Potencialmente, o intento desta pesquisa fomentará nos próximos anos um impacto econômico positivo aos criadores de caprinos da Paraíba.

  • Edilândia F. Dantas, José Wagner A. Garrido , Pedro H. P. da Silva , Rita de C. de S. Silva, Antonio L. da Silva , Thâmara M. I. de Sousa , Luara L. Ismael , Manoel M. F. de Queiroz

    Resumo

    Na bacia do rio Piancó encontra-se o sistema de reservatório Coremas - Mãe d`água com capacidade para armazenar 1,4 bilhões de m3 de água, que garante a perenização desse tributário. O objetivo deste trabalho foi realizar o diagnóstico da qualidade da água e monitoramento da descarga líquida do Rio Piancó, os parâmetros físico-químicos analisados foram, oxigênio dissolvido (OD), condutividade elétrica (CE), potencial hidrogênionico (pH), temperatura da água, fósforo total, potássio, cálcio, magnésio, sódio e sólidos totais. Analisaram-se também as condições ambientais do rio e seu enquadramento em relação aos parâmetros estudados. Além disso, verificou-se a qualidade da água com relação ao risco de salinidade e sodicidade com uso da irrigação. Os resultados das análises físico-químicas indicaram, pelos valores de OD, que houve certo grau de degradação da qualidade da água. Os valores de sódio, cálcio, magnésio, potássio e fósforo corroboram com a CE e sofre influencia da variação da vazão, mostrando salinidade moderada e baixa razão de adsorção de sódio classificando-se em C2-S1. Já o pH variou independente da vazão na faixa de neutralidade.

  • Antonio L. da Silva, José W. A. Garrido, Iury A. M. Dantas, Edilândia F. Dantas, Pedro H. P. dos Santos, Luara L. Ismael, Thâmara M. I. de Sousa, Diêgo L. Crispim, Manoel M. F. de Queiroz

    Resumo

    O fato de que a gestão da água tem caráter multidisciplinar, é extremamente complexa, com componentes físicos e comportamentais, e deve estar intrinsecamente atrelada à gestão ambiental e à promoção do desenvolvimento sustentável. Então o objetivo deste trabalho é a capacitação recursos humanos em recursos hídricos de nível pós médio e superior com atividades de gestão dos recursos hídricos. Este trabalho foi realizado no período de abril a dezembro de 2010, na UFCG/CCTA, Campus de Pombal – PB. Foram ministradas aulas teóricas em sala, utilizando lousa e recursos audiovisual de multimídia e aulas práticas de laboratórios e de campo, de período semanal com diferentes módulos (hidrologia, recursos hídricos: aspectos legais e institucionais, hidrometria aplicada, saneamento ambiental, gestão de bacia hidrográfica, reuso de água e entre outros). Este curso, obteve bons resultados no que diz respeito aos conhecimentos técnico-científicos transmitidos, conseguindo atingir um dos principais objetivos, que foi a troca de conhecimentos entre a universidade e as comunidades.

  • Thâmara M. I. de Sousa, Luara L. Ismael, José W. A. Garrido, Diêgo L. Crispim, Antonio L. da Silva, Fernanda C. M. Ismael, Edilândia F. Dantas, Lucivânia R. De A. Medeiros, Daniele A. M. Ismael, Manoel M. F. de Queiroz

    Resumo

    Este trabalho teve como objetivo principal proceder a um estudo sobre o aporte e transporte de sedimentos na bacia hidrográfica do rio Piranhas, definida a partir da seção de controle localizada junto a ponte da BR 230 sobre o citado rio. Foram realizadas 8 medições hidrossedimentométricas, entre os meses de março e junho de 2012, foram medidos a vazão do rio, a concentração de sedimentos em suspensão, a carga total de sedimento transportado pelo rio, bem como a produção especifíca de sedimentos em suspensão. A medição de vazão foi realizada pelo método velocidade-área da meia seção utilizando molinete fluviométrico e com medidor acústico Doppler de vazão, usando o ADP RiverSurveuor S5 da Sontek, as amostragens de sedimentos em suspensão foram realizadas seguindo o método da integração vertical com o mesmo incremento de largura, a concentração de sedimentos em suspensão pelo método do tubo de retirada pela base, enquanto que a carga total de sedimento foi determinada pelo método de Colby. Os principais resultados mostraram a variação da concentração de sedimentos em suspensão durante período de estiagem e logo após o início do período chuvoso e a produção específica de sedimentos em suspensão correspondente a 11,55 t/km².ano.

  • Thâmara M. I. de Sous, José C. A. Leite, Felipe C. De Lima, Valcemir R. De Souza , Luara L. Ismael, Fernanda C. M. Ismael, José Wagner A. Garrido, Diêgo L. Crispim , Antonio L. da Silva, Kátia B. Da Silva

    Resumo

    A Percepção Ambiental pode ser definida como a maneira pela a qual o homem percebe e compreende o ambiente em que se encontra inserido, e que influencia diretamente em suas atitudes e no interesse em participar de ações voltadas à conscientização e conservação ambiental. Neste trabalho teve-se por objetivo avaliar o nível de percepção da população do município de Pombal - PB acerca de aspectos relacionados ao meio ambiente. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários, em que foram investigados e analisados fatores referentes à interação da população da zona urbana do município com os aspectos ambientais. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que o nível de conscientização ambiental da população não é adequado e que a maior parte dela não tem conhecimento de programas voltados a questões como Educação Ambiental e reutilização de resíduos no referido município. Observou-se ainda que os principais problemas ambientais do município estudado são, respectivamente, os esgotos expostos, o lixo e os resíduos da construção civil.

  • Fernanda C. M. Ismael, José C. A. Leite, Daniele A. M. Ismael, Thâmara M. I. Sousa, Luara L. Ismael , Raissa B. Oliveira, Kátia B. da Silva, Maria C. F. Da Silva, Graziela P. de Freitas , Juliana S. Lucena

    Resumo

    Esta pesquisa foi realizada na área do Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Pombal-PB, onde se objetivou avaliar a influência da erosão sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, na referida área de estudo. Para realizar esta pesquisa, a área de estudo foi dividida em duas parcelas: a primeira foi chamada de Área natural e a segunda foi nomeada como Área antrópica. Para cada parcela, foram coletadas três amostras de solo para análises físicas (classe textural, densidade aparente e real, porosidade total e condutividade elétrica), química (pH, P, K+, Ca2+, Mg2+, Al3+, Na+ e (H+ + Al3+)) e biológica (material orgânico).

  • Fernanda C. M. Ismael, José C. A. Leite, Daniele A. M. IsmaeL, Thâmara M. I. Sousa, Luara L. Ismael , Raissa B. Oliveira, Kátia B. da Silva, Maria C. F. Da Silva, Graziela P. de Freitas, Juliana S. Lucena

    Resumo

    Este trabalho foi desenvolvido na área do Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Pombal-PB. Para a realização da pesquisa de campo, a área estudada foi dividida em duas partes, nas quais a primeira foi chamada de Área natural e a segunda Área antrópica. A identificação da ocorrência de erosão em cada parte da área foi realizada através de visitas de campo, onde foram identificados, classificados e quantificados os focos de erosão hídrica (laminar, sulcos e voçorocas). De acordo com os resultados, verificou-se que na Área antrópica encontra-se a maior concentração de focos erosivos devido à exposição do solo à erosão. Constatou-se ainda que o tipo de erosão mais frequente e a erosão em sulco.

  • Luara L. Ismael , Thâmara M. I. de Sousa, Diêgo L. Crispim, José Wagner A. Garrido, Fernanda C. M. Ismael , Lucivânia R. de A. Medeiros , Edilândia F. Dantas, Juliana dos S. Lucena, Manoel M. F. de Queiroz

    Resumo

    O referente trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre o aporte e transporte de nutrientes na bacia hidrográfica rio Piranhas-PB definida a partir da seção de controle localizada junto a ponte da BR 230 sobre o citado rio. Foram realizados monitoramentos quali- quantitativos entre os meses de Março a Junho de 2012, onde a vazão do rio foi determinada pelos métodos da velocidade-área da meia seção e por um medidor acústico de vazão, a determinação dos parâmetros físico-químicos da água se basearam nas recomendações do APHA, AWWA & WEF (1998), e Stand Methods. Após a execução do monitoramento foram feitas inferências com relação às alterações da qualidade da água do rio, no intuito de buscar uma correlação entre estas e os períodos de estiagem e chuvoso, buscando embasamento na Resolução CONAMA N. 357, de 17 de março de 2005 definida para águas de classe 2. Os valores de vazão apresentaram alteração entre as campanhas de medição, influenciando no comportamento dos parâmetros analisados, á análise qualitativa indicou que os valores de Oxigênio Dissolvido e Condutividade Elétrica evidenciaram certo grau de degradação da qualidade da água.

  • Clarice C. Fonseca, Laércio A. G. Jacovine, Daniel Brianezi, Andressa S. Souza

    Resumo

    A atual sociedade está inserida numa economia pautada no consumo de produtos descartáveis; vivemos a dicotomia baseada na preservação do meio ambiente e uma geração ascendente de produtos de baixa durabilidade. Dentre os produtos gerados pelo consumo, destacam-se as sacolas plásticas, que têm uma praticidade muito grande, entretanto, trazem vários problemas ambientais como: poluição visual, entupimento de bueiros e malefícios à fauna marinha. Este artigo trata de algumas ações desenvolvidas no Supermercado Escola, localizado no Campus-sede da Universidade Federal de Viçosa para melhoria ambiental. Dentre as ações realizadas até o momento estão: observação do comportamento dos consumidores junto aos caixas do Supermercado; análise do mix de produtos para verificar quais possuem apelos ambientais e a classificação desses por selos; análise das compras para entrega e das compras quando em transporte próprio; palestra instrutiva de como e porque utilizar outras formas de embalagem que não sacolas; controle no estoque para verificação do consumo de sacolas; e acompanhamento dos gastos com abastecimento para a realização das entregas. Sabemos que o consumo de sacolas plásticas é elevado e que a consciência ambiental não é um processo imediato, demanda-se tempo para que possa surtir um bom efeito. Assim, dentro das ações realizadas buscou-se trabalhar a Educação Ambiental através de um processo participativo permanente que procurou incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução dos problemas ambientais.

  • Jéssica C. C. de O. Gaudêncio, Lívia M. L. de S. Torres, Renata de O. Mota, Rafael B. Nelson, Rômulo A. Fidelis

    Resumo

    Quando os princípios de esgotamento dos recursos naturais começaram a ser notados, surgiu a preocupação por partes das organizações em como adotar melhores práticas ambientais e ações sustentáveis. Nesse contexto, destaca-se uma importante ferramenta de auxilio às organizações para a implantação de uma Gestão Ambiental mais eficiente: o Sistema de Gestão Ambiental. Logo, este trabalho tem por objetivo implantar a primeira fase do SGA em um salão de beleza da cidade de Natal-RN, com o intuito de identificar os principais impactos causados pelas atividades da empresa, bem como propor as respectivas ações de melhorias. A metodologia adotada foi a Pesquisa Aplicada, exploratória e descritiva. Conclui-se que este tipo de organização, apesar de possuir um processo produtivo de baixa complexidade, apresenta um número significativo de impactos ambientais, os quais devem ser mitigados trazendo resultados tanto para o meio ambiente como para a empresa. Assim, o SGA apresentou-se eficiente para classificar e mensurar os impactos ambientais.

  • Carla M. Oliveira, Samia A.O. Kimura, Sheila S. Oliveira

    Resumo

    O presente artigo visa fazer uma análise de matérias veiculadas em jornais norte-rio-grandenses, entre os meses de Outubro a Dezembro de 2011, que trouxeram em sua abordagem conteúdos relacionados aos temas da Sustentabilidade e da Responsabilidade Socioambiental. A partir de tal análise pretende-se trazer ao debate questões acerca de como a mídia tem se comportado frente à temática no que tange os pilares do desenvolvimento sustentável. Acredita-se que, no momento em que os discursos de mídia não exploram em suas produções, visões mais aprofundadas a respeito da temática pesquisada, deixam em aberto, inúmeras interpretações que acabam em não contribuir com o debate e com a evolução de temas que envolvam a responsabilidade dos arranjos produtivos frente a necessidades socioambientais. Nesse sentido, o artigo busca contribuir ao fomento da discussão sobre a Sustentabilidade e a Responsabilidade Socioambiental, considerando os discursos de mídia como instrumento importante neste processo.

  • Angelo L. V. Santos, Eliane A. Barroso, Felipe S. Moreira, Jéssica N. F. Chagas , Kele A. C. Vespermann , Luma R. Blanc, Thuanny S. X. Santos, Andrea Manchester , Jairo L. Rodrigues, Cleide A. Bomfeti

    Resumo

    A perda progressiva da qualidade da água de redes públicas levou ao crescimento do consumo de águas minerais, devido a crescente preocupação da sociedade com padrões de qualidade de vida e de melhores condições de saúde. Neste trabalho foram analisadas sete marcas de águas minerais envazadas de 500 e 510 mL, comercializadas na cidade de Teófilo Otoni – MG, com o objetivo de verificar se os padrões de qualidade dessas águas estão de acordo com as legislações vigentes, não comprometendo assim, a saúde da população que as consomem. Para isso, foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas. As análises físico-químicas realizadas foram pH, turbidez e oxigênio dissolvido, além da análise espectrofotométrica de Ferro. As análises microbiológicas foram realizadas utilizando os métodos da membrana filtrante e dos tubos múltiplos, a fim de verificar a contaminação por coliformes totais e termotolerantes. Das sete marcas analisadas, duas apresentaram não conformidade com as legislações vigentes, evidenciando um risco a saúde pública.

  • Guilherme B. T. de Vasconcelos , Nádia D. de Souza, Roberta F. de Araújo, Rômulo F. de Almeida , Vitória de S. Osório, Kátia G. de Laia, Mariana O. Silva, Estevão L. Mafia, Vítor J. Dos Santos, Tiago L. A. Poleto

    Resumo

    Como proposta de uma experiência de extensão este artigo consiste em relatar a atuação do “Projeto InterAção – Responsabilidade Social e Meio Ambiente”, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa em parceira com a Prefeitura Municipal de Viçosa e com o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE). O projeto InterAção vem desde 2008 no processo de sensibilização para implantação da coleta seletiva na comunidade viçosence, atuando em condomínios verticais e horizontais, hotéis e bairros. Nesse intuito de sensibilizar a comunidade, buscamos fotalecer a Associação de Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE) procuramos melhores condições de trabalho e renda para esses trabalhadores. Além do trabalho de sensibilização nessas localidades citadas, o projeto atuou e continua atuando em algumas escolas da cidade, promovendo oficinas didáticas com os alunos, como a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis estimulando à educação ambiental dos alunos quanto à importância de se fazer a coleta seletiva apresentando os benefícios tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente.

Universidade, formação na engenharia e educação

  • Bruna R. Barros, José A. Amorim, Cezar N. B. Candeia

    Resumo

    No presente trabalho, busca-se apresentar uma experiência de emprego da Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL como recurso metodológico em uma disciplina de graduação dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, ao longo dos semestres letivos de 2011.1 e 2011.2. Nesse sentido, através da definição de problemas reais da sociedade local, os graduandos desses cursos desenvolveram projetos de pesquisa-ação, os quais foram voltados à problemática socioambiental do Sertão alagoano, mais especificamente na questão do gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis de Delmiro Gouveia-AL. Essa iniciativa buscou, através da adoção das aprendizagens ativa e significativa, com a integração do ensino às atividades de pesquisa e extensão, melhorar as formações acadêmica, profissional e cidadã dos graduandos em engenharia, bem como contribuir com a comunidade local, no que se refere à geração de renda e educação ambiental.

  • Isabel de J. Santos, Iolanda C. de Oliveira, Irenilda de S. Lima

    Resumo

    O objetivo deste artigo é apresentar as experiências do Movimento de Apoio e Agricultura Familiar e Agroecologia-AGROVIDA, situada no Centro de Ciências, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Apontando uma dificuldade na forma como os pesquisadores e estudiosos tem concebido a formação extensionista rural, propomos aqui fazê-lo num contexto mais amplo que leve em conta essa formação no bojo da extensão universitária. O estudo foi de cunho qualitativo na perspectiva da construção da pesquisa-ação, cujo percurso metodológico, está baseado nas ideias de Michel Thiollent (2011) quando fala sobre o envolvimento do pesquisador na Pesquisa. Na análise dos conceitos que envolvem essa experiência buscamos subsídios nas concepções de extensão de Paulo Freire, Roberto Francisco Caporal e Juan E. Diaz Bordenave.

  • Gianna G. P. M. Farias

    Resumo

    Diante de toda a exploração da forma capitalista de produção da sociedade, o trabalho com a Economia Solidária busca outras formas de relações sociais, com ideal de igualdade em benefício da coletividade, sendo esta voltada para a valorização do ser humano. Este artigo é o resultado de um trabalho realizado em várias comunidades da grande João Pessoa – PB pela Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBES/UFPB. Toma-se como objeto de estudo a forma de atuação da incubadora no desenvolvimento da comunidade do Timbó, descrevendo como se fundamenta a metodologia de incubação, e a metodologia do desenho urbano, sendo a última criada para fornecer as informações necessárias para a elaboração do projeto de requalificação urbana pensado para o local, que dará uma nova identidade a essa área tão carente de desenvolvimento. Através da análise das formas de atuação do projeto de extensão, é possível investigar que o trabalho com uma economia mais solidária é possível e essencial, mas para isso é preciso enfrentar muitos desafios, sendo preciso criar uma metodologia própria para se ajustar ao dinâmico movimento de qualquer comunidade.

  • Nadja da N. Rodrigues , Naylla V. A. Estrela

    Resumo

    O conceito de empresa júnior (EJ) vem se difundindo em todo o mundo e várias iniciativas para a criação desse tipo de empreendimento social vem sendo realizadas no Brasil. As EJ, em geral, vêm sendo vistas como instrumentos importantes para a definição de estratégias de ensino, extensão e pesquisa, nas Instituições de Ensino Superior (IES), e ainda como elementos propulsores de desenvolvimento social. No caso das EJ de Informática, estas vem contribuindo para o aperfeiçoamento técnico e pessoal de mão de obra para o mercado de trabalho e para a difusão de tecnologias e sistemas de informação, especialmente em regiões tecnologicamente desfavorecidas. Visando potencializar iniciativas de criação de novas EJ, e o seu uso como elemento estratégico para IES e sociedade, especialmente na área de Informática, este artigo apresenta alguns aspectos relacionados à criação e ao desenvolvimento de uma EJ em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Cajazeiras, cidade do Sertão Paraibano. As principais contribuições do projeto são o apoio à formação profissional dos alunos integrantes da empresa, e o valor agregado a estes, através do desenvolvimento de ações relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, além da geração de produtos de software para a sociedade, contribuindo para sua inclusão tecnológica.

  • Natalia T. D’Alessandro, Fernanda B. Silva, Daniel S. Ricci , Mercia M. S. B. de Barros

    Resumo

    A Bandeira Científica é um projeto de extensão universitária da Universidade de São Paulo, fundado em 1957, de caráter interdisciplinar e que anualmente realiza atividades assistenciais, científicas e educacionais em municípios carentes do interior do Brasil. Participam anualmente cerca de 160 alunos de 8 faculdades, que, por 8 meses, levantam demandas e se preparam para uma expedição de 10 dias no local, com posterior acompanhamento de resultados e proposição de projetos estruturais. Em 2006, a Escola Politécnica iniciou sua participação com o desafio de assegurar a continuidade das ações do projeto nos municípios visitados. Suas atividades têm como foco a melhoria das condições de saneamento básico das cidades objeto do projeto. O tema “saneamento básico” abrange quatro grandes áreas: abastecimento de água, coleta de esgotos, resíduos (lixo) e drenagem urbana. Ao lidar com problemas complexos e distantes de sua realidade e com estudantes de outras áreas do conhecimento, os alunos adquirem experiência e vivência que complementam sua formação acadêmica e pessoal.

  • Ana Lívia de S. Coimbra , Andrea E. A. Machado, Mariana C. Carvalho

    Resumo

    Este trabalho apresenta as relações sociais estabelecidas por quatro sujeitos nos municípios de Juiz de Fora e Matias Barbosa/MG, cuja mediação é realizada pela economia solidária. Partindo dos resultados de projeto de extensão em interface com a pesquisa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), apresentamos o universo de trabalhadores que se envolvem com a economia solidária naqueles territórios (os diretamente envolvidos com atividades de autogestão, em coletivos de artesanato, e uma entidade sindical que apóia as iniciativas de economia solidária); o poder púbico executivo dos referidos municípios, apreendendo sua relação com a economia solidária e a implementação de políticas públicas na área; a ação universitária que elege a economia solidária como estratégia de atendimento dos interesses de reprodução da classe trabalhadora e de avanço do conhecimento científico e tecnológico que possa ser construído, direcionado e apropriado pelos trabalhadores. Nosso intuito é o de contribuir com o debate sobre a economia solidária, notadamente em suas perspectivas, limites, impasses e incongruências a partir da apresentação de uma experiência que articula diferentes sujeitos em nossa sociedade.

  • Maria E. de Castro, Patrícia T. Silva, Fábio L. Pimentel , Kleiton B. B. da Silva

    Resumo

    Redigido à oito mãos, a principal intenção dopresente artigo consiste em compartilhar as reflexões sobre uma experiência de extensão comunitária realizada realizada pela equipe Em Construção, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp (ITCP/Unicamp), no município de Jandira, região metropolitana da cidade de São Paulo. A ITCP/Unicamp é um Programa de Extensão Comunitária que há dez anos tem como principal objetivo assessorar grupos populares na organização do trabalho produtivo, de forma autogestionária, cooperativa e/ou associativa. A experiência que objetivamos refletir é produto de um processo que remonta à aproximados dois anos, estabelecido pela referida equipe junto a um grupo de trabalhadores do setor da construção civil. Tendo como referência o processo estabelecido pelos trabalhadores da Cooperativa União para a construção da Comuna Urbana Dom Hélder Câmara, procuramos apresentar determinados pontos e questionamentos considerados importantes sobre o trabalho e atividades realizados com os trabalhadores da União e a pertinância desta reflexão do setor de construção civil.

  • Cezar Candeias, Monaliza C. da Silva, Paulo da Silva S. Junior, Adriana Claudino, Amélia Virgínia L. Oba

    Resumo

    Neste presente trabalho, analisaremos o desenvolvimento dos métodos de incubação que estão sendo utilizados em alguns empreendimentos solidários em Alagoas, e o papel da Incubadora da UFAL no desenvolvimento do grupo produtivo. A incubação se dá através de três etapas: a) a pré-incubação que busca conhecer as condições sócio-econômica, culturais dos empreendimentos e suas dificuldades por não estarem inseridos no mercado de trabalho; b) a incubação é a etapa que corresponde o acompanhamento mais próximo da incubadora junto aos grupos, e a qualificação do seu conhecimento ; b) pós ou desincubação ocorre quando os empreendimentos conseguem a autonomia almejada por seus integrantes. A incubadora está influenciando na formação de grupos autossustentável, geração de trabalho e renda ou que possa complementá-la. Além da auto sustentação ela esta procurando influenciar na educação popular. Há também uma das partes mais difíceis da incubação que é a formalização do grupo (pelo fato que no estatuto e o regimento interno, não é fácil assessorar o grupo com as discussões sobre os pontos polêmicos. Por exemplo, parentesco, rotatividade dos cargos, capital inicial, direitos e deveres etc.). No entanto, é determinante para os desafios da incubação que os técnicos e os bolsistas (que na maioria das vezes são alunos) tenham clareza no papel que irar exercer como mediador.

  • Paloma M. L. Ferreira, Rita C. S. Silva, Ítala Z. N. Medeiros, Leonard F. Araujo , Francisco M. S. Nune, Amanda M. Lima

    Resumo

    Este trabalho trata-se de uma experiência acadêmica, no qual apresenta atividades realizadas com alunos pertencentes às séries de alfabetização do 5° ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Newton Seixas, no município de Pombal-PB. O objetivo principal dessa pesquisa desenvolver ações educativas junto aos alunos sobre questões e problemas ambientais, através de métodos ativos, palestras, oficinas de reciclagem, cartilhas. Tendo em vista que a escola é um local propício para as propostas de EA, pois a escola tem funçao educativa dessa forma também é responsável pela sociedade. Foram desenvolvidas atividades com a produção de materiais pedagógicos e lúdicos e discurções a respeito à problemática do lixo visando torná-los sujeitos conscientes das questões ambientais e desenvolver neles atitudes éticas de preservação do meio ambiente. Também foram desenvolcidas exposições itinerantes onde o foco principal foi à demonstração da reutilização de produtos descartados. Para a coleta dos dados foram feitas entrevistas através da aplicação de questionários estruturados.

  • Laiana S. Ribeiro, Ana B. Silva, Penha A. Vicente, Sonia Marcelino, Carlos A. Pereira, Fabiano G. da Silva

    Resumo

    O trabalho em uma biblioteca é comumente abreviado a empréstimos de livros, o que não é um equívoco quando tal ambiente é enxergado em sentido estrito. No entanto, a fim de mudar esse senso comum, o Departamento de Engenharia de Minas (DEMIM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), juntamente com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG/Ouro Preto) desenvolveu em 2009 o projeto de implantação de bibliotecas comunitárias em Saramenha de Cima e Morro São Sebastião, sendo ambos bairros de Ouro Preto majoritariamente habitados por cidadãos com escasso “capital cultural” – parafraseando Bordieu. A partir de então, tem sido prestado à comunidade um serviço amplo, que abrange diferentes formas de cultura. De segunda à sexta-feira, graduandos de diversas áreas do conhecimento se propõem a complementar o que é aprendido na escola pelas crianças auxiliando-as em suas tarefas, lecionando em variados ramos da arte, promovendo grupos de leitura, e ainda aos sábados, desenvolvendo oficinas que estimulem as habilidades manuais dos frequentadores do local. O que se observou foi a melhoria do desempenho escolar das crianças, bem como o estreitamento do imprescindível liame entre comunidade e universidade. Através, então, do presente artigo mostraremos os meios que levaram a tais resultados e a importância do projeto para os que nele estão envolvidos, seja direta, seja indiretamente.

  • Carlos A. Pereira, Fernanda A. Mota, André P. Oliveira, Daniela de P. Gomes

    Resumo

    Dentre as diversas técnicas que compõem o acervo patrimonial barroco da cidade de Ouro Preto, uma das antigas vilas auríferas de Minas Gerais, se encontra a Cantaria cuja técnica consiste em lavrar a rocha em formas geométricas ou figurativas para aplicação em construções, com finalidade ornamental e/ou estrutural. Na cidade de Ouro Preto, durante o século XVIII, o uso e a disseminação de rochas nas construções públicas, religiosas e civis caminharam concomitantemente com a consolidação do núcleo urbano da antiga vila aurífera. Na tentativa de preservar essa peculiaridade do patrimônio local, desde 2000 o Projeto Cantaria elucida uma série de medidas no âmbito da extensão universitária no intuito de manter a arte e conservação dos patrimônios petreos da cidade e seu entorno. São realizadas pesquisas históricas sobre os ofícios mecânicos dos séculos XVIII e XIX, programas de educação patrimonial para crianças e cursos ministrados para a formação de novos canteiros. Durante esses 11 anos o projeto se consolidou como importante ferramenta para a preservação dos monumentos de cantaria de Ouro Preto e contribuiu para a melhoria da formação de diversos estudantes de engenharia, da área de ciências humanas da Universidade Federal de Ouro Preto e gerou 5 dissertações de mestrado.

  • Victor Hugo A. Soares, Jéssica Alessandra Santos Brito, Doris R. dos A. Castro, Dulce M. Pereira

    Resumo

    O Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) é uma técnica que permite a obtenção da real condição de um grupo ou comunidade, através do diálogo e de suas ferramentas. No ano de 2010, uma equipe do Programa Agenda 21 Local do Quadrilátero Ferrífero, vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto, realizou a aplicação do DRP na Comunidade Quilombola Macuco, pertencente ao município de Minas Novas – MG. Através da aplicação desta técnica, utilizando como ferramentas entrevistas semi estruturadas e mapa da realidade local, houve a oportunidade de conhecer e entender a partir da visão dos moradores, o seu cotidiano, cultura, saúde, lazer, suas relações socioambientais, meios de obter renda e os problemas enfrentados por eles. Essa técnica também leva a comunidade a enxergar-se melhor, refletir sobre suas limitações e potenciais. A atividade extensionista permitiu a aproximação entre universidade e comunidade e o DRP é um ponto de partida para possíveis intervenções e projetos locais.

  • Maria P.S.M.P. Palmieri, Luiz Carlos Garcia, Paula C. V. Ferreira , Renato A. De S. Soares, Washington Miguel Almeida

    Resumo

    O Pré-Vestibular Humanista é um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. Voltado para a comunidade carente de Ouro Preto, o objetivo é preparar os alunos para o processo seletivo de ingresso ao Ensino Público Superior. O projeto acredita que o acesso à educação como Direito Fundamental, é agente modificador da realidade e promotor dos Direitos Humanos na sociedade. Assim, os próprios alunos da Universidade Federal de Ouro Preto dão aulas no Pré-Vestibular Humanista de todos os conteúdos exigidos nos exames. As aulas são ministradas de forma interativa com o objetivo de incentivar os alunos, pois estes, na maioria das vezes não se sentem em condição de concorrer a uma dessas vagas. Através da oportunização a uma educação gratuita e de qualidade, o projeto efetiva na prática extensionista o ideal dos Direitos humanos em seu aspecto material e concreto.

  • Daniela de P. Gomes, Luma A. Carvalho, Alexandre V. Oliveira, Carlos A. Pereira

    Resumo

    O projeto “Educação e Arte para Crianças” visa tornar possível a apropriação do Patrimônio Histórico de Ouro Preto por crianças do município. Os graduandos trabalham com as crianças através do estudo dos conteúdos de história, leitura, mineralogia, entre outros, visando à produção de um curta documental que possibilite um aprendizado e integração maiores entre as crianças e os monitores assim como a criação de novos canais de divulgação da arte e do ofício da Cantaria. Entendida por pedra lavrada ou simplesmente emparelhada para o uso em construção, esta arte é importante para a história do município e de seus moradores. Dentre os resultados alcançados, as mais de 20 crianças atendidas em 2011 apresentaram um melhor desempenho escolar, maior conhecimento e apropriação da história e do patrimônio cultural de Ouro Preto. Ademais, os graduandos tornaram-se mais conscientes e comprometidos com as questões sociais e adquiriram experiências relevantes para a vida acadêmica e profissional ao aproximarem fatores como articulação, sensibilização e coordenação. Destacamos também a introdução do futuro Engenheiro de Minas nas questões humanísticas, algo relevante na formação de todos os profissionais.

  • Felipe C. Milanez, Paula C. V. Ferreira, Luiz Carlos Garcia, Renato A. de S. Soares, Andressa Schiassi

    Resumo

    O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) é um Programa de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que tem como proposta principal o trabalho para a educação em Direitos Humanos, bem como a sua proteção e promoção na comunidade de Ouro Preto. Dessa maneira, o trabalho desenvolvido pelo NDH-UFOP visa proporcionar aos graduandos da UFOP nele envolvidos uma formação comprometida com a realidade social e a vivência dos Direitos Humanos na Comunidade. Atualmente, o Programa desenvolve os seguintes projetos: Acessibilidade como Direito Humano, Articulação com as Esferas de Cidadania, Assessoria Jurídica Comunitária, Direitos do Consumidor e Educação para o Consumo Consciente, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos do Idoso, Parceria com o Pré-Vestibular Humanista e Parlamento Jovem. Através do método pesquisa ação, teorizado por Michel Thiollent, busca-se a efetivação dos Direitos Humanos por meio de uma participação ativa da sociedade diante deste processo de educação e emancipação cidadã participativa.

  • Felipe C. Milanez, Renato A. de S. Soares, Luiz Carlos Garcia, Paula C. V. Ferreira, Mariane Dias

    Resumo

    A Assessoria Jurídica Comunitária é um projeto vinculado ao Programa Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trata-se de uma demanda da comunidade, especificamente do Conselho de Pastoral da Paróquia de Cristo Rei, e, mais recentemente do Centro de Referência de Assistência Social, ambos sediados na cidade de Ouro Preto-MG, para o atendimento de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O projeto se desenvolve com a apresentação das demandas aos extensionistas que realizam um trabalho de “escuta e aconselhamento”. A partir dos casos atendidos são produzidos “artigos”, e posteriormente, é realizada a “discussão de casos”. Intensificando a relação entre os atores sociais, com vistas a promover um intercâmbio de experiências, a proposta visa, contudo, construir uma prática jurídica comprometida com a defesa dos Direitos Humanos e da cidadania.

  • Maria P.S.M.P. Palmiere, Washington M. Almeida, Luiz Carlos Garcia, Paula C.V. Ferreira , Renato A. de S. Soares, Ana C.C. Dias

    Resumo

    O projeto Ponta-pé é um projeto de extensão que visa atender alunos de ensino médio das escolas estaduais de Ouro Preto, procurando motivá-los frente à perspectiva da Universidade, seus cursos, formas de ingresso, políticas de ação afirmativa, como também, direcioná-los ao Projeto Pré-Universitário e Pré-Técnico Humanista, uma vez que, o Projeto Ponta-pé é mais um braço de ação deste. O Projeto Ponta-pé atuará na forma de oficinas temáticas, debates, visitas técnicas as indústrias que estão situadas na cidade de Ouro Preto e também aos laboratórios da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo ênfase na promoção da profissão do engenheiro, uma vez que, a universidade possui cursos de engenharia com destaque nacional. O caráter motivacional do projeto se dará por intermédio de docentes e discentes dos cursos de engenharia da própria UFOP e de outras áreas através da incorporação dos alunos das escolas no mundo universitário, apresentando-os a essa realidade e a aproximando-a de sua realidade particular, mostrando assim, toda a riqueza da sua dinâmica e importância para o desenvolvimento e crescimento do país, bem como de seu crescimento pessoal, intelectual e profissional proporcionando assim a melhoria na sua qualidade de vida e a de sua comunidade.

  • José M. da Silva , Ana L. G. Maciel

    Resumo

    O presente artigo relata a experiencia do trabalho social realizado na Casa do Crer-Ser, em Ouro Preto – MG. A temática do projeto envolve a capacitação para a sociedade, incluindo instruções a respeito de valores humanos e ofícios para a cidadania. Tem como intuito preencher lacunas na formação desses indivíduos pela pequena oportunidade anterior de educação formal dos temas previstos e também pela necessidade da sociedade de melhor capacitação de seus cidadãos para o trabalho em equipe, a percepção e inclusão social. O trabalho objetiva também afastar crianças, adolescentes e jovens dos riscos de situações de ócio, violência e criminalidade, realidade da comunidade ao qual pertencem os assistidos pelo projeto. O ensino dos valores humanos é um trabalho que demanda grande responsabilidade por parte de seus orientadores, tornando-se uma oportunidade a todos os envolvidos para a revisão de conceitos pessoais e crescimento mútuo. O trabalho é desenvolvido também com ensino da arte e incentivos ao lazer e à cultura.

  • Fernanda M. Ferreira, Thairos R. Pandolfi, Rodrigo Ribeiro

    Resumo

    Este relato é o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida na comunidade de Pouso de Cajaíba-RJ e tem a finalidade de melhor compreender as problemáticas que envolvem a gestão do ponto de cultura ali localizado para que o mesmo atenda melhor às necessidades da comunidade. Por meio de uma metodologia de coleta e análise de dados e com a ajuda de conceitos relacionados à aproximação desenvolvidas durante o curso, foram feitas entrevistas que buscaram entender as diferentes pespectivas, expectativas e papéis dos atores sociais do ponto de cultura, tendo como objetivo uma melhoria na comunicação entre a comunidade e os vários grupos qua a compõem. Essa pesquisa resultou em um diagnóstico crítico da atual situação do ponto de cultura, que apresenta descrição e análise dos vários grupos atuantes, do processo de criação do mesmo, do contexto socio-econômico e tecnológico o qual ele se encontra e dos focos dos problemas ali encontrados. Esse relato pretende confirmar a necessidade de uma melhoria no planejamento dos projetos realizados localmente.

  • Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi, Verônica Dantas Meneses, Cynthia Mara Miranda, Carlos Fernando Martins Franco, Suely Mara Ribeiro Figueiredo

    Resumo

    Este trabalho pretende investigar a situação de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Tocantins, com ênfase nos crimes de tráfico de drogas e reincidências. A intenção é observar a questão sob a perspectiva de quem pratica esses crimes e posteriormente desenvolver oficinas de mídia e de técnicas de relações comunicacionais voltadas para entender o processo de reincidência que ocorre dentro dos presídios. Outra proposta é auxiliar esses indivíduos a lutar pelos seus direitos e justiça através da utilização das mídias e seus recursos tecnológicos: jornal impresso, internet, fotografia e vídeo. Em confronto consigo mesmo, motivado a pensar numa palavra política o aluno dá forma aos seus anseios individuais ou gerais através das atividades que os oficineiros os impelem a formalizar, adquirindo, ao longo das oficinas um repertório seu. É a mídia apenas instrumento de desencadear a consciência política, as técnicas utilizadas pelos professores são oportunas para aprimorar o vocabulário, para se construir uma atividade mental permissiva a uma redefinição de papéis onde o expectador se torna protagonista da própria história.

  • Leonardo N. Alves, Vinícius M. Maia, Isabel G. Cordeiro

    Resumo

    O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo movimento estudantil da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM Campus Mucuri na construção do Estágio Interdisciplinar de Vivência de Minas Gerais – EIV MG. Busca ainda fazer uma discussão acerca da educação, e neste caso, destaca-se a educação popular como forma alternativa construída pelos movimentos sociais e apropriada pelo movimento estudantil. Nesta direção situa-se o EIV-MG como uma experiência concreta de práticas e vivências da metodologia de educação popular acumulada por esses movimentos sociais. Por fim, o trabalho demonstra a importância do EIV-MG para o movimento estudantil da UFVJM – Campus Mucuri, exemplificando as atividades desenvolvidas decorrentes do acúmulo na construção dos Estágios de Vivência.

Tecnologia na agricultura familiar e agroecologia

  • Iris M. G. Souza, Laura S. C. Carvalho, Roberto S. Bartholo Júnior

    Resumo

    Em consonância à exigência mundial de um desenvolvimento mais sustentável, que compreende entre outras questões a valorização de pequenas produções locais e uma produção agrícola mais limpa, tem sido desenvolvido no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) da Ilha do Fundão diversas ações em prol de uma alimentação mais saudável para sua comunidade. Nesse sentido, desde 2005, com o restabelecimento e a reestruturação do Restaurante Universitário (RU) significativas mudanças têm sido despertadas em áreas diversas do saber com o intuito de buscar uma nova forma de abastecimento deste restaurante. O presente artigo apresenta a experiência dessa busca por uma alimentação mais saudável no campus da UFRJ, dando destaque ao projeto de desenvolvimento de um sistema de mapeamento de produtores familiares agroecológicos do estado do Rio de Janeiro. Tal iniciativa teve como objetivo identificar e sistematizar informações sobre agricultores e associações/cooperativas de agricultores familiares agroecológicos em uma ferramenta digital disponível na web, de maneira a facilitar o acesso a tais dados, indo ao encontro de dificuldade de acesso aos produtores e às informações acerca de suas produções (produtos e quantidades).

Estudos tecnológicos, desenvolvimento e sociedade

  • Luana C. C. Braz, Rosilândia S. Almeida, Izabela C. P. Campos , Fagner J. C. Oliveira, Anderson S. Rozendo, Vanessa O. Barbosa, Débora Tavares, José R. Guimarães, Thalita D. N. Martins, Demerson A. Sanglard

    Resumo

    Plantas medicinais da caatinga nordestina são amplamente utilizadas na medicina popular pelas comunidades locais. Todavia, pouco se sabe sobre uso destes recursos naturais, seus efeitos fitoterápicos e seus princípios ativos. O presente trabalho faz parte de um projeto etnobotânico no Cariri paraibano que tem como objetivo inicial fazer o levantamento de plantas medicinais e as práticas tradicionais de terapias utilizadas. A obtenção dos dados baseou-se em revisões bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas em feiras livres e áreas rurais pertencentes ao município de Sumé-PB. A partir dos levantamentos, contabilizou-se o portifólio de 85 espécies usadas na medicina popular do Cariri paraibano, das quais treze são as mais conhecidas e divulgadas na literatura. As famílias Fabaceae, Solanaceae, Euphorbiaceae, Asteraceae e Malvaceae destacam-se pelo maior número de espécies utilizadas na medicina tradicional. A maioria das plantas comercializadas e empregadas como medicinais no dia-a-dia da população local é constituída de espécies nativas. Todas as ações em conjunto darão fomento ao treinamento de estudantes ligados à instituição, futuras parcerias com o sistema de saúde da cidade e investimentos empresarial na área biofarmacológica e cosmética. Acima de tudo, espera-se a valorização dos conhecimentos tradicionais associados, valorizando as comunidades locais bem como o potencial desenvolvimento econômico-social da região.

  • Camila N. Barbosa, Daiene Bispo, Thaiz T. Luzardo, Vinicios S. Guilherme

    Resumo

    A Rede de Informação e Pesquisa em Resíduos (RIPeR), projeto de extensão do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC-UFRJ), busca através desse trabalho contribuir para que a sociedade enfrente o desafio da adequada destinação dos resíduos. Com essa finalidade foi elaborado um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGIRS) que estima a variação qualitativa e quantitativa do resíduo produzido na região. Além disso, envolve atividades como: coleta seletiva, capacitação para a reciclagem do óleo de cozinha e apoio às cooperativas de catadores, orientando-as para que atuem em rede. Através de um levantamento de dados procura-se gerar um documento que discipline o manejo dos resíduos solídos, dar suporte social aos catadores, facilitando o acesso aos benefícios sociais e orientar colaboradores para o recolhimento do óleo gerado nos domicílios. Dessa forma, espera-se reduzir impactos ambientais utilizando o reaproveitamento, aumentar a inclusão social com geração de renda e condições favoráveis de trabalho aos catadores e conscientizar a população para o descarte correto de seus resíduos.

Universidade e políticas públicas

  • Jair N. P. Oliveira , Juliana R. P. B. Moreno, Rebeca V. da Silva , Sidney Lianza

    Resumo

    No que concerne a Gestão Compartilhada dos Recursos Naturais, ressaltamos nosso foco de projeto na Baía de Ilha Grande – RJ, uma região com um ecossistema de alta prioridade de conservação devido a sua biodiversidade, e ainda por abrigar diferentes populações regionais com formações culturais diferentes. O local já foi alvo de pesquisa e intervenção do projeto GPESCA, fruto de uma parceria do SOLTEC-UFRJ, FIPERJ e MPA. Seu programa tem como intuito coordenar uma ação na cadeia produtiva da pesca, garantindo a equidade social e equilíbrio ambiental. Nas diversas etapas do processo produtivo, fora proporcionado um documento intitulado: Diretrizes para um Programa de Politicas Publicas para a Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros e Aquícolas da Baía de Ilha Grade, que veio propor métodos de ação frente aos conflitos gerados, visando fortalecer as relações interinstitucionais.
    Devido à existência de diferentes grupos com interesses distintos, a incidência de conflitos é iminente, necessitando de uma solução. Coloca-se então a proposta de elaboração de novas políticas públicas que atuem efetivamente neste contexto. Na garantia da supremacia da lógica de solidariedade e da cooperação que caracteriza a instituição dos bens comuns, avaliamos aqui como tais políticas podem ser implantadas frente aos desafios do cenário atual.

  • Jefferson S. dos Santos , Rozimar R. De Brito, Adriano P. da Silva, Lidiane N. Silva , Paulo R. P. Silva

    Resumo

    O Projeto ‘Expoentes da Educação: educadores escolares e dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape’ exercido no campo educacional enquanto ação educativa de extensão, utilizando a pesquisa-ação, visando a identificação de ‘memória de educadores’ que desenvolveram práticas no âmbito das escolas e ou dos movimentos sociais, sendo como ação pedagógica que envolve estudantes e professores do Curso de Pedagogia e outros cursos do CCAE e educadores da rede pública e GEPeeeS - UFPB. O projeto pauta-se por: Identificar, sistematizar, documentar, publicizar e validar a história e legado de educadores, a saber: a) estudantes elegem educadores a serem estudados; b) elaboram instrumentos de coletas de dados biográficos, memória e legados; c) realizam entrevistas, levantam dados históricos em arquivos escolares e particulares e outros; d) sistematizam e analisam as informações; e) elaboram relatório, folder e banner; f) em seminário, estudantes apresentam sínteses; g) nesse, educadores homenageados pronunciam-se e são agraciados com a Comenda Paulo Freire Educador da Esperança. Foram realizadas 5 exposições, sendo constituídas 54 biografias. A ação fundamenta-se na dialogicidade (FREIRE, 1999), na pesquisa-ação (BRANDÃO, 2000; FRANCO, 2005), e na ampliação do capital cultural (BOURDIEU, 1999). A ação educativa tem valor pedagógico por desenvolver aprendizados na construção e validação de biografias e memórias, realizando resgate e disponibilização de informações para a sociedade.

  • André L. Covre, Vivian M. Benassi, Flaviana T. Vieira, Carlos H. Alexandrino, Maurício S. Barbosa, Izabela C. Liboreiro, José Ernane Júnior, Thalita Almeida, Michel Becheleni, Ângelo Machado

    Resumo

    O objetivo desse texto é relatar os resultados obtidos a partir da integração entre o programa de extensão denominado “Divulgação Científica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri” – o qual articula as ações de dois projetos de extensão: “Rádio Ciência” e “Ciência & Tudo” – e o projeto de extensão denominado “Clube de Ciência e Arte”. Estes projetos possuem atividades em desenvolvimento que contemplam, como público alvo, as cidades circunscritas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Minas Gerais). A partir da contextualização de cada Projeto, seus objetivos e metodologias, serão relatados os resultados obtidos em dois eventos específicos, à saber: I Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM (I SINTEGRA) e I Feira de Ciências na Escola Pública Estadual Gabriel Mandacaru, do município de Diamantina – MG.

  • Eduardo Carreiro, Flávia Siqueira Chaves, Jairo Nunes, Luis Henrique Abegão, Marcos Delgado, Vívian Magalhães Rodrigues

    Resumo

    O município de Volta Redonda está fomentando, por meio de sua Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC), uma política pública na área de Economia Solidária. Nesse contexto há um número expressivo de beneficiárias de seus dois Centros de Educação e Produção Alimentar (CEPA) em condições de constituir empreendimentos solidários. Considerando ainda a oportunidade de implantação de um serviço de alimentação no novo prédio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHSVR), a UFF, por intermédio do Programa de Apoio a Iniciativas Sociais (PAIS), propôs à Prefeitura de Volta Redonda a construção do Restaurante-Escola Solidário.
    O restaurante servirá como oportunidade de geração de renda e preparação para atuação no mercado às beneficiárias dos CEPA's, bem como de formação e vivência prática na área de gestão a alunos participantes do projeto. Além disso, oferecerá um serviço de alimentação de qualidade e a preços adequados a alunos e servidores do novo campus da UFF em Volta Redonda.
    O projeto pretende, em 2012, elaborar a proposta técnica do Restaurante-Escola Solidário; articular parcerias necessárias à sua implementação e funcionamento; preparar as beneficiárias e os alunos da UFF para o trabalho de autogestão do empreendimento; e captar recursos para implantação do restaurante.

  • Paula C. V. Ferreira, Felipe C. Milanez, Camila P. Silva, Renato A. de S. Soares , Luiz Carlos Garcia

    Resumo

    O projeto "Direitos da Criança e do Adolescente" é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da UFOP. Pautado pela proteção e promoção dos direitos infanto-juvenis, o projeto objetiva a criação de uma rede integrada de atendimento à criança e ao adolescente (RIA-Criança e Adolescente). Para tanto, busca-se promover o diálogo, por meio da criação de fóruns de discussão, entre os órgãos e instituições que lidam cotidianamente com os problemas sociais relativos à infância e juventude: o CMDCA, o Conselho Tutelar, a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Ministério Público Estadual e o Juizado da Infância e Juventude, bem como capacitá-los acerca de suas próprias atribuições no contexto local. Além disso, o projeto objetiva orientar e mobilizar a comunidade em relação aos direitos da criança e do adolescente, promovendo edições de cursos sobre direitos da criança e do adolescente, de forma a orientar a população local a medida do seu protagonismo no cenário infanto-juvenil municipal. O projeto estabeleceu parcerias com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMCDA, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do Município de Ouro Preto/MG.

  • Jaqueline dos Santos Gonçalves , Suely Salgueiro Chacon, Fabiana C. Bezerra

    Resumo

    A discussão sobre desenvolvimento econômico ampliou-se de maneira cíclica ao longo da história. Contudo, quando esse desenvolvimento mostra-se difícil de determinar a sua sustentabilidade, o questionamento desse conceito passa a ser inevitável. Nesse contexto, este trabalho objetiva descrever as discussões sobre o desenvolvimento analisando-o sob uma óptica ambiental, sobretudo à luz dos seus fatores limitantes, com especial atenção ao conceito de decrescimento econômico proposto como medida necessária para a mudança de lógica econômica. Logo, a mudança nos conceitos de desenvolvimento, cabendo neste momento uma reflexão sobre o surgimento de uma nova consciência em prol da natureza e do próprio homem tornaram-se relevante para a escolha do tema e através de fontes bibliográficas foi possível descrever essas discussões, bem como apresentar o novo conceito de desenvolvimento que sugere a mudança de paradigma econômico como revolução cultural necessária para a construção de uma sociedade do decrescimento, se possível sereno, convivial e sustentável. Portanto, essas idéias são inseridas como uma crítica ao desenvolvimento alheio de limites físicos e mostrando-o sob um contexto de possibilidades limitadas, e que para tanto, exige desde mudanças culturais até sociais para se rever de maneira profunda o atual modelo de progresso de uma sociedade do crescimento perpétuo.

  • Resumo

    Este trabalho faz uma reflexão sobre as divergências encontradas frente as políticas públicas, como esta da macrodrenagem dos canais da Quintino Bocaiúva e Generalíssimo Deodoro (situados no bairro da cremação); que discursam a promoção da qualidade de vida da população, mas muitas vezes configuram exclusão social por falta de justiça social e interesse popular. Sendo assim a homogeneidade dos benefícios ficam nos discursos apenas e a população de baixa renda, que neste caso é diretamente afetada pelas obras, ficam aquém das melhorias. Os moradores as margens dos seguintes canais serão desapropriados do local que ocupam há 30 anos, onde construíram suas raízes culturais. E as remunerações ofertadas a estes são irrisórias, insuficientes para garantir uma boa moradia com as mesmas qualidades do local, que possui boa localização e por sua vez facilidade de acesso a serviços públicos e privados. Sendo assim, às margens do mercado imobiliário formal se submeterão a baixas condições de vida. Logo a macrodrenagem da bacia da Estrada Nova que visa melhorias na qualidade de vida de cerca de 300 mil pessoas, tende a proporcionar impactos adversos àqueles diretamente afetados pela obra os quais deveriam ser priorizados.

  • Daniel C. Soares, Ciliana R. Colombo, Marcus P. S. Gomes , Hérbete H. R. C. Davi

    Resumo

    A geração de resíduos sólidos vem aumentando a cada ano, com isso politicas públicas começam a surgir na busca de minimizar os problemas causados pela poluição. No Brasil, através do Decreto 5.940/2006, órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta são obrigados a implementar a Coleta Seletiva Solidária (CSS). Assim, esta pesquisa tem por objetivo descrever o processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através de um estudo de caso. Para o embasamento teórico foram dissertados sobre a gestão ambiental na administração pública e CSS. A pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva. Os resultados apontam um crescimento na gestão dos resíduos sólidos, tendo em vista que até 2010 todos os resíduos eram destinados ao aterro sanitário sem tratamento, quando hoje cerca de 10,81% são destinados a reciclagem. Contudo foram observadas oportunidades de melhoria na gestão e identificado benefícios sociais trazidos pela CSS.

  • Leonardo N. Alves, Sílvia S. Canôas, Diogo P. Evangelista

    Resumo

    Este trabalho buscou, a partir da análise das relações sociais de gênero e sua construção a partir do desenvolvimento do ser social, situar o preconceito de gênero e suas manifestações na escola, tendo em vista o papel do professor no combate a discriminação. Desse modo, afirma-se o desenvolvimento do histórico do homem como pressuposto da conformação das relações de gênero e da sexualidade. Nesta direção, situou os desafios postos ao trabalho docente e as perspectivas a partir da formação continuada. Sendo que do ponto de vista do trabalho são identificados a relação das reformas da educação e a reestruturação do trabalho do professor. Já do ponto de vista da formação continuada são indicados alguns debates necessários de serem travados na formação do professor para que se pense o combate ao preconceito de gênero na escola.

  • Ana Paula Medeiros Bauer, Lisiane Maria da Silva, Thayná Danthes Monzatto, Vívian Magalhães Rodrigues

    Resumo

    Este estudo visa apresentar a política pública de inclusão sócio-produtiva premiada da cidade de Volta Redonda, relacionando-a com o desenvolvimento sustentável que esta propicia aos cidadãos assistidos. O Centro de Inclusão Produtiva (CIP) de Volta Redonda trabalha com diversas vertentes de geração de renda e inclusão da população carente no mercado de trabalho, e uma delas é a culinária. Com a grande aceitação da formação na área de alimentação, foram criados os Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA) que, além de realizar oficinas sobre boa alimentação, produz alimentos para venda. A questão deste trabalho é a relação das atividades de culinária do CIP com a sustentabilidade, ou seja, este estudo objetiva discutirr a vertente da formação e produção alimentar relacionando-a com o desenvolvimento sustentável desta política pública realizada em Volta Redonda, visando contribuir com outros municípios e estimular o desenvolvimento sustentável através da relação do Estado com a comunidade.

Tecnologia e Inovações Social

  • Artur A. M. Sarlo, Gabriel A. Souza, João V. F. Duarte , Liora S. Huf, Thársus A. Proux

    Resumo

    O Laboratório de Informática para Educação (LIpE), situado no Centro de Tecnologia da UFRJ, iniciou suas atividades em 1994 tendo como objetivo apoiar o ensino, pesquisa e extensão em Informática para a Educação. Para este fim, o LIpE conta com três laboratórios de computadores dedicados a diversas atividades, baseadas sempre na metodologia participativa.
    Para que todas essas atividades ocorram da melhor forma possível, é necessário, contudo, que exista uma infraestrutura por trás do processo, isto é, um suporte técnico sustentando a atividade educacional. E neste cenário, mas não só nele, que os estudantes de engenharia, principalmente da engenharia eletrônica, estão inseridos. Muitas vezes, a fim de conhecer melhor as necessidades técnicas, esses agentes se integram às atividades propostas pelo laboratório. Esta aproximação permite uma compreensão mais apurada do processo no qual estão inseridos e contribui para um melhor desempenho do trabalho técnico, evidenciando que este não está, de forma alguma, desvinculado das atividades de extensão.
    Neste relato apresentaremos algumas experiências que foram adquiridas ao longo deste ano. Descrevemos o quanto tem sido importante o aprendizado e a contribuição na área técnica para a formação curricular dos graduandos, e como esse conhecimento pôde ser aplicado na prática da extensão universitária.

Economia, trabalho, gestão e empreendedorismo social

  • Sandro da C. Silva, Daniel P. Moreira , Mayara L. Eler, Vinicius M. Cangussu

    Resumo

    A padronização industrial visa uniformizar tamanho, tipo, qualidade, dimensão e desempenho, impondo sua obrigatoriedade todas as vezes que não venha ferir direitos, tornando possível a intercambiabilidade das partes de um todo, este conceito demonstra claramente a rigorosidade que a industria adota para o controle da produção, porém este modelo de produção vem sucumbindo, apesar do grande desenvolvimento tecnológico pós-guerra até este início de sec. XXI. Um novo modelo que se propõe substituir oque já era insustentável, leva em consideração as questões ambientais e sociais, onde produzir e obter lucro a todo custo já não é mais aceitável no ambiente fabril. Recentemente foi consolidada a norma internacional ISO 26000, com foco em ações socioambientais, que buscam integralizar temas atuais que impactam diretamente todos que convivem com os efeitos dos processos industriais; neste artigo é apresentado um breve escopo do período da padronização industrial, a partir da ISO 9000 para a qualidade, até chegar a consolidação da ISO 26000 para a Responsabilidade Social. As ações de cidadania e solidariedade, que estão além das normas, são ações da humanidade em busca de uma condição austera de convivência de um para com o outro, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.

  • Sandro P. Silva

    Resumo

    O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos trabalhadores brasileiros quanto aos principais aspectos que caracterizam o mercado de trabalho brasileiro atual, tais como: direitos trabalhistas, condições de trabalho, exigências e dificuldades para o acesso ao trabalho remunerado no Brasil. Buscou-se auferir informações sobre os grupos populacionais de natureza diversa frente ao mercado de trabalho: assalariados (formais e informais), conta-própria, pequenos empregadores e desempregados. Em linhas gerais, pôde-se diagnosticar que, mesmo entre os trabalhadores com contrato formal de trabalho, alguns direitos trabalhistas não vêm sendo executados devidamente, tais como: o pagamento de horas extras, adicional salarial para atividades que representam riscos para a saúde dos trabalhadores, garantia de pagamento do salário mínimo, férias e 13o salário. Contudo, ficou explícita a relação de extrema fragilidade dos trabalhadores informais quanto aos direitos trabalhistas vigentes no país. Espera-se, com isso, contribuir para o debate contemporâneo sobre políticas públicas de proteção social e regulação do mercado de trabalho no Brasil.

  • Luiz Felipe S. Vecchietti, Maressa T. Santos, Celso Alexandre S. de Alvear

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a criação de uma nova versão para o Portal Comunitário da Cidade de Deus (www.cidadededeus.org.br). Procuramos dar uma breve contextualização acerca do Portal, desde a sua criação em 2009 como um projeto da linha de extensão e pesquisa TIFS (Tecnologia da Informação para Fins Sociais) do Soltec/UFRJ até seu momento atual. Foi descrito as metodologias que estão sendo utilizadas, com destaque para o método da Pesquisa-Ação e para a importância de se desenvolver sistemas de informação comunitária, que sejam um canal de interação entre moradores, organizações e poder público. O foco principal desse artigo foi a análise do portal atual dentro da perspectiva do desenvolvimento do novo portal, contribuindo na análise de melhorias para o mesmo. Para isso, também é apresentada de forma sintética o planejamento geral do projeto. Concluindo que, no final, o projeto envolve muito trabalho além do tecnológico, envolve politização e mobilização social.

  • Robert C. Maria , Tays T. R. Chagas, Jefferson J. Mendes, Ana C. P. Oliveira

    Resumo

    Atualmente, nota-se que o desemprego, a pobreza e a precarização do trabalho mantêm-se como uma dura realidade principalmente em países em desenvolvimento. Desta forma, tem-se a necessidade de pensar as relações de trabalho informais ou flexíveis não como algo que flutua à margem do mercado, mas como parte integrante desse mercado e que está vinculada ao Estado, ao sistema econômico e ao mercado de trabalho formal no país e fora dele. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a complexidade dos tipos de atividades de trabalho encontradas no município de Ouro Preto que, apesar de uma população relativamente pequena, possui uma extensão territorial grande e, em muitas localidades, o acesso é difícil, com estradas sem pavimentação e relevo montanhoso. Essas características trarão reflexos em futuras ações de vigilância em saúde do trabalhador visto que no município esta prática ainda não se encontra estruturada. Por fim, propõe-se algumas ações para alavancar esta vigilância nesta localidade.

  • Kym Kanatto G. Melo, Raoni F. Azeredo , Paulo R. P. da Silvao, Mauricio S. de Faria

    Resumo

    O artigo trata sobre o desenvolvimento do Centro de Recondicionamento de Computadores integrado a UFPB – Universidade Federal da Paraíba. O presente trabalho integra um polo de ações desencadeadas por um grupo de alunos e professores em parceria a INCUBES (Incubadora de Empreendimentos Solidários), aonde se propõe a realizar intervenções, articulando ensino, pesquisa e extensão. O trabalho consiste em varias etapas: na primeira etapa foram realizadas pesquisas nas áreas de gestão, produção e consumo, reciclagem de lixo eletrônico e inclusão digital, verificando as qualidades, gestão, organização e articulações sobre o desenvolvimento de um Centro de Recondicionamento de Computadores. Na segunda etapa vem as realizações de reuniões entre o grupo participante do projeto (alunos, professores e voluntários) para diálogos/debate/discursões vendo em foco a criação de metas e objetivos, parcerias e desenvolvimento do projeto. Na terceira etapa realizasse um levantamento da literatura sobre reciclagem de lixo eletrônico e inclusão digital, especialmente no Brasil, Nordeste e na Paraíba. Na quarta etapa é a realização do trabalho propriamente dito, pois é aonde acontece às atividades extensionista (curso de extensão, reciclagem de computadores, levantamento das comunidades para inclusão digital e doadores). Na quinta e última etapa realizar ações de desenvolvimento das articulações de inclusão sócio digital.

  • José Wagner A. Garrido, Antonio L. da Silva , Pedro H. P. dos Santos , Diêgo L. Crispim, Thâmara M. I. de Sousa, Luara L. Ismael , Ricardo R. P. de Almeida, Manoel M. F. de Queiroz

    Resumo

    O referente trabalho tem como objetivo instalar e operar uma estação fluviométrica automática, na bacia hidrográfica do Rio Piancó, localizado entre o sistema Coremas Mãe D`Água e sua foz no rio Piranhas, município de Pombal, Paraíba, Brasil. Para esse estudo estão sendo utilizadas, cinco réguas linimétricas de alumínio, com 1,0 m cada, para a obtenção das leituras das cotas (nível do rio), um sensor de pressão e um pluviômetro automático, ligados a um datalog, para medição e armazenamento dos dados gerados sobre o nível d’água, sendo estes equipamentos da marca HIDROMEC. O sistema de aquisição de dados (nível de água e chuva) é alimentado por uma bateria de 12 v ligada a uma placa solar e terá um dispositivo de proteção contra descargas elétricas com sistema de para-raio. Para a medição da vazão está sendo usado um medidor acústico de vazão, o RiverSurveyor S5 da Sontek que é um sistema perfilador current acústico doppler (ADCP) e um molinete fluviométrico com contador de pulsos. Estes métodos são eficientes, sendo que para cada situação deve-se adotar uma determinada técnica, isso depende de fatores do meio físico e fatores financeiros em que é necessário adquirir equipamentos com custos elevados.

  • Resumo

    A Economia criativa é uma nova ferramenta que envolve conhecimento, saberes, tradições, ideias e criatividade ressaltando valores ligados a uma organização alternativa da produção, preservando a identidade e valorizando as potencialidades do local. O projeto de pesquisa “A Contribuição da Economia Criativa para o Desenvolvimento Regional Sustentável um Estudo de Caso do Cariri Cearense” tem como objetivo identificar um ambiente criativo formado pela cultura, com potencialidades para a consolidação da Economia Criativa no Cariri cearense. Este artigo apresenta parte da discussão teoria que norteia a pesquisa e se baseia em fontes bibliográficas orientando as reflexões acerca da temática Economia Criativa em confronto com os tradicionais modelos de produção e seus paradigmas. Discutindo epistemologicamente, conclui-se que o primeiro passo a ser dado diz respeito à valorização da cultura para consolidar a Economia Criativa. O respeito pelo espaço do outro, a valorização não só do ser humano mas, de todos os são condições para alterações no plano econômico e via de consequência para o Desenvolvimento Sustentável. A discussão teórica aqui apresentada vem oferecer os primeiros elementos para reflexão acerca do objeto desta pesquisa; a síntese temporária até aqui tem relação com a visível relação entre Interdisciplinaridade, Epistemologia, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável.

  • Farid Eid, Caio L. Chiariello

    Resumo

    No contexto da luta pela terra e pela viabilização da vida no campo no Brasil, observa-se a ação de agricultores assentados pela reforma agrária no sentido de organizarem-se em cooperativas e associações que visam o seu fortalecimento conjunto, buscando dignidade e qualidade de vida para os assentados e auxiliando aos que ainda não alcançaram essa condição. Para tanto, é fundamental tornar a terra produtiva, sem, no entanto, reproduzir o paradigma capitalista da geração de excedente de capital a qualquer custo. Este artigo tem por objetivo apresentar experiências concretas de reforma agrária cujos elos estratégicos – produção de matéria-prima, beneficiamento e industrialização, transporte e comercialização direta- estão sob controle de famílias cooperadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Estas cooperativas existem desde a década de 1990 na Região Sul do Brasil e são referência para outros grupos de trabalhadores rurais do país, apesar de todas as dificuldades e desafios decorrentes do modo de produção capitalista e da busca pela construção contínua do trabalho coletivo e auto-gestionário, do fortalecimento da democracia interna e articulação com os movimentos sociais e instituições de apoio à Economia Solidária.

  • Regina de F. dos S. Braz , Cristina de S. Bispo, Ciliana R. Colombo, Marjorie F. S. Medeiros, Vera L. L. de Castro , Marciano Furukava, Maria de F. de Souza

    Resumo

    O crescimento populacional e o padrão de produção e consumo vêm causando a degradação do meio ambiente e a geração de grande quantidade de resíduos. Nesse contexto, os catadores de materiais recicláveis exercem um papel importante na coleta e encaminhamento desses resíduos para a reciclagem. Além disso, a coleta seletiva também possibilita a inclusão social dos catadores. O objetivo deste trabalho foi estabelecer o perfil sócio-econômico dos catadores ativos, organizados em cooperativas na cidade de Natal. Para isso, foi elaborado e aplicado um instrumento para 31,4% dos catadores de duas cooperativas de Natal, RN. Os dados mostram que 59,3% dos catadores são mulheres; observou-se predomínio da faixa etária de 30 a 45 anos, para homens e mulheres. Quanto ao nível de escolaridade, 7,4 % dos catadores declararam ser analfabetos e 74,1% tem o ensino fundamental incompleto. A maioria dos catadores (74,1%) apresenta um histórico prévio de trabalho como catador, na rua ou no antigo lixão; 44,4% está há mais de seis anos na cooperativa; 55,6% declararam ter renda mensal inferior a um salário mínimo e 70,4% reside em casa própria. Essas informações deverão servir como base para ações que resultem no fortalecimento da cadeia produtiva dos resíduos sólidos em Natal.

  • Alex C. dos Santo

    Resumo

    Este ensaio apresenta o processo da Incubadora sob os princípios de economia solidária, uma teoria em construção, desde as concepções de Robert Owen com a criação das Aldeias de Cooperação em que o intuito era incluir famílias no mercado de trabalho proveniente dos problemas originados da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra. Neste sentido, se tem os empreendimentos econômicos solidários que surgiram no Brasil nos anos 90 para recuperar experiências com novos significados, em que as incubadoras tecnológicas passam a ter um papel importante. Na Universidade Federal do Pará (UFPA) após uma década de existência na região Amazônica, a ITCPES vem contribuindo, por meio da execução de projetos, com o desenvolvimento local, buscando consolidar-se no campo de pesquisa e extensão em que os resultados são a construção de um acervo da troca entre o conhecimento técnico científico com o conhecimento popular, através da metodologia de incubação.

  • Alex C. dos Santos, Cilene S. B. Lins

    Resumo

    O objetivo deste ensaio é apresentar uma breve realidade que envolve a cadeia produtiva de gemas e joias no Sudeste do Pará, apontando as dificuldades por meio dos elos críticos de produção e comercialização. Apresentado este breve panorama, será posto em análise as possibilidades e os desafios da economia solidária frente a cadeia produtiva. O procedimento metodológico adotado envolve a pesquisa documental e bibliográfica, típicas de caracterização para dar suporte técnico ao ensaio. Neste sentido, a pesquisa documental inclui o diagnóstico que a ITCPES da Universidade Federal do Pará - UFPA possui em relação à cadeia produtiva, já a revisão bibliográfica, terá como foco os postulados teóricos que solidificam a economia solidária como propulsora de geração de trabalho e renda aos excluídos de políticas desenvolvimentistas até então implantadas no país (EID e Pimentel 2008). Em relação a este segmento, se encontra uma cadeia produtiva enfraquecida, em virtude dos elos de produção e de comercialização não estarem atuando em conjunto.

  • Adriano P. da Silva , Jefferson S. dos Santos, Rozimar R. De Brito, Lidiane N. Silva, Paulo R. P. Silva

    Resumo

    O artigo trata sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa “EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDARIA: Sujeitos e desafios estratégicos da UFPB no Vale do Mamanguape” vinculado ao GEPeeeS–PIBIC–UFPB tendo como objetivo estratégico “identificar os empreendimentos econômicos e solidários no Vale do Mamanguape (PALHANO SILVA, 2011). Utilizar-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) por considerar o arcabouço metodológico que investiga construir resultados de referencia e possibilita o empoderamento dos sujeitos nas ações do projeto. Para tal, utilizar-se-á a base de dados da Secretaria Nacional de Economia Solidária–SENAES/MTE, identificando os empreendimentos e as características da ação requerida aos Cursos da UFPB no CCAE. Observação da realidade, diálogos, aplicação de questionários, sistematização, analises, produção de relatório, visitas técnicas, apresentação dos resultados do relatório a comunidade, validação dos resultados e publicização dos achados. Processo permeado e fortalecido por aporte teórico-metodológico com os momentos reflexivos sobre a temática da economia solidaria e os dados da realidade.A pesquisa revela singularidades da educação em economia solidária e destaca os traços requeridos para a inserção da universidade. As feiras em foco são locais ecopedagógicos, onde saberes circulam tendo como base a matrizes da agroecologia e da economia solidária.

  • Larissa S. Campos, Raoni G. L. Rajão

    Resumo

    O baixo valor, dos materiais coletados e triados pelos catadores de materiais recicláveis está relacionado com qualidade da separação. Quanto mais próxima das exigências dos processos industriais estiver a triagem, maior será o valor dos materiais. Na cadeia da reciclagem, parte deste valor, do trabalho de separação, é apropriado por intermediários (elo da cadeia que compra de catadores e vende para a indústria). Na medida em que fornece subsídios técnicos que auxiliam no alinhamento das estratégias de separação das ACs com as demandas de mercado, o catálogo de padronização dos materiais recicláveis, desenvolvido pelo SEBRAE-MG, serve como apoio a comercialização das mesmas. No entanto, para que as associações atinjam estas exigências, diversos desafios estão colocados. A rede está estabilizada sob arranjos complexos que não são alterados com facilidade. Para que seja realizado o processo de triagem mais detalhado as ACs devem ter as condições necessárias para isto e desta forma a rede pode ser novamente estabilizada sob nova configuração. O objetivo deste trabalho é entender como o catálogo pode ser instrumento para a estabilização da rede.

  • Bruna C. Diniz, Geórgia N. Brito , Nicole A.Camilo, Tácito Y. D. Chimato , Sandra Rufino

    Resumo

    Esse texto busca uma reflexão sobre a situação da Economia Solidária no Brasil e os desafios enfrentados por seus praticantes e pesquisadores no país. Na primeira parte, buscamos recapitular a história mundial da Economia Solidária para que possamos dar início a nossa reflexão. Na segunda parte do artigo, procuramos mostrar as dificuldades encontradas pelos empreendimentos solidários, principalmente a dificuldade e limitação de acesso ao crédito, a falta de políticas públicas e alguns caminhos que podem ser seguidos para o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no nosso país. Procuramos também apresentar exemplos de iniciativas que deram certo como o Banco Palmas. Na terceira parte mostraremos as dificuldades enfrentadas nas Universidades brasileiras - órgãos importantes na consolidação da Economia Solidária, falando sobre o que são os projetos de extensão e pesquisa-ação e apresentando um pouco da INCOP (Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto). Por último apresentaremos as conclusões do nosso trabalho e pesquisa.

  • Sabrina Abrão, Kelly Castro, Sandra Rufino, Tiago D. Pereira

    Resumo

    O presente artigo pretende relatar e documentar pré-diagnósticos anteriores ao processo de assessoria em quatro empreendimentos solidários, de Minas Gerais, assumidos pelo trabalhadores. Houve aplicação de questionário semiestruturado e seleção dos empreendimentos. Para os escolhidos a análise de dados foi feita com estratificação e agrupamento das respostas obtidas, correlacionando, quando possível, a outras respostas. Determinaram-se potenciais espaços de atuação através de pré-diagnósticos de problemas organizacionais. A compreensão sistêmica de cada empreendimento é importante aspecto de formação do colaborador e torna possível de auxiliar os trabalhadores na descoberta dos problemas empresariais. Com este objetivo, este artigo aborda uma breve revisão teórica acerca da Economia Solidária, ressaltando suas origens e expansão. Relata características da autogestão e alguns de seus problemas, a partir da observação e estudo destes empreendimentos solidários elencados. As conclusões expostas permitem refletir sobre do percurso destes empreendimentos e auxiliam na elaboração de um futuro planejamento de assessoria que promova elevação da qualidade de vida destes grupos associativos, através da melhoria e adequação processo produtivo. Por ser um processo de assessoria contínuo e em execução, não se almeja demonstrar resultados finais sobre o trabalho, mas captar demandas referentes às necessidades das empresas, além de contribuir para formação dos alunos.

  • Thiago A. S. de Melo, Sandra Rufino, João A. de Melo

    Resumo

    O artigo, inicialmente, apresenta alguns conceitos básicos sobre Comércio Justo na perspectiva de organizações mundiais e, em especial, espanholas, que trabalham nesse segmento. Relata-se, brevemente, a expansão e a importância que essa forma de comércio vem adquirindo mundialmente e como milhões de pessoas dependem dela diretamente para sobreviver. Em seguida, faz-se um apanhado sobre a situação do Comércio Justo na Espanha e descreve-se como algumas das principais instituições do ramo trabalham e atuam nessa área, promovendo, capacitando e vendendo seus produtos. Discorre-se, ainda, sobre a expansão desse modelo de consumo nas universidades espanholas e a importância econômica e social gerada por ele. Por fim, termina-se apresentando o projeto desenvolvido na Universidade de Sevilha que visa implantar o Comércio Justo dentro de suas cafeterias e restaurantes, como forma de conscientizar a comunidade universitária sobre outras formas de consumo. A ideia principal do artigo é abordar sobre uma temática sob uma perspectiva que vai além da realidade brasileira, apresentando novas formas de se praticar e implementar o Comércio Justo, utilizando a universidade como catalisador desse processo. O artigo retrata uma experiência internacional que pode servir como modelo e inspiração para novos projetos brasileiros.

  • Resumo

    O artigo apresenta alguns fatos históricos tanto da Economia Solidária quanto da Economia Verde, mostrando também como elas têm se desenvolvido com o passar do tempo. Tem como objetivo mostrar e informar o foco de cada uma das duas economias, para depois coletar alguns pontos em comum entre elas. E assim, julgar uma possível ação entre as duas juntas no Brasil. Para chegar a tal questão, apontaremos fatos que marcaram e que estão presentes na Economia Solidária no país e também importantes temas dentro da Economia Verde, como a educação ecológica.

  • Ana Flávia C. Miranda, Fernanda C. dos Santos, Fernanda S. Araújo, Izabel C. da Silva, Jéssica C. Alves

    Resumo

    Este artigo apresenta o projeto “Mapeamento das atividades e potencialidades socioeconômicas em João Monlevade”, ainda que o projeto não tenha seus resultados finais. O objetivo do projeto é diagnosticar as atividades e potencialidades socioeconômicas existentes no município. As temáticas da Economia Popular e Solidária, desenvolvimento local solidário, e metodologia da Pesquisa-ação são as bases teóricas para a realização desse projeto. Entendemos por economia popular e solidária, a economia que abrange as atividades de iniciativas populares com característica autogestionária e cujo foco principal é o trabalho. Tais atividades estruturadas e fortalecidas podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento local, construído pela própria população. Finalmente, a pesquisa-ação permite a participação e colaboração dos atores “pesquisados” no processo de pesquisa, sendo esse um dos principais fatores que nos fez escolher essa metodologia. Por fim, estão descritas as ações já realizadas, como estudos e entrevistas; os resultados parciais, e as ações futuras previstas no projeto. Destacamos também, a importância da extensão de forma a contribuir para o desenvolvimento local, bem como os benefícios que esse projeto já oferece a nós pesquisadores e poderá proporcionar ao município de João Monlevade.

  • Harine Matos Maciel , Pedro J. R. Filho , Adelia A. Brasil, Laryssa C. Lucas, Francisca L. M. Souza, Edilvan M. Luna, Edilvan M. Luna

    Resumo

    Este trabalho propõe-se a apresentar o microcrédito como instrumento de desenvolvimento econômico e social na perspectiva de economia solidária. O Banco Palmas é um exemplo de um sistema financeiro solidário criado, em 1988, pela Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira. O objetivo do banco é proporcionar o desenvolvimento local e solidário do Conjunto Palmeira, através do microcrédito e programas complementares como a escola de capacitação, incubadora para mulheres em situação de risco, laboratório de agricultura urbana, moeda própria que circula nos comércios do bairro, sistemas de feiras com os produtores locais e uma loja solidária. A metodologia adotada foi um estudo de caso do Banco Palmas através de uma pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Dessa forma, o Banco Palmas mostra que é possível a realização de projetos de desenvolvimento popular e solidário auto-sustentáveis, por meio do microcrédito, que estimula o consumo e a produção dentro do próprio bairro, em uma perspectiva de desenvolvimento local.

  • Edilvan M. Luna , Adelia A. Brasil, Laryssa C. Lucas, Francisca L. M. Souza

    Resumo

    Longe de se pretender esgotar a discussão acerca do conceito de economia solidária, este artigo pretende demonstrar duas abordagens teóricas para a discussão. Devido a seu aspecto interdisciplinar, o que conduz a diferentes visões para o mesmo assunto, será adotado apenas duas abordagens para o tema, sendo a primeira dentro da perspectiva cooperativista e a segunda pela abordagem de sustentabilidade a partir da visão do economista polonês Ignacy Sachs. A análise será desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica, levantando-se os pontos que corroboram o conceito de economia solidária, contribuindo desta forma para uma melhor compreensão do seu significado, que vêm, nos últimos anos, ganhando participação no meio acadêmico e midiático, se revelando uma alternativa para os obstáculos que se apresentam a economia tradicional, como, por exemplo, os desafios socioambientais. Para a abordagem da sustentabilidade, será analisado, como exemplo, o Banco Palmas, banco solidário e comunitário, localizado em Fortaleza-Ce, que possui uma lógica diferente dos bancos tradicionais e que contribuem com a noção de uma economia solidária sustentável em diferentes aspectos, como cultural, econômico e ecológico.

  • Adélia A. Brasil, Laryssa C. Lucas, Edilvan M. Luna, Francisca L. M. Souza, Pedro J. R. Filho, Francisco T. S. Morais

    Resumo

    O artigo propõe uma reflexão sobre o movimento de economia solidária (ES) que representa a base das possibilidades de construção de projetos econômicos, sociais e pedagógicos que vem rompendo com os padrões de conhecimento, de valores e de práticas hegemônicas na sociedade capitalista globalizada. Este trabalho objetiva analisar as estratégias de sustentabilidade na Região Metropolitana do Cariri a partir dos empreendimentos solidários. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, dentro dos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados estão sendo coletados a partir da participação nas mais diversas entidades que atuam de forma direta ou indireta no processo de construção e sistematização dos empreendimentos solidários existentes na região. Constatou-se que as práticas de ES enfrentam uma série de problemas nos empreendimentos dessa natureza, sendo a sustentabilidade e a autogestão dos mesmos a problemática principal. Apesar de existir várias ações a partir de fóruns e comitês como um instrumento de articulação entre as instituições com o intuito de melhorar a prática de economia solidária, ainda há muita resistência por parte dos envolvidos em participar de forma efetiva dessas discussões.

  • Mariana C. Carvalho

    Resumo

    Este artigo apresenta resultados da pesquisa de dissertação de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e se inscreve no rol de análises sobre as concepções e ações dos trabalhadores para a construção das possibilidades de superação do trabalho subordinado, via autogestão. As experiências autogestionárias e de economia solidária no Brasil surgem em contexto de reestruturação produtiva nos anos 1990, que levou ao aumento da precarização e do desemprego e de inflexão das lutas do movimento sindical. Tem-se um elevado número de empresas em processo falimentar que passam a ser geridas pelos trabalhadores que recorrem aos sindicatos. Sem condições de apoio imediato por parte dos sindicatos, cria-se a Associação Nacional dos Trabalhadores e Empresas de Autogestão (ANTEAG), que representa e assessora empresas de autogestão e grupos que pretendem constituir uma empresa autogestionária. Este estudo analisa a trajetória política da ANTEAG, destacando a tensão entre a construção de uma nova cultura para o trabalho e a emancipação dos trabalhadores nos limites da sociedade do capital, em concordância com autores que, no âmbito do Serviço Social e vinculados à tradição marxista, realizam críticas à economia solidária enquanto possibilidade de superação do trabalho subordinado.