Memória, Identidade e Campo Educacional: Trajetórias e legados de educadores escolares e dos movimentos sociais do Vale do Mamanguape – Paraiban

Autores

  • Jefferson S. dos Santos UFPB
  • Rozimar R. De Brito UFPB
  • Adriano P. da Silva UFPB
  • Lidiane N. Silva UFPB
  • Paulo R. P. Silva UFPB

Palavras-chave:

Educação, Memória, Identidade, Cultura, Tecnologia.

Resumo

O Projeto ‘Expoentes da Educação: educadores escolares e dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape’ exercido no campo educacional enquanto ação educativa de extensão, utilizando a pesquisa-ação, visando a identificação de ‘memória de educadores’ que desenvolveram práticas no âmbito das escolas e ou dos movimentos sociais, sendo como ação pedagógica que envolve estudantes e professores do Curso de Pedagogia e outros cursos do CCAE e educadores da rede pública e GEPeeeS - UFPB. O projeto pauta-se por: Identificar, sistematizar, documentar, publicizar e validar a história e legado de educadores, a saber: a) estudantes elegem educadores a serem estudados; b) elaboram instrumentos de coletas de dados biográficos, memória e legados; c) realizam entrevistas, levantam dados históricos em arquivos escolares e particulares e outros; d) sistematizam e analisam as informações; e) elaboram relatório, folder e banner; f) em seminário, estudantes apresentam sínteses; g) nesse, educadores homenageados pronunciam-se e são agraciados com a Comenda Paulo Freire Educador da Esperança. Foram realizadas 5 exposições, sendo constituídas 54 biografias. A ação fundamenta-se na dialogicidade (FREIRE, 1999), na pesquisa-ação (BRANDÃO, 2000; FRANCO, 2005), e na ampliação do capital cultural (BOURDIEU, 1999). A ação educativa tem valor pedagógico por desenvolver aprendizados na construção e validação de biografias e memórias, realizando resgate e disponibilização de informações para a sociedade.

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Publicado

2012-12-01