Relato de Experiência: A Tecnologia Social na Extensão Universitária e o Trabalho de Suporte às Atividades de Extensão
Palavras-chave:
Extensão; Educação; Informática; Tecnologia SocialResumo
O Laboratório de Informática para Educação (LIpE), situado no Centro de Tecnologia da UFRJ, iniciou suas atividades em 1994 tendo como objetivo apoiar o ensino, pesquisa e extensão em Informática para a Educação. Para este fim, o LIpE conta com três laboratórios de computadores dedicados a diversas atividades, baseadas sempre na metodologia participativa.
Para que todas essas atividades ocorram da melhor forma possível, é necessário, contudo, que exista uma infraestrutura por trás do processo, isto é, um suporte técnico sustentando a atividade educacional. E neste cenário, mas não só nele, que os estudantes de engenharia, principalmente da engenharia eletrônica, estão inseridos. Muitas vezes, a fim de conhecer melhor as necessidades técnicas, esses agentes se integram às atividades propostas pelo laboratório. Esta aproximação permite uma compreensão mais apurada do processo no qual estão inseridos e contribui para um melhor desempenho do trabalho técnico, evidenciando que este não está, de forma alguma, desvinculado das atividades de extensão.
Neste relato apresentaremos algumas experiências que foram adquiridas ao longo deste ano. Descrevemos o quanto tem sido importante o aprendizado e a contribuição na área técnica para a formação curricular dos graduandos, e como esse conhecimento pôde ser aplicado na prática da extensão universitária.