Projeto Transfronteira: possibilidades das mídias na educação

Autores

  • Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi UFT
  • Verônica Dantas Meneses UFT
  • Cynthia Mara Miranda UFT
  • Carlos Fernando Martins Franco UFT
  • Suely Mara Ribeiro Figueiredo UFT

Palavras-chave:

Justiça-Comunicação; Direitos; Reincidência Criminal; Dependência química.

Resumo

Este trabalho pretende investigar a situação de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Tocantins, com ênfase nos crimes de tráfico de drogas e reincidências. A intenção é observar a questão sob a perspectiva de quem pratica esses crimes e posteriormente desenvolver oficinas de mídia e de técnicas de relações comunicacionais voltadas para entender o processo de reincidência que ocorre dentro dos presídios. Outra proposta é auxiliar esses indivíduos a lutar pelos seus direitos e justiça através da utilização das mídias e seus recursos tecnológicos: jornal impresso, internet, fotografia e vídeo. Em confronto consigo mesmo, motivado a pensar numa palavra política o aluno dá forma aos seus anseios individuais ou gerais através das atividades que os oficineiros os impelem a formalizar, adquirindo, ao longo das oficinas um repertório seu. É a mídia apenas instrumento de desencadear a consciência política, as técnicas utilizadas pelos professores são oportunas para aprimorar o vocabulário, para se construir uma atividade mental permissiva a uma redefinição de papéis onde o expectador se torna protagonista da própria história.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Universidade, formação na engenharia e educação