Restaurante Escola Solidário: Projeto de Extensão da Universidade Federal Fluminense em Parceria com a Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda
Palavras-chave:
Economia Solidária, Gestão de Iniciativas Sociais, Inclusão Sócio-ProdutivaResumo
O município de Volta Redonda está fomentando, por meio de sua Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC), uma política pública na área de Economia Solidária. Nesse contexto há um número expressivo de beneficiárias de seus dois Centros de Educação e Produção Alimentar (CEPA) em condições de constituir empreendimentos solidários. Considerando ainda a oportunidade de implantação de um serviço de alimentação no novo prédio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHSVR), a UFF, por intermédio do Programa de Apoio a Iniciativas Sociais (PAIS), propôs à Prefeitura de Volta Redonda a construção do Restaurante-Escola Solidário.
O restaurante servirá como oportunidade de geração de renda e preparação para atuação no mercado às beneficiárias dos CEPA's, bem como de formação e vivência prática na área de gestão a alunos participantes do projeto. Além disso, oferecerá um serviço de alimentação de qualidade e a preços adequados a alunos e servidores do novo campus da UFF em Volta Redonda.
O projeto pretende, em 2012, elaborar a proposta técnica do Restaurante-Escola Solidário; articular parcerias necessárias à sua implementação e funcionamento; preparar as beneficiárias e os alunos da UFF para o trabalho de autogestão do empreendimento; e captar recursos para implantação do restaurante.